Jornalismo

     

O curso de jornalismo com 8 semestres tem o objetivo de qualificar profissionais para o domínio da apuração, produção e distribuição da notícia. 
 
Aprimorar a percepção da informação e entender as múltiplas plataformas para dissiminá-la (áudio, vídeo, foto, texto, etc.), são pilares fundamentais para a boa prática do jornalista. Através das disciplinas teóricas são desenvolvidos conhecimentos para um maior entendimento sobre os meios de comunicação, as tendências e variáveis que caracterizam essa profissão.
 

As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 55%. 

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O curso de Comunicação Social - Jornalismo foi autorizado pela Portaria nº 197 de 04 de outubro de 2012 - D.O.U 08 de outubro de 2012

O perfil comum do egresso corresponde a um objetivo de formação geral que deve ser atendido por todos os Cursos da área e em todas as habilitações de Comunicação, qualquer que seja sua ênfase ou especificidade. Trata-se de base que garanta a identidade do Curso como de Comunicação.

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
  • exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
  • exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
  • exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o Comunicação Social - Jornalismo faz interface.
O futuro profissional de Comunicação Social - Jornalismo deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:
  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.
O perfil específico resulta das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico.
 
Para assegurar o desenvolvimento histórico desta área de formação, estudos e exercício profissional, serão desenvolvidas habilitações com uma variedade de perfis específicos. Estas habilitações, definidoras dos perfis específicos, se organizam conforme as seguintes premissas:
 
a) é mantida a referência básica às habilitações historicamente estabelecidas: jornalismo, relações públicas,publicidade e propaganda, radialismo, editoração, e cinema (assim como à sua denominação alternativa, cinema e vídeo);
b) podem ser criadas ênfases específicas em cada uma destas habilitações, que serão então referidas pela denominação básica, acrescida de denominação complementar que caracterize a ênfase adotada;
c) podem ser criadas novas habilitações pertinentes ao campo da Comunicação.
 
As habilitações referidas nos itens "b" e "c" acima serão reconhecidas como pertinentes ao campo da Comunicação na medida em que contemplem:
  • a dimensão e a complexidade temática e de objeto de estudo;
  • a existência de vinculações profissionais e conceituais com o campo da Comunicação;
  • a delimitação de uma habilitação específica, que comporte linguagem e práticas profissionais próprias.
O perfil do egresso em Jornalismo se caracteriza:
  • pela produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
  • pelo exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
  • pelo exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
  • pelo exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o jornalismo faz interface.
Assim, buscará inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.
 
No projeto pedagógico serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso,apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 8 semestres letivos e, no máximo em 8 anos.
 
Os programas das disciplinas têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua, assim os programas de ensino de graduação do curso de Comunicação Social - Jornalismo estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação da Comunicação Social - Jornalismo para o futuro egresso.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Coordenador: Profa. Denise Regina da Cruz Paim

e-mail: jornalismo@saofranciscodeassis.edu.br

Andrea Ferrás Wolwacz

Possui Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2014, Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2012, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Estudos Avançados de Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2001, Graduação em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999 e Graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989.

e-mail: andrea@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/389897853784172


Andréia Castiglia Fernandes

Possui Doutorado em Ciencias de La Educación pela Universidad Nihon Gakko em andamento, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1993.

e-mail: andreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Possui Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2004 e Graduação em Licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1990.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Christine Bahia de Oliveira
 
Doutorado em Comunicação e Política pela Pontifícia Universidade Católica (2008), mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica (2001) e graduação em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1999).Possui também graduação em Tecnologia em Processamento de Dados - Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Permaneceu por 16 anos como professora da Universidade Feevale. Líder da linha de pesquisa em Games e Comunicação, Coordenou a Especialização em Comunicação Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual, jornalismo impresso, internet e assessoria em comunicação e política.
 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8299799824155093

Denise Regina da Cruz Paim

Possui Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010 e Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999.

e-mail: denisec@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0400464031056492


 

