Blog do curso de Psicologia está com mais de 500 visitas mensais

O Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NPOT), do Serviço de Psicologia da FSFA, formado por alunos e pela professora supervisora do local, criou, em março de 2020, um blog para compartilhar conteúdos emergentes e urgentes no laço social diante da realidade da Covid-19. Com pouco mais de um ano no ar, o site já possui 40 publicações e tem acumulado cerca de 500 acessos mensais.

“A ideia do projeto surgiu como uma forma de lidarmos com o contexto da pandemia. Criamos um espaço digital que permitisse aos alunos a manutenção dos laços com a comunidade acadêmica e com a comunidade em geral, mesmo durante o isolamento”, afirma a professora Márcia Vitorello. A docente explica que o objetivo central do blog é a produção de conteúdos autorais e de qualidade, articulados a questões de saúde mental e à qualidade de vida no trabalho. “O foco é o “Trabalho”, lembrando que esta palavra assume inúmeros desdobramentos de sentidos, o que torna possível o estabelecimento de diálogos com diferentes disciplinas e visões de mundo”, completa.

Em formato de textos, entrevistas, resenhas, lives e relatos de experiência, sustentados por um referencial teórico e produzidos de forma atrativa e acessível, o site já conta com mais de 40 publicações que abordam temáticas múltiplas, desde conteúdos sobre o cotidiano, a economia,a educação e o trabalho do analista no contexto pandêmico, assim como a diversidade nas organizações e outros debates sobre, por exemplo, a comercialização de testes psicológicos. “Nós percebemos que esses materiais circulam dentro e fora da FSFA, em função das repercussões e do número de acessos. Ao digitar o endereço do blog, observamos, ainda, estamos ganhando cada vez mais espaço no Google”, comenta.

O blog sempre busca compartilhar conteúdos discutidos por profissionais com expertise e reconhecimento, mas, também, contempla a produção de materiais de psicólogos formados pela própria Faculdade, que se destacam e, hoje, atuam no mercado. Um exemplo disso é um dos textos mais acessados do site, que traz a vivencia de uma ex-aluna na Irlanda, formada no curso de Psicologia da FSFA, em 2016, e que, atualmente, é membro da Sociedade Psicológica da Irlanda.

“Considerando que a construção de narrativas é uma forma de lidar com o mal-estar, “Nós realizamos, também, um trabalho chamado ‘Retratos do Novo Normal’, onde convidamos alunos, professores e funcionários da FSFA para nos contar, por meio de fotos, como estavam as suas rotinas naquele momento, diante da realidade da Covid-19”, destaca a professora.

Para ela, o projeto colabora imensamente na formação dos alunos do NPOT, pois, além de terem que aprender a lidar com as plataformas digitais (questão importantíssima, hoje, para os profissionais), eles têm contato com uma pluralidade de conteúdos e abordagens, de pessoas diferentes. Mais do que uma experiência para os membros do Núcleo, o blog possibilita uma circulação de discursos para alunos da Psicologia e dos outros cursos, assim como para fora dos “muros da instituição”. “Há um retorno muito significativo e isto está ligado ao fato desse canal promover uma ponte entre a Faculdade e a comunidade em geral, em temos pandêmicos e, esperamos, fora dele.”

Clique aqui para conferir o Blog do NPOT.

Matéria escrita por Laura Pontin – Estudante de Jornalismo da Faculdade São Francisco de Assis