Análise de familiaridade e favorabilidade como ferramenta de compressão da imagem institucional

Autores

  • Ariel Behr
  • Carlos Henrique Rodrigues
  • Everton da Silveira Farias
  • Fernanda da Silva Momo
  • Giovana Sordi Schiavi
  • Raquel Janissek-Muniz

Resumo

Conhecer a perspectiva dos diferentes stakeholders é condição para o desenho da estratégia de uma organização e, nesse sentido, pode influenciar as relações da organização, facilitando ou dificultando as diferentes transações entre a organização e os interesses de suas partes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar a imagem organizacional da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) do Brasil, por meio da análise da familiaridade e a favorabilidade do seu público institucional de relacionamento. Foi realizada análise documental dos marcos estatutários e estratégicos da ANEEL, desenvolvido um instrumento de avaliação da imagem organizacional com matriz diferencial semântica de termos representativos dos referenciais estratégicos da organização. O instrumento foi aplicado por meio de entrevistas, realizadas entre novembro/2021 e abril/2022, com 31 instituições do Setor Elétrico que mantém relacionamento com a ANEEL. A avaliação geral da imagem mostra que este público tem alto grau geral de familiaridade e de favorabilidade com as ações da organização. Ao trazer uma avaliação abrangente da imagem da ANEEL, a pesquisa contribui diretamente com a prática dessa organização, retroalimentando seu plano estratégico; mas também contribui indiretamente com o próprio desenvolvimento do setor elétrico, haja vista a ANEEL ser um ator central desse setor. Ainda, contribui com a teoria ao apresentar uma sistemática de avaliação da imagem passível de replicação por outros tipos de organizações públicas.

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Publicado

2023-08-02

Edição

Seção

Artigos