Quem Somos

Atos Legais

A Faculdade São Francisco de Assis surgiu de uma conjugação de ideias de alguns professores que atuavam nas cidades de Porto Alegre e São Paulo. Os idealizadores da faculdade juntaram esforços intelectuais de diferentes áreas de conhecimentos e fizeram com que seus planos se materializassem no que hoje é uma das mais importantes instituições de ensino superior, com atuação na capital do Rio Grande do Sul.

Mantenedora: União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda.

CNPJ: 04.928/749/0001-54

Av. Sertório, 253 – Porto Alegre/RS – 91020-001

Mantida: Faculdade São Francisco de Assis

Credenciamento: Portaria nº 3.558 de 26 de novembro de 2003, DOU nº 232, Seção 1, pág. 37, de 28 de novembro de 2003.

Recredenciamento: Portaria nº 181 de 03 de fevereiro de 2017, DOU nº 26, Seção 1, pág. 16, de 06 de fevereiro de 2017.

Missão

“Oferecer ensino de nível superior com qualidade, com um modelo de gestão democrático e compartilhado com todos os segmentos da comunidade acadêmica, buscando a continuidade da IES e o aprimoramento constante do processo de formação acadêmica.”

Visão

A VISÃO da Faculdade São Francisco de Assis é a de ser uma universidade de referência na região sul, prestando um serviço educacional inovador e de excelência, com corpo docente qualificado e preço diferenciado, respeitando a individualidade dos discentes e formando cidadãos éticos, conscientes e preocupados com os direitos humanos, as relações étnico-raciais e o ambiente, no prazo de 5 anos.

Para isso, deverá integrar a instituição com a sociedade local, regional, nacional e internacional, por meio da criação de cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância, proporcionando a infraestrutura necessária para o seu desenvolvimento, fomentar pesquisas científicas vinculadas aos cursos oferecidos pela instituição, manter o constante aperfeiçoamento do processo de avaliação institucional, atualizar constantemente seus projetos pedagógicos de cursos, capacitar seu corpo docente e técnico-administrativo atualizando seus planos de carreira e acompanhar e estimular a participação discente.

Crenças e Valores

As principais crenças e valores dos idealizadores da Faculdade São Francisco de Assis podem ser resumidos nas seguintes:

  • Gestão compartilhada na construção competente do projeto pedagógico
  • Processo de gestão centrado em valores e princípios democráticos
  • A Faculdade São Francisco de Assis terá como lócus à formação de um aluno/cidadão como um ser social histórico e sujeito de relações
  • A Faculdade São Francisco de Assis deverá ser democrática na sua essência pedagógica, buscando a colaboração, co-responsabilidade e solidariedade de sua comunidade acadêmica
  • A gestão compartilhada deverá buscar a formação de uma cultura ética e responsável na sua essência, que deverá nortear o processo pedagógico de formação dos egressos
  • Busca de excelência acadêmica da área de gestão de negócios
Objetivos

Os objetivos gerais podem ser descritos como sendo os seguintes:

  • Criar e manter cursos de educação superior de graduação e tecnologia, presenciais e a distância, com formação geral ou especializada, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, buscando a formação de diplomados, profissionais e especialistas, nas áreas dos cursos da instituição, aptos para a inserção em seus setores profissionais, buscando uma efetiva participação no contínuo desenvolvimento da sociedade brasileira;
  • Criar e desenvolver projetos e programas de ensino profissional, de capacitação e qualificação profissional, por meio de trabalhos de pesquisas e investigações científicas, visando o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento dos partícipes da comunidade no meio em que vive;
  • Desenvolver programas e projetos culturais, artísticos, de esporte, de desporto e de lazer para incentivar à participação docente e discente na comunidade;
  • Estimular, a partir da criação de eventos, o desenvolvimento cultural e o espírito científico e tecnológico e do pensamento reflexivo, suscitando o desejo permanente de aperfeiçoamento e estimulando o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;
  • Comunicar o saber através do ensino, de publicações ou outras formas de comunicação, promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos, tecnológicos e profissionais, possibilitando a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  • Garantir aos egressos o direito à aquisição de competências profissionais que os tornem aptos para a inserção em setores profissionais nos quais haja utilização de tecnologias;
  • Promover a extensão, aberta à participação da comunidade, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;
  • Promover o treinamento profissional, os serviços educacionais, a tecnologia educacional e outras formas de consecução da educação, diretamente à comunidade ou através de instituições às quais se associe;
  • Articular-se com instituições congêneres e desenvolver estudos permanentes para o aprimoramento de suas atividades;
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos oferecidos pela faculdade e de seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão dos alunos de seus diversos cursos e da respectiva organização curricular;
  • Criar uma cultura dentro de um ambiente compartilhado de convívio virtual.
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