rel-sa-2017

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Conheça o Curso

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O Curso de Relações Internacionais foi Autorizado pela Portaria nº 16 de 24 de janeiro de 2013 – D.O.U. de 25 de janeiro de 2013

O profissional egresso do Curso terá forte formação em Gestão de Negócios Internacionais, Gestão de Marketing Internacional e Gestão de Informações Internacionais, estando apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio e de grande porte públicas e privadas, bem como poderá tornar-se empresário do mercado das relações de negócios internacionais.

O profissional de Relações Internacionais, semelhante a qualquer outro profissional de atuação no mercado internacional, com tipicidades e funções bem definidas, é caracterizado por certos elementos e princípios fundamentais. Alguns desses elementos e princípios que o profissional deverá seguir e possuir são:
– Um ponto de vista objetivo e independente;
– Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
– Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito à confidencialidade;
– Reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com o cliente ou empregador específico.
Tomando corpo e forma de acordo com as mudanças que ocorrem no sistema internacional, a profissão segue as modificações recentes, proporcionadas por estas mudanças, tais como, a expansão e a proliferação de fatores estatais e não estatais, a institucionalização, democratização e humanização crescentes das relações internacionais, a transferência gradual de funções, inerentes ao funcionamento estatal e governamental, para organismos internacionais, para o setor privado e para a sociedade civil organizada, em nível nacional e internacional, a integração das ciências, a introdução da cultura de paz e de convivência pacífica em relações internacionais. Por conta disso, o Bacharel em Relações Internacionais também deverá, ainda:
– ser capaz de exercer funções representativas, executivas e negociais em organizações, instituições e empresas, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, voltadas para relações internacionais,
– intercâmbios e projetos políticos, econômicos, ambientais, humanitários, financeiros, tecnológicos, científicos, acadêmicos, culturais, esportivos, turísticos, profissionais e humanos, programas de desenvolvimento e de cooperação na área internacional;
– estar preparado para analisar, elaborar e implementar políticas, formuladas com o fim de enfrentar desafios, resultantes da globalização econômica, financeira e tecnológica, de impactos, oriundos da integração regional e continental, de influências, geradas por problemas bilaterais, regionais e globais, sobre as atividades de instituições, organizações e empresas;
– utilizar conhecimentos na área de política, economia, direito internacional, para os fins da abertura das instituições e empresas em que atuam às oportunidades que surgem no contexto de economia regional e global;
– dominar conceitos teóricos da economia internacional, das finanças internacionais e de comércio internacional, sabendo aplicá-los nas práticas institucionais e empresariais;
– ter noções do fundamento e do funcionamento jurídico das organizações e dos regimes internacionais governamentais, não governamentais, universais e regionais e saber aplicá-los na prática profissional cotidiana;
– ter conhecimento de operações básicas de comércio exterior e de negócios internacionais e saber utilizá-lo na prática cotidiana de instituições e empresas;
saber aplicar os conhecimentos referentes à cooperação internacional, negociação e intercâmbios internacionais para a elaboração, implantação e execução de projetos de natureza internacional;
– dominar conhecimentos básicos de negociação e de intermediação na solução de conflitos, controvérsias e na manutenção de contatos internacionais;
ter noções básicas do cerimonial e etiqueta nos tratos com representantes do exterior e nos eventos internacionais;
– ser capaz de comunicar-se de maneira eficaz e profissionalmente adequada na língua materna e em línguas estrangeiras (inglês e segunda língua estrangeira moderna).
O principal objetivo da atividade ligada as Relações Internacionais, foco do curso, é o de formar profissional voltado para analisar, interpretar e gerenciar as tendências e conflitos relacionados às relações internacionais, buscando o  entendimento dos cenários e os possíveis impactos das alterações políticas, econômicas, sociais e negociais nas
organizações.
No projeto pedagógico do curso são apresentadas todas as disciplinas e seus respectivos códigos. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 8 semestres letivos e, no máximo em 8 anos.
Os programas das disciplinas de Relações Internacionais têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial internacional em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer processo de aprendizagem contínua.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Relações Internacionais ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Manual de Atividades Complementares 2017

Coordenação

Coordenador

Prof. Mestre Nilson Perinazzo Machado
E-mail: ri@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Andrea Ferrás Wolwacz

Possui doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Especialista em Ensino Avançado de língua Inglesa e possui Licenciatura em Letras ? Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (1999) e Licenciatura em História (1989) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do curso de Graduação em Letras da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS, Faculdade Porto-Alegrense – FAPA e do curso de Ciência da Computação da Faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Inglesa e ensino de Língua Inglesa e Produção Textual em Língua Inglesa. É pesquisadora em Literaturas de Língua Inglesa: Literatura, Imaginário e História, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

