logo-enade-fsfa

O ENADE pertence aos Indicadores de Qualidade da Educação Superior composto também por outras ações do governo federal (leia mais em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-de-qualidade

O que é o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.

Objetivos

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Sinaes é composto também pelos processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional que, junto com o Enade, formam um tripé avaliativo, que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

Sobre os resultados

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), todos normatizados pela Portaria Normativa nº 19, de 2017. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Legislação 2019:

Portaria 828, de 16 de abril de 2019:

http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/legislacao/2019/portaria_n828_de_16042019-enade2019.pdf

Edital 43, de 04 de junho de 2019:
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2019/edital_n43_04062019-enade2019.pdf

 

Cronograma do Estudante 2019

Confirmação da Inscrição

Começou em 01 de julho o cadastro dos estudantes concluintes habilitados ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Também foi aberto o período para solicitação de atendimento específico e especializado. As duas etapas são de responsabilidade do estudante e foram introduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na edição passada do Exame. Só podem se cadastrar os estudantes que foram previamente inscritos pelos Coordenadores de Curso. O preenchimento do cadastro é pré-requisito para a disponibilização do Questionário do Estudante, um dos instrumentos obrigatórios do Exame. Comunique seus estudantes para que os procedimentos sejam feitos no período correto.

Informações sobre o cadastro:

O prazo de realização do cadastro vai até 23h59 de 21 de novembro (Horário de Brasília – DF), pelo Sistema Enade ou pelo Aplicativo do Enade, já disponível na Google Play e em breve também na Apple Store. Será necessário selecionar a opção “Primeiro Acesso” para criar login e senha. O Inep solicita o número de CPF e um e-mail.

 

Alunos que realizarão a prova do ENADE

 

Arquitetura e Urbanismo:

 

BARBARA MONTEIRO BADIA

GABRIELA BERTOLDI CAMARGO

IVETE LUSARA MIRANDA DA ROSA

JESSIKA MARANGON

JULIANA COSTA MACHADO

LETICIA DE SOUZA

TATIANA AKEMI NAGASAWA

VITOR BOTTA FARIAS

 
 

Arquitetura e Urbanismo