Edson Roberto Oaigen

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no ano de 1995, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1990, Especialização em Pós Graduação Em Nível de Latu Sensu Em Biologia pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul no ano de 1982, Graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, no ano de 1980 e Graduação em Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul  no ano de 1972.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui Doutorado em Ciéncias Economicas y Empresariales Convalid Usp C Contábeis pela Universidad de Deusto no ano de 1997, Especialização Em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1982, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1980 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1967.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830

Leticia Carlan

Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS na área de Webjornalismo, com a tese: A relevância da notícia dos portais globo.com e nbc.com conduzida pela manifestação dos conteúdos públicos e privados dos sujeitos. Possui graduação em Jornalismo (2006) e mestrado em Comunicação Social (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Desde 2013/1 é professora do Centro Universitário Metodista do Sul - IPA no curso de Jornalismo nas seguintes disciplinas: Jornalismo Investigativo e de Dados, Hipermídia, Jornalismo e Tecnologia, Jornalismo e Interações Digitais, Projeto Experimental VI - Webjornalismo, Produção e Planejamento Gráfico e Editorial I e II, Planejamento Editorial e Gráfico, Projeto Integrador II (Revista), Projeto Interdisciplinar II - Mídias Sociais, Teorias da Comunicação e Projeto de Pesquisa em Comunicação (Monografia). Desde 2017/2 é professora da Faculdade São Francisco de Assis no curso de Jornalismo na seguinte disciplina: Jornalismo Investigativo e de Dados. Em 2015 e 2016, foi bolsista do projeto do TECNA, na PUCRS, do Centro de Produção de Conteúdos Digitais Criativos (Games e Animação), em que pesquisa conteúdos audiovisuais para a web. Atuou por seis anos no Grupo RBS, como editora-chefe do site da RBS TV. Já ministrou as disciplinas de Mídias Sociais e Consumidor Online no Instituto Educacional do Rio Grande do Sul, no MBA de Marketing Digital, e cursos de extensão na Feevale, Entretenimento na Internet e nas Redes Sociais, Webjornalismo: conteúdo, redes sociais e ferramentas, Como criar apresentações no Prezi e Marketing Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Online.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8788601019705817


Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

e-mail: lucas@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037


Michelle Raphaelli Camargo Duarte

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio e Televisão Repórter, produtora e editora - Rádio Gaúcha, Grupo RBS, filiada Rede Globo RS. Se especializou em futebol pela ESPM e em gerenciamento de projetos pela PmTech. Pós-Graduada em Comunicação Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais em SP. Atuou na implementação do projeto mais importante dos últimos tempos da Gaúcha - a transformação digital da Rádio. É blogueira da área de tecnologia, digital e redes sociais - no Blog Conecte no site da Rádio Gaúcha. Depois de apresentar os programas de rádio Fora do Ar e Voz do RS com O Bairrista, passou a coordenar a área digital da Rádio Gaúcha.

e-mail: 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9127527786839680


Otávio Borsa Antonello

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2001, Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997.

e-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Progragra de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renata Oliveira de Oliveira

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, no ano de 2007, Especialização em Programa Especial de Form. Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, no ano de 2004, Especialização em Sistemas de Informação para e-Business pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, no ano de 2003, Especialização em Administração de Marketing pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 1998 e Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, no ano de 1993.

e-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164


 

Rafael Dexheimer Cappelatti

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, Atendimento e Planejamento Publicitário e Fotografia. Atualmente trabalha como Coordenador de Atendimento em agência de propaganda e também como professor universitário em disciplinas de fotografia. Pós-graduando em MBA de Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS.

e-mail:rafaelcapelatti@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0495810016037075


Vania Rosa da Silva

Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2010, Especialização em Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci no ano de 2008, Especialização em Capacitação em Formação de Professores para a ed.e. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Aperfeiçoamento em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2009, Aperfeiçoamento em multiplicadores de surdocegueira e deficiência mul. Pelo Ministério da Educação, MEC, no ano de 2007 e Graduação em Pedagogia- Ed.Infantil e Séries Iniciais e discipl. Pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2003.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

 

O Curso de Comunicação Social - Jornalismo tem carga-horária de 2.784 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03min às 22h40min, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2017

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

 

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse os professores através do item: Corpo Docente

Titulação:
e-mail: professores@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: