ESTUDANTE DE JORNALISMO ESTÁ ENTRE OS FINALISTAS DO CONCURSO PRIMEIRA PAUTA ZH

A estudante de jornalismo, Laura Pontin, se inscreveu para o concurso Primeira Pauta ZH, e foi contando a história do Colaí Movimento de Cultura que a estudante do 4º semestre foi selecionada entre os quinze finalistas deste ano.

O concurso é voltado para estudantes do 3º até o 6º semestre de jornalismo das 26 faculdades públicas ou privadas do estado do Rio Grande do Sul. Os vencedores recebem um treinamento de uma semana nos diversos setores da redação integrada da GaúchaZH, participando de bate-papos e outras diversas atividades jornalísticas.

Laura ficou sabendo do concurso pelo Instagram e logo se lembrou do Colaí, pois a proposta era falar sobre algo perto do lugar onde mora, ela já tinha sido convidada para participar do projeto e também tem amigos que participam, e assim surgiu o interesse de contar a história do Colaí Movimento Cultural.

Ela diz que a experiência foi muito legal, pois foi recebida de braços abertos e o ambiente era muito divertido, porém a parte do vídeo foi a mais difícil “O mais difícil foi o vídeo porque as pessoas tem medo da câmera, elas ficam com vergonha”.

Laura contou a história do Colaí Movimento de Cultura, projeto com sede na Ilha da Pintada e que oferece cultura, lazer e esporte para os moradores de todo o arquipélago de Porto Alegre, o Colaí foi fundado em 2012 e agora está em processo para se tornar uma ONG (Organização Não Governamental). Ismael Franco, fundador do projeto conversou com a Laura sobre a importância de se tornar uma ONG: “A gente vai legitimar que a juventude tem potencial e que é possível sim, a juventude trabalhar com responsabilidade”.

A estudante de apenas 18 anos diz estar muito ansiosa e querer muito ganhar, pois contou com a ajuda de diversas pessoas para a produção da reportagem, dentre elas os seus pais e professores da faculdade. Laura viu o concurso como uma oportunidade de se inserir no meio jornalístico e quando perguntada sobre a sensação de estar classificada entre os finalistas ela diz: “Eu estou muito feliz porque comprova que eu estou no caminho certo”.

O resultado final do concurso acontece dia 15 de outubro, quando os nomes dos cinco vencedores serão anunciados pela GaúchaZH.

Matéria produzida pela Frade Agência Experimental.