Tipos de violências simbólicas existentes em uma escola de Ensino Médio em Roraima na visão dos diferentes segmentos da comunidade escolar

Autores

  • Maria Ruth Celi Vasconcelos de Azevedo

Resumo

A pesquisa desenvolvida se constitui no conhecimento dos tipos de violência, interferindo positivamente no comportamento social de seus praticantes, levando-os a um comportamento pacífico, valores humanos e universais através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento, como o respeito e o desenvolvimento cognitivo. Como objetivo foi investigado: identificar os tipos de violências simbólicas existente na Escola através da aplicação de um questionário para os diferentes segmentos da comunidade escolar, caracterizando os tipos correlatos a violência simbólica, em uma escola de ensino médio em Rorainópolis/Roraima. Destacamos alguns dos principais autores citados no Marco Teórico: ALVES (2012), COELHO e PISSONI (2012), JARES (2002), MENDONÇA (2012), PUREZA (2001), UNESCO (2000), entre outros. O tipo de pesquisa se fundamentou nos princípios da abordagem quali-quantitativa, com dados primários buscados através da pesquisa de campo, tendo a população e amostragem probabilística com perguntas abertas e fechadas. Utilizou-se os Métodos Estatístico e Hermenêutico, usando  técnicas para a coleta e tratamento dos dados: Tratamento Estatístico e a  Análise de Conteúdo. Para a análise dos dados, o procedimento usado foi uma interpretação quantitativa, gerando gráficos e, posteriormente, a análise qualitativa interpretativa e relacional com citações dos autores e o que foi identificado em campo. Os resultados foram sistematizados em tabelas e gráficos, destacando-se a experiência vivenciada a partir de projetos com a colocação dos sujeitos da pesquisa e sua colaboração com o conceito de que a dança de salão tem aspectos importantes na Cultura da Paz, tornando possível saber ouvir e ter controle emocional, a partir de conteúdos que demonstram segurança e respeito, o que determina a atitude do aluno frente à disciplina, pois sentem dificuldade em alguns movimentos. A conclusão indica na Análise de Conteúdo que a violência causa danos físicos contra si próprios e contra outros e a Roda de Conversa se mostrou um eficiente espaço de reflexão, capaz de promover avanços nas relações que se estabelecem no cotidiano escolar.

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Publicado

2023-08-02

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Artigos