COVER 22+4-2

Polos EAD

Estrutura Necessária para Abertura de Polo

Polo de Educação a Distância – EAD

De acordo com o  art. 5º do Decreto nº 9.057/17, o polo de educação a distância é a unidade acadêmica e operacional descentralizada, no País ou no exterior, para o desenvolvimento de atividades presenciais relativas aos cursos ofertados na modalidade a distância. 

Parágrafo único. Os polos de educação a distância deverão manter infraestrutura física, tecnológica e de pessoal adequada aos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso.

Para se tornar um Polo, o espaço deve atender algumas condições que envolvem, entre outras, sua dimensão, localização, instalações e a infraestrutura tecnológica necessária para a realização dos cursos. Uma vez cumpridas essas condições, é celebrado o contrato de parceria para fins educacionais entre a Faculdade São Francisco de Assis e os parceiros responsáveis pelos Polos de educação a distância.

Quem pode ser um Polo de EAD da Faculdade São Francisco de Assis

Instituições de ensino, em qualquer nível de formação, empresas e demais investidores interessados. Os interessados devem fornecer as informações, preenchendo o cadastro no site e fornecendo cópia dos documentos de constituição da empresa diretamente para o Consultor Comercial EAD da FSFA ou enviar para o e-mail: gestaodepolos@fsfa.edu.br, ou, ainda, pelo correio, aos cuidados da área de Gestão de Polos, Avenida Sertório, 385, CEP 91.020-001 – Porto Alegre/RS.

Itens a serem Informados

  1. INFRAESTRUTURA FÍSICA metragem das áreas edificadas (aproximado); metragem dos terrenos (aproximado); número de blocos (prédios) e pavimentos; número de salas para uso administrativo, com indicação das respectivas finalidades e metragens; número de salas de aulas com as respectivas metragens; caso possua laboratório de informática montado, informar o número de máquinas instaladas, configurações e capacidade; caso não possua laboratório, informar espaço que deverá ser utilizado para sua implantação, o prazo previsto para a execução e o respectivo número de máquinas a ser instaladas, configurações e capacidade; outras dependências (se houver).

 

  1. FOTOS DAS INSTALAÇÕES, MOSTRANDO: fachada(s) do(s) prédio(s); recepção, sala de atendimento etc.; sala(s) de aula(s); laboratório de informática; banheiros; outras áreas, se houver.
  1. LOCALIZAÇÃO DO PRÉDIO NA CIDADE distância até o centro da cidade (aproximado); endereço completo, telefone(s) etc.; referencias para localização; tipo de pavimentação da via pública em frente ao prédio.
  2. TIPO DE PESSOA JURÍDICA: Prestadora de Serviços; Associação; Instituto; Cooperativa; Outros.

 

É importante destacar que a seleção inicial dos parceiros é feita com base nas informações disponibilizadas pelos proponentes, bem como entrega de documentos solicitados, projetos e disponibilidade de recursos para os eventuais investimentos necessários. A seleção final e a celebração do contrato de parceria ocorrem após visita de verificação in loco das condições apresentadas.

 

Estrutura Básica do Polo

Estrutura Física de responsabilidade do Polo

  • Inicialmente, os polos podem começar com apenas uma sala com 40 lugares, pois não é uma regra, tudo depende da quantidade de alunos e, posteriormente, ampliar a medida que o negócio cresça;
  • É necessário um laboratório de informática, com computadores, no mínimo 10 computadores, para que os alunos tenham acesso a internet;
  • Uma recepção;
  • Uma sala para a coordenação do polo;
  • Uma sala para a tutoria.

Os ambientes deverão possuir acessibilidade a portadores de necessidades especiais, isto é, rampas, portas, sanitários, piso tátil, corredores e mobiliário que facilitem o acesso a portadores de necessidades especiais.

Serviço Administrativo de responsabilidade do Polo

  • Uma recepcionista que auxilia na parte administrativa;
  • Um tutor presencial (necessário ter no mínimo graduação completa) para as duas aulas presenciais (a cada 15 dias), no Modelo Semipresencial, e para aplicação das provas (uma vez por semestre) nos dois modelos e, no caso de contratação de cursos que exijam outras atividades presenciais (Laboratórios), para relizar essas atividades;
  • Um Coordenador Local Para administrar a implantação e funcionamento do Polo e responder pelo Polo junto a Faculdade São Francisco de Assis, bem como aos funcionários e alunos vinculados ao Polo.

Horário das aulas Presenciais e das Provas

Duas vezes por mês serão realizadas aulas presenciais com tutor presencial no Modelo Semipresencial (o tutor irá apresentar o vídeo de revisão do conteúdo da disciplina), mas não são obrigatórias.

As provas presenciais são realizadas uma vez no final do semestre, quando é necessário ter um funcionário administrativo para cuidar da prova. O horário de atendimento depende do turno que abriremos o curso, diurno ou noturno.

Esse modelo, aliados a um baixo valor de mensalidades, viabiliza que o aluno venha uma única vez no semestre no polo ampliando a área geográfica dos alunos em potencial do polo.

Divulgação Local

A divulgação, mídia local/regional é de responsabilidade do Polo conveniado, com orientação e suporte da FSFA. O planejamento das campanhas e a criação das peças publicitárias são realizados pela FSFA.

Remuneração do Polo

A receita repassada para o Polo é um percentual sobre o valor das mensalidades recebidas no mês. O valor médio das mensalidades é de aproximadamente R$ 130,00 (cento e trinta reais).

A Faculdade São Francisco de Assis Oferece

Cursos de graduação em Administração, Ciência Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação: Modelo de oferta via Web: Conteúdos organizados em módulos de 5 (cinco) ou 6 (seis) disciplinas; Avaliações presenciais a cada módulo (realizadas uma vez por semestre) ; vídeo-aulas (que podem ser acessadas via internet, no Polo ou em qualquer outro local, por opção do aluno); Ambiente Virtual de Aprendizagem e acesso ao Material Didático; Biblioteca virtual; Tutores a distância (auxiliam no processo de ensino e aprendizagem); Professores conteudistas (ministram as vídeo-aulas e acompanham o processo de ensino e aprendizagem); Treinamento para uso do AVA e das funcionalidades do sistema de registro e controle acadêmico para as atividades que competem ao Polo; Registro e controle acadêmico do aluno; e Emissão dos Certificados e Diplomas.