Núcleo de Psicologia da FSFA ministra palestra na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

No dia 26 de outubro de 2022, o Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT) participou da 4° Semana do Funcionário Público, promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), realizando uma palestra aberta ao público, tendo com foco os colaboradores da instituição.

O tema da palestra foi “Os Desafios do Trabalho em Equipe”, ministrada pelos integrantes do NPOT, os dicentes Edimar Blazina e Renata Schuler Nauderer. Foram abordadas questões como individualismo e coletivismo no cenário social atual, os principais desafios relacionados a essa conjuntura nas organizações contemporâneas. A temática do encontro emergiu a partir de práticas de assessoria em Saúde do Trabalhador realizadas na UERGS, pelo Núcleo, tais como, o Projeto Colóquios Digitais e os Acompanhamentos Psicológicos Individuais.

A Presidente da Comissão de Organização da 4ª Semana da Funcionária Pública e do Funcionário Público da UERGS, Chefe do Setor de Ingresso e Acompanhamento do DRH/PROAD/UERGS, Talita Bandeira Corrêa, conversou com o NPOT e destacou o objetivo e a importância deste evento:

Talita Bandeira Corrêa

1) Qual o objetivo da Semana do Servidor Público?

O objetivo deste evento é incentivar o cuidado pessoal e dos grupos nos ambientes de trabalho, reunindo os corpos técnicos, de apoio administrativo, docente e discente, além de receber o público externo à Universidade. Procuramos sempre abordar temas sugeridos pelo corpo funcional a partir de algumas atividades propostas pelo Departamento de Recursos Humanos. Assim, podemos trabalhar algumas demandas que visam à qualificação e o desenvolvimento do pessoal da UERGS.

2) Qual a importância do Núcleo na participação desta Semana?

A importância do NPOT na Semana da Funcionária Pública e do Funcionário Público da UERGS está centrada na continuidade das atividades realizadas a partir do convênio entre a UERGS e a Faculdade São Francisco de Assis (FSFA)- UNIFIN, como os Colóquios Digitais e os Acompanhamentos Psicológicos Individuais. Escolhemos temas insurgentes em decorrência dessas atividades, que representam os interesses dos servidores, e aproveitamos a qualificação dos membros do NPOT para tratá-los de forma profissional e atenciosa, reforçando nossa parceria.

O evento teve grande participação, havendo relatos pessoais, dúvidas e interação com a equipe do Núcleo, tendo em vista a saúde do trabalhador.

Confira abaixo o evento!