Por onde andam os nossos: aluno de direito da Faculdade São Francisco de Assis agora vai ser delegado no Paraná

Jesse Kraus, formado em direito pela Faculdade São Francisco de Assis (FSFA), acabou de passar no concurso para Delegado da Polícia Civil no Estado do Paraná. Em entrevista, ele disse que apesar da faculdade não ser tão conhecida no mercado, suas aulas têm níveis de concursos públicos e o fizeram preparado para chegar neste momento da sua carreira.

Kraus, que também é formado em matemática, trabalhava, desde 2016, como técnico tributário da Receita Estadual. Porém, depois de se formar como advogado, começou a se dedicar exclusivamente para passar em concursos de delegado. “Ao todo, foram três. Os dois primeiros eu tive ótimas pontuações, mas, por obra do destino, ainda não era o momento. Foi quando, em outubro de 2021, participei de mais um e, desta vez, deu tudo certo”, explica Jesse ao contar que esse foi um dos concursos de delegado mais disputado dos últimos tempos, com mais de 34 mil inscritos. “Esta semana, eu tive a notícia que fiquei entre os 150 nomeados.”

A posse para o novo cargo acontece no dia 27/07, no Paraná. O curso de formação e aperfeiçoamento da parte jurídica e técnica policial dura em torno de cinco meses e, logo após, ocorre a escolha das cidades. “É uma nova missão! Estou saindo da área tributária e indo para a penal. E é isso o que estava procurando no momento”, comentou.

Jesse concluiu a sua graduação em direito no segundo semestre de 2019 e, antes mesmo da formatura, já tinha passado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Fiz a prova no 8º semestre da faculdade e, como eu já estudava para concursos da área fiscal, a primeira fase foi super tranquila, bem acima do mínimo necessário. Na segunda fase, escolhi a área de direito trabalhista, porque naquele semestre eu estava fazendo as cadeiras de Direito do Trabalho II e Prática Trabalhista e aproveitei as aulas de peças. Minha nota foi ótima! Eu fiz quase 90 pontos”, contou.

Uma peça processual é um instrumento que serve para que advogado exponha interesses em juízo e se manifeste no decorrer de um processo. Na Faculdade São Francisco de Assis, Jesse teve muito tempo para se aperfeiçoar nessa prática. “As aulas foram sensacionais, escrevemos muitas peças a mão. Exatamente como a OAB e outros concursos grandes cobram”, relata o futuro delegado.

O ex-aluno da Faculdade São Francisco de Assis salientou, ainda, durante a entrevista, que os atuais graduandos precisam ter em mente que “estudar para concurso é estudar até passar”. Ele lembra que só não passa quem desiste.

Matéria escrita por Laura Pontin – Estudante de Jornalismo da Faculdade São Francisco de Assis