E-mailandrea@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/3898978537841725


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mailandres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Antonio Ricardo Monteiro Marinho

Doutor em Administração (UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2016), Mestre em Administração (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1994) e Graduado em Ciências Contábeis (UFRGS – 1988). Professor de Graduação e Pós-Graduação em várias Instituições de Ensino Superior desde 1990. Professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM desde 1998, leciona nos Cursos de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão, Graduação e Intensivos. Diretor da Faculdade de Administração da ESPM – Sul de 2000 a 2011. Diretor de Programas de Finanças da ESPM – Sul (nas áreas de Pós-Graduação, Educação Executiva, Extensão e Graduação) e, também, Coordenador dos MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Finanças e Governança Corporativa no período de 2012 a 2016. Professor de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN a partir do mês de março de 2017. Atua como Consultor de Empresas na Área de Gestão Empresarial e Governança Corporativa desde 1990.

Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/9646975959770566


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mailedson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830

 


Fernando Florentino da Silva

Mestre em Economia com ênfase em Controladoria pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),(2015). Graduado em Ciências Contábeis pela União das Faculdade Integradas de Negócios – UNIFIN, (2010). Especialização em Finanças e Gestão Empresarial pela UNIFIN, (2012) e Especialização em MBE CONTROLADORIA (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis e profissional da área contábil. Atuando também como Supervisor de estágios na área contábil pela Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN.

E-mailfernando@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9470766377155122


Flávio Henriques Fulginiti

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é Diretor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e professor da Falculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre/RS.

E-mailflavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3344391681870146


Gilberto de Oliveira Kloeckener

Possui Doutorado em Finanças por The London School Of Economics And Political Science, no ano de 1992, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1980 e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1976.

E-mailgilberto@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781123T0


Janaína Fiorenzano Araujo


Jonny Werlang Berger

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Economia pela UFRGS. Assessor Jurídico no Ministério Público do Rio Grande do Sul, com atuação na Procuradoria Cível, atualmente na área de Direito Público. Professor da Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) nos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, nas disciplinas de Legislação Social, Direito do Trabalho I e II.

E-mail: jonny@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3440665286304782


José Luiz dos Santos

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1990.

E-mail: joseluiz@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/6963651508281563


José Mário Matsumura Gomes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é sócio consultor – Integral Consultoria Empresatial Ltda., coordenador de curso e professor da Faculdade São Francisco de Assis. É autor de livros de graduação publicados pela Editora Atlas.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5372843988268074


Lisiane Hauser

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) . Atualmente é consultora em Estatística do Núcleo Técnico Científico TelessaúdeRS e professora de Estatística Aplicada na Faculdade São Francisco de Assis. Participa do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre.

E-maillisianehauser@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/2273595289585167


Lydianne Cristina Klein da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo União das Faculdades Integradas de Negócios(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

E-mail: lydiane@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3350702957900015


Marta Regina Oaigen Trindade

E-mail: marta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9680130578490736


Nilson Perinazzo Machado

Doutor em Educação, pela Universidad Evangelica del Paraguay. Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS, RS, pós-graduado em Finanças pela PUC, RS e graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre, onde também é pesquisador de contabilidade nas áreas de Controladoria e Teoria da Contabilidade. É professor visitante em cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Diretor da Integral Consultoria Empresarial Ltda, onde atua como consultor de empresas na área de planejamento estratégico, orçamento e finanças corporativas.

E-mail: nperinazzo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2711281840591733


Oly Azevedo Neto

Mestre em Administração pela UNISINOS, graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2003) e pós-graduação em formação pedagógica de docentes. Atualmente é CFO da empresa CM.Brasil, professor de matemática financeira aplicada, administração financeira I e II na Faculdade São Francisco de Assis, na Faculdade Brasileira de Tributação e na FADERGS para a pós graduação. Tem experiência na área de Administração financeira, análise e gestão de custos, matemática financeira, contabilidade e empreendedorismo.

E-mail: oly@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9701531340409666


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Patrícia Ullmann Palermo

Patrícia Ullmann Palermo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis – Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista-chefe da Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.

E-mail: patipalermo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Paulo Roberto Pinheiro

Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização em Contabilidade – Custos e Orçamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1989 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1983.

E-mail: p.pinheiro@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3188286546713996


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mailrebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Rosângela Sassi Matsumura Gomes


Tatiana de Almeida Freitas Rodrigues Car


Estágio Curricular

Estágio Curricular

Em breve mais informações

Grade Curricular
Investimento

Investimento

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03 às 22h40, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2018

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Projeto Pedagógico
Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares