Percepções dos representantes dos segmentos das comunidades escolares indígenas em relação ao Projeto Político Pedagógico - PPP

Autores

  • Adejalmo Moreira Abadi
  • Edson Roberto Oaigen

Resumo

O estudo realizado originou a tese teve como tema a Educação Escolar Indígena (EEI), identificação e análise das práticas e das possíveis dificuldades e sucessos dos gestores quanto à concepção, implementação e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) nas respectivas escolas. Como Objetivo Geral, analisar a práxis do PPP na construção da autonomia para o ensino, aprendizagem e valorização da cultura nas Escolas Estaduais Indígenas de Ensino Médio em Pacaraima – Roraima (RR). O problema definido foi compreender como ocorre a práxis do PPP nas instituições escolares participantes da pesquisa. O Marco Teórico embasou-se nas principais legislações educacionais, bem como em autores que abordam sobre a educação, especialmente a EEI: Apple (2013), Busmann (2013), freire (1996), Gadotti (1999 e 2000), Gomes (2008), Libâneo (1989), Lück (2002 e 2012), Moreira (2013), Vasconcellos (2013) e Veiga (2001). Sobre a EEI: Baniwa (2006), Cunha (1995), Grupioni (1995 e 2006), Enriques (2007), Mendes (2019), Reppeto (2008), Silva e Azevedo (1995), Tassinari (1995) e Thomaz (1995). Também em publicações sobre a EEI por professores indígenas de Roraima: Mota (2019), Ribeiro (2012), Silva (2019), Silva Benjalisson (2019) e Viriato (2019). A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, utilizando um pluralismo metodológico, representado pelos métodos: Hermenêutico, Observacional, Comparativo, Dialético e o Dialógico. Tendo como técnicas, para efeito de coleta/análise dos dados: Análise de Conteúdo e a Roda de Conversas. Neste artigo usamos o Método Hermenêutico, aliado à Técnica da Análise de Conteúdo e uso da Escala Likert. Para coleta de dados utilizou-se: o questionário híbrido, semiestruturado, observação, análise documental, matriz analítica e comparativa. A análise e discussão dos dados foi realizada, buscando as respostas para o problema de pesquisa e o alcance dos objetivos estabelecidos.  A conclusão l refere-se aos objetivos da tese, com a apresentação das evidências referentes à práxis do PPP, às facilidades, dificuldades e possibilidades das escolas para desenvolver a EEI, considerando as suas especificidades, inclusive com a proposição de um conjunto de orientações à Secretaria Estadual de Educação (SEED) para apoiar as escolas indígenas quanto à concepção, implementação e a avaliação do PPP.

Downloads

Publicado

2023-08-02

Edição

Seção

Artigos