https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/issue/feed Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios 2024-09-16T21:13:41-03:00 Gerente editorial biblioteca@saofranciscodeassis.edu.br Open Journal Systems <p>A Revista Gestão, Sustentabilidade e Negócios - RGSN, foi criada para divulgação cientifica, com abordagem multidisciplinar e direcionada a todas as áreas abrangidas pelos vários cursos de graduação pós-graduação de nossa instituição. <strong>A REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS - RGSN</strong> é um periódico semestral da Faculdade São Franscisco de Assis, com qualis B4, recebe contribuições de autores do Brasil e do Exterior. Publica trabalhos vinculado ao enfoque multidisciplinar, na forma de artigos científicos. <strong>A REVISTA GESTÃO, SUSTENTABILIDADE E NEGÓCIOS - RGSN</strong> aceita para publicação artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros nas áreas de conhecimentos: Gestão, Sustentabilidade, Ambiente e Negócios, resultantes de estudos teóricos, pesquisas e relatos de experiências. Excepcionalmente poderão ser publicados artigos de autores brasileiros ou estrangeiros editados anteriormente em livros e periódicos que tenham circulação restrita no Brasil. As publicações de artigos está condicionada a pareceres de membros do Comitê Científico ou de Colaboradores Ad hoc. A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição as áreas de conhecimento aceitos pela Revista e à linha editorial da Revista, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. Eventuais modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas ou pela Comissão Editorial, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.</p> https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/41 A evolução da Educação de Jovens e Adultos da perspectiva da Educação Ambiental 2024-09-16T00:22:04-03:00 Júlio Mateus de Melo Nascimento julio_mateus18_nascimento@hotmail.com Andreia Castiglia Fernandes andreia@looz.com.br <p>Este artigo aborda a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Ambiental (EA) no contexto educacional. O problema identificado reside na necessidade de sensibilizar e engajar jovens e adultos em questões ambientais, superando a compreensão meramente racional para promover o amor e o cuidado pelo meio ambiente. Os objetivos deste estudo são destacar o papel da Educação Ambiental na formação de cidadãos conscientes e promover uma compreensão mais profunda do ambiente. A pesquisa se baseia na percepção de que a educação ambiental é essencial para abordar questões críticas de sustentabilidade e preservação. A metodologia escolhida para o presente trabalho é a revisão de literatura. As considerações finais destacam que a escola desempenha um papel fundamental na formação da cidadania crítica e responsável, capacitando indivíduos a enfrentar desafios ambientais. A Educação Ambiental não deve ser restrita ao ambiente escolar, mas se expandir para a sociedade em busca de qualidade de vida. Os elementos-chave incluem o cultivo de afeto e respeito pela vida, a compreensão do meio ambiente e a promoção de atitudes sustentáveis. Em conclusão, este estudo enfatiza a importância da EJA integrar a EA como um componente essencial de sua abordagem pedagógica, promovendo uma visão mais abrangente do mundo e capacitando os aprendizes a serem agentes de mudança em prol de uma sociedade sustentável e da preservação do meio ambiente.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Júlio Mateus de Melo Nascimento, Andreia Castiglia Fernandes https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/42 A matemática e a análise de desperdício de água no período de 2014 a 2015, em Boa Vista/RR/Brasil 2024-09-16T00:26:02-03:00 Aluízio Gomes de Moura prof.aluizio@hotmail.com <p>O presente artigo apresenta uma breve análise sobre as transformações recentes e dinâmicas no controle do desperdício de água, ao mesmo tempo, leva a refletir sobre o desenvolvimento sustentável. O ambiente exige múltiplas abordagens para sua compreensão, é que a produção humana na extração dos recursos minerais, afeta a natureza e esta lhe dá um retorno. Para cada disciplina, a matemática utilizando-se dos recursos tecnológicos que são ferramentas importantíssimas para dinamizar uma aula, criando temáticas que vão inovam para temas transversais (Meio Ambiente). Pode-se apresentar um universo de sugestões, princípios da interdisciplinaridade uma perspectiva nova para a educação. Para tanto, usaremos algumas situações contextualizadas para expor a avaliação da Matemática, como importante instrumento de proteção ao meio ambiente, para garantir a boa qualidade de vida, o combate ao desperdício de água e preocupação com as futuras gerações. Todavia, é inegável que essa proteção ambiental reflita no planejamento das atividades: pedagógicas ambiental-socialeconômica e jurídica nas políticas de progresso suportável de um país.