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PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Conheça o Curso

O publicitário formado pelo curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis terá como base de sua formação as atividades técnicas de criação e produção publicitária aliado aos subsídios da formação analítica e de planejamento de marketing, juntamente com a articulação como gestor de comunicação.

Considerando o mercado publicitário e a velocidade das transformações cotidianas, que impactam nas demandas de comunicação, percebe-se que é necessário formar um profissional dinâmico que reconheça as necessidades de seus clientes, muito além da criação publicitária.

Faça parte do nosso time de Profissionais de Futuro.

O Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda foi Reconhecido pela Portaria nº 187 de 17 de março de 2018 – D.O.U. de 22 de março de 2018.

O profissional egresso do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda terá uma formação geral que garanta a identidade do Curso como de Comunicação, caracterizada por:

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área,  adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo  de  trabalho  possibilitando  o  entendimento  da  dinâmica  das  diversas  modalidades comunicacionais e das suas relações  com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários   para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os  objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e  institucionais;
  • tradução  em  objetivos  e  procedimentos  de  comunicação  apropriados  aos  objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • planejamento,  criação,  produção,  difusão  e  gestão  da  comunicação  publicitária,  de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

O futuro profissional de Publicidade e Propaganda  deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

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Coordenação

Coordenadora

Profa. Dra Andreia Castiglia Fernandes
E-mailpp@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Andréia Castiglia Fernandes

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Evangelica Del Paraguay, com mestrado em Economia pela UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente é COORDENADORA do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade São Francisco de Assis – Unifin e PUBLICITÁRIA na LOOZ Assessoria em Comunicação e Marketing LTDA.

E-mailandreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mailandres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Cândida Maria Praia Carraveta de Carli

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Faculdade de Formação de Professores – Instituição Educacional São Judas Tadeu (1982). Possui Especialização em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela Faculdade de Comunicação Social , PUCRS ( 2005) , Expressão Gráfica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUCRS ( 2008) e em Conhecimento do Conhecimento: um diálogo entre os saberes pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas PUCRS ( 2010) . Possui MBA em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul. Atualmente é consultora e assessora de marketing na empresa – Solaine Piccoli e docente na UNIFIN com a disciplina de Criatividade em propaganda e Planejamento em Comunicação. Cursa Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, no Centro Universitário Metodista IPA. Pesquisa Criatividade.


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Christine Bahia de Oliveira

Doutorado em Comunicação e Política pela Pontifícia Universidade Católica (2008), mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica (2001) e graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1999).Possui também graduação em Tecnologia em Processamento de Dados – Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Realiza atividades de avaliadora. AD HOC para a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Permaneceu por 16 anos, até 2017, como professora da Universidade Feevale. Líder da linha de pesquisa em Games e Comunicação, Coordenou a Especialização em Comunicação Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual, jornalismo impresso, internet e assessoria em comunicação e política.

E-mail: christine@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8299799824155093


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

E-mail: claudia.pereira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1156059856764265


Cristiane Scheffer Reque

Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é sócia-gerente da Modus produtora de imagens, onde atua como produtora, roteirista e diretora, trabalhando com filmes e séries para cinema e TV. Realiza Supervisão técnica de montagem em moviola no TECCINE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul desde 2005. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema.

E-mail: cristiane.reque@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0137731608601605


Denise Regina da Cruz Paim

Possui Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010 e Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999.

E-mail: jornalismo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0400464031056492


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Elisiane Alves Fernandes

Doutoranda em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP. Mestre em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP (2017). Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Experiência em instituições de educação superior. Gestora da Informação e Secretária Geral Acadêmica na Faculdade São Francisco de Assis desde 2004.

E-mail: elisiane@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4796286598372455


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Fernando Simões Antunes

Graduado em Jornalismo (2002), mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2009), doutor em Comunicação Social também pela PUCRS (2016) e pós-doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2017). Ligado à linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais da Feevale, também é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC/CNPq) da PUCRS. Tem como principal objeto de estudo os processos midiáticos para eliciação de emoções, bem como os efeitos destes processos na cultura e no comportamento humano. Como professor, já atuou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin). Possui formação complementar como Coach Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Enquanto comunicador, já atuou como editor do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo.

E-mail: fernandoantunes@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9419422945706200


Gabriel Antunes Dias

E-mail: gabriel@saofranciscodeassis.edu.br


Greetchen Ferreira Ihitz

Possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela UFRGS (1992) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS (1995). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em videodifusão, atuando por mais de 20 anos em telejornalismo nas editorias de esporte, agronegócio, geral e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV).

E-mail: greetchen@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2418221489897861


Jociane  Machesan Oling
Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIJUÍ (2001). Cursou Pós-graduação – MBA em Marketing pela ESPM/RS (2006). Mestrado em Ciências da Comunicação pela PUC/RS (2018). Professora universitária e de pós-graduação nas faculdades São Francisco de Assis, Faculdades Senac, Faculdades QI e Instituto do Corretor/Escola República. Consultora e Palestrante. Áreas de atuação: Mídia, Marketing, Comunicação, Tecnologia, Cultura, Gestão de Ideias e Design Thinking.

Maikio Barreto Guimarães
Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS (2012). Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (2006). Professor de radiojornalismo e redação no curso de Jornalismo da Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre. Atuou como assessor de imprensa na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Trabalhou por quase dez anos na Gaúcha (Porto Alegre) e CBN (Rio de Janeiro), duas das principais emissoras de rádio do país. Organizou o livro Olha, gente! (As histórias de Lauro Quadros), lançado em 2015. É autor dos livros Caso Última Hora: A crise que mudou o curso da história (sobre o conflito, em 1953, entre os jornalistas Carlos Lacerda e Samuel Wainer) e Paixão pelo Rio Grande (sobre a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul em 2002). Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso e análise de carreiras/trajetórias, história da imprensa, rádio, comunicação e política.

Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renata Oliveira de Oliveira

Publicitária, professora e