Notícias

OLHOS ATENTOS, PIPOCA NA MÃO E A 3ª EDIÇÃO DO CINEPSI

O Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (CINEPSI) realizou sua 3ª Edição reunindo, no dia nove de outubro, seus alunos e professores para participarem da conversa com o Assistente Social Wesley Ferreira de Carvalho e a Psicóloga Nina Becker Lehkohicz sobre o porquê de o trabalho ser dado como única opção de vida na sociedade. 

O evento tinha horário marcado para às 17h30min, mas os organizadores e os convidados já esperavam ansiosos o público antes mesmo das 17h15min. Quem ia chegando, recebia pipoca e um copo de refrigerante para assistir a palestra mais à vontade, pois a maioria dos alunos da Faculdade São Francisco de Assis trabalham o dia todo e embora cansados, lotaram a sala do térreo da instituição.

No primeiro momento, foi passado os curtas El Empleo que questionava as formas de trabalho, e o Sinal Vermelho que trazia outra ideia de “emprego” quando mostrava a rotina de um artista de rua.  

“A ideia é fazer com que nos víssemos em outros lugares, porque a gente tem uma ideia muito estereotipada do trabalho e acaba se limitando dos outros diversos ofícios que podemos ter.” – Nina Becker Lehkohicz 

Wesley e Nina são colegas na Residência em Saúde Mental Coletiva que fazem atualmente, eles expuseram para os alunos frases do tipo “O trabalho enriquece o homem” e “Para dar jeito na vida, coloca fulano em um trabalho” com a intenção da classe entender que a comunidade em geral quer que você seja produtivo o tempo inteiro e isso só está adoecendo as pessoas, desencadeando ansiedade ou depressão, por exemplo. 

Ao final do bate papo, a interação com os alunos era cada vez maior e a mensagem que os palestrantes deixaram aos futuros profissionais de psicologia foi: 

“Cuide para não ajudar o outro (paciente) a se alienar ainda mais.”