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Aluízio Gomes de Moura https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/43 Atualização dos conhecimentos e práticas da enfermagem por meio da educação permanente em saúde para enfrentamento da Covid-19 2024-09-16T00:30:07-03:00 Valter Amorim Ferreira valterfamorim@hotmail.com <p>O trabalho de enfermagem é essencial para efetivar ações de atendimento à população durante a pandemia, pois, enfermeiros enfermeiras, auxiliares, técnicos e residentes de enfermagem lidam diretamente com maior índice de contaminação e óbitos, e em razão disso, e a capacitação destes profissionais em serviço é essencial para que exerçam a profissão com segurança. Diante disto, o objetivo geral deste artigo é demonstrar as contribuições da Educação Permanente em Saúde para a atualização dos conhecimentos e práticas da enfermagem para o enfrentamento da COVID-19. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa de revisão integrativa de literatura. Os resultados demonstram que a EPS possibilita a troca de saberes entre os enfermeiros e também para troca de experiências sobre suas ansiedades, preocupações e angústias para lidas com a COVID-19. É uma ferramenta para que conhecimentos sejam aprofundados sobre diversos aspectos relacionados ao atendimento com eficácia e qualidade aos pacientes contaminados. A conclusão desta pesquisa aponta que que a educação profissional em situação de serviço para os enfermeiros/as, técnicos e auxiliares de enfermagem e residentes de enfermagem por meio da EPS, é importante para que possam se sentirem mais seguros em suas práticas cotidianas e também atualizem seus conhecimentos sobre estratégias, a fim de contribuir com a saúde do paciente, evitando contaminações e realizando atendimentos emergenciais satisfatórios que ajudem a salvar vidas.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Valter Amorim Ferreira https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/44 Logística 4.0 2024-09-16T00:32:36-03:00 Paulo Schmidt pschmidt@saofranciscodeassis.edu.br Ana Paula Schmidt ana.schmidt@ufrgs.br <p>O artigo objetiva apresentar a Logística 4.0 como um elemento que representa a convergência da logística tradicional com a automação e a tecnologia digital, visando aprimorar a cadeia de suprimentos com inteligência e conectividade. Trata-se de um estudo descrito, qualitativo e de revisão bibliográfica. A Indústria 4.0 busca modernizar a produção através da incorporação de tecnologias como IoT, IA e Big Data. Seus benefícios incluem eficiência operacional, visibilidade na cadeia de suprimentos, decisões baseadas em dados, flexibilidade, redução de custos, melhor atendimento ao cliente, sustentabilidade e estímulo à inovação. No entanto, sua implementação enfrenta desafios como custos iniciais elevados, falta de conhecimento e capacitação, integração de sistemas, resistência à mudança, segurança de dados, adequação regulatória e análise de grandes volumes de dados. Superar esses obstáculos demanda investimentos estratégicos, treinamento adequado, gestão eficaz da mudança e colaboração com especialistas, além de acompanhar de perto as tendências e inovações na área.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paulo Schmidt, Ana Paula Schmidt https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/45 O plano de controle ambiental com uso da matemática na gestão dos recursos hídricos, em Boa Vista/RR, com ênfase no desperdício de água 2024-09-16T00:35:38-03:00 Aluízio Gomes de Moura prof.aluizio@hotmail.com <p>O presente artigo é uma apresentação que busca refletir sobre as transformações recentes e dinâmicas no controle da legislação ambiental, especificamente no plano de controle ambiental, dos recursos minerais, ao mesmo tempo, com um desenvolvimento sustentável. O ambiente exige múltiplas abordagens para sua compreensão, é que a produção humana na extração dos recursos minerais, afeta a natureza e esta lhe dá um retorno. Para cada disciplina, a matemática utilizando- se dos recursos tecnológicos que são ferramentas importantíssimas para dinamizar uma aula, criando temáticas que vão inovando para temas transversais (Meio Ambiente). Pode-se apresentar um universo de sugestões, princípios da interdisciplinaridade uma perspectiva nova para a educação. Na literatura atual pedagógica se atendem às perspectivas da educação do futuro, baseado na sustentabilidade, na virtualidade, na globalização e na transdisciplinaridade. Para tanto, usaremos algumas situações contextualizadas para apresentar a importância da Matemática na gestão do Direito Ambiental no licenciamento dos recursos hídricos, como importante instrumento de proteção ao meio ambiente, para garantir a boa qualidade de vida, o combate ao desperdício de água, o aumento da solidariedade e a preocupação com as futuras gerações. Todavia, é inegável que essa proteção ambiental reflete-se no planejamento das atividades de: educação ambiental- socialeconômica e jurídica nas políticas de desenvolvimento sustentável de um país.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Aluízio Gomes de Moura https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/46 O uso de drones na logística 2024-09-16T00:37:51-03:00 Paulo Schmidt pschmidt@saofranciscodeassis.edu.br Gustavo Schmidt gustavo.schmidt@ufrgs.br <p>O objetivo desse estudo é o de apresentar o uso crescente de drones na logística tem revolucionado as operações, proporcionando eficiência e rapidez. Esse estudo caracteriza-se como qualitativo, descritivo e de revisão bibliográfica. Inspirados em tecnologias militares, os drones evoluíram desde sua concepção inicial na década de 1840 até se tornarem peças-chave nas atividades logísticas modernas. No setor empresarial, eles são empregados para gerenciar estoques e ativos, melhorando a precisão e reduzindo custos. Na logística de entregas, os drones oferecem vantagens como velocidade, acesso a áreas remotas e redução de emissões. Empresas como Amazon, McDonald's e iFood já exploram seu potencial, mas desafios como regulamentação, segurança operacional e falhas mecânicas ainda precisam ser superados. Contudo, o futuro do delivery por drones é promissor, com investimentos em pesquisa e desenvolvimento visando aprimorar sua autonomia e capacidade.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Paulo Schmidt, Gustavo Schmidt https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/47 Percepções de gestoras/proprietárias rurais em relação ao ambiente e a educação para o desenvolvimento sustentável 2024-09-16T00:42:11-03:00 Fernanda Antoniazzi Moraes antoniazzi.fernanda@gmail.com Edson Roberto Oaigen oaigen.er@gmail.com <p>O estudo foi realizado na zona rural da cidade de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. A pesquisa, abordou as percepções de gestoras rurais e seus colaboradores, pessoas envolvidas na amostra, suas relações com o Ambiente e com a Educação voltada para o Desenvolvimento Sustentável. O olhar feminino, nas propriedades rurais, levantou indicadores importantes para a compreensão e o entendimento do meio ambiente, assim como a importância de uma educação voltada para a Gestão Rural e Desenvolvimento Sustentável. O problema que norteou o estudo foi delineado: o gerenciamento feminino em propriedades rurais permite a identificação de interfaces entre o ambiente usado, preservado e em recuperação com os princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável? O Marco Teórico englobou todos os temas e subtemas investigados com o uso de autores que possibilitaram a construção do respectivo capítulo, bem como do adequado Estado da Arte. A pesquisa fundamentou-se na abordagem qualitativa, tendo como método principal o Estudo de Caso aliado aos métodos Hermenêutico e Dialético, Dialógico. Usou-se como Técnica a Análise de Conteúdos e como instrumento de coleta de dados um Questionário estruturado na Escala Likert, para a compreensão dos Indicadores selecionados. Os resultados mostrou que a amostra entendeu perfeitamente o sentido e a necessidade do uso dos indicadores na Gestão Rural Feminina e também como base para o Desenvolvimento Sustentável. Há a contribuição de todos os envolvidos no processo Educação, Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente adquiridos a partir da construção dos indicadores da pesquisa.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Fernanda Antoniazzi Moraes, Edson Roberto Oaigen https://www.saofranciscodeassis.edu.br/ojs/index.php/RGSN/article/view/48 Recrutamento e seleção de pessoas com deficiência em empresas da Região Metropolitana do Rio Grande do Sul 2024-09-16T00:44:31-03:00 Jeanine dos Santos Barreto jdsbarreto@hotmail.com Edson Roberto Oaigen oaigen.er@gmail.com <p>A legislação brasileira estabelece a igualdade de direitos entre todos os cidadãos, para garantir o acesso a todos os lugares, vias públicas e meios de transporte, e a Educação Inclusiva como um direito dos indivíduos, do início da fase escolar até a graduação e a preparação para o trabalho. Nesse ponto surge a Inclusão Laboral como tema da pesquisa, pela sua crescente importância no contexto social e empresarial, com o objetivo de garantir a igualdade de condições entre as pessoas no mercado de trabalho. A Inclusão Laboral pode garantir o sustento e a realização pessoal e profissional das pessoas com deficiência, permitindo que elas exerçam sua cidadania com plenitude e utilizem suas habilidades e competências para melhorar os ambientes de trabalho onde estiverem. O problema central deste estudo é a caracterização da presença humanizada da Inclusão Laboral, então foi utilizado, como embasamento teórico principal, as teorias de Carl Rogers, Pestalozzi, Montessori, Vygotsky e Comenius, e a legislação brasileira voltada para a pessoa com deficiência.</p> 2024-09-16T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Jeanine dos Santos Barreto, Edson Roberto Oaigen