O ENCONTRO DOS ENSINOS

A Faculdade São Francisco de Assis foi ao encontro dos alunos de Ensino Médio da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima da cidade de Cachoeirinha. Uma experiência enriquecedora para os envolvidos e importante para a educação como um todo.

O intuito do encontro na noite de quarta-feira (16) era compartilhar conhecimento a partir das experiências vividas na academia, estágios e trabalhos realizados pelos colegas da comunicação, com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Divididos em três grupos, discutiram modos de consumo da informação e cultura a partir de mídias literárias, fotográficas e de audiovisual.

Os estudantes pareciam interessados e à medida que as conversas eram desenvolvidas, a participação aumentava. Durante duas horas foram expostas e compartilhadas práticas da comunicação, que graças à tecnologia como as dos celulares, agora podem ser aplicadas em sala de aula.

O uso das mídias, principalmente as digitais, tende a dar maior dinamismo às aulas, deixando-as mais interessantes e participativas. O uso dos Smartphones, ação consolidada na sociedade, pode gerar maior engajamento quando estimulado, viabilizando novas formas de consumo e produção de conteúdo. Essas habilidades aumentam a capacidade de comunicação dos alunos em diferentes tipos linguagens.

A Escola Fátima, seus professores e alunos, foram bem respectivos às ideias propostas e reforçaram o convite a mais parcerias como essa. Certamente, iniciativas desse tipo iriam proporcionar oportunidades para todos, principalmente a academia, que sai da sua zona de conforto e se depara com uma realidade pouco estruturada, mas de muito potencial.

Fomos representados pelos alunos dos cursos de Jornalismo e PP (Publicidade e Propaganda), Tiago Campiol, Cibele Santos, Felipe Aranha, e pela professora Andréia Castiglia Fernandes. O convite e a intermediação foram ações da professora Janaína Araújo, que integra o quadro de funcionários de ambas as instituições.