Ouvidoria

A Ouvidoria é um órgão de staff da diretoria que auxilia o corpo discente em suas relações com a IES, funcionando como uma crítica interna da administração da instituição, sob a ótica do aluno. É um canal de comunicação direta entre o aluno e a instituição.

O princípio central é a existência de um ouvidor (também conhecido como ombudsman), que funciona como representante dos alunos dentro da IES. O ouvidor deve ser tão independente quanto possível no desempenho de suas funções.

A Ouvidoria é importante elo entre alunos, professores, corpo técnico-administrativo, comunidade organizada e direção. Deverá atuar focada nas seguintes atribuições:

  • O ouvidor atende pessoalmente os alunos que o procuram para solucionar seus problemas ou prestar reclamações e passa a defender suas demandas dentro da instituição. É uma função, portanto, exercida em caráter pessoal. Isto garante o atendimento diferenciado daquele oferecido pelas vias da burocracia institucional, onde o aluno se perde em processos, requerimentos e demoras. O aluno fala com uma pessoa concreta, não com um funcionário anônimo;
  • O papel do ouvidor, uma vez recebida a demanda do aluno, é entrar em contato com os órgãos responsáveis pelo assunto na IES e notificar o problema, procurando descobrir quais são as suas causas e repercussões e procurando sensibilizar a administração da instituição;
  • O ouvidor não decide sobre o problema, mas o acompanhará até sua resolução, mantendo o aluno informado;
  • O ouvidor poderá requisitar informações e processos junto a todos os órgãos da instituição e também conduzir investigações rápidas, quando houver suspeitas de irregularidades, e a partir delas, sugerir ao Diretor a realização de investigações mais detalhadas.

Entre em contato com a Ouvidoria da instituição através do email: ouvidoria@saofranciscodeassis.edu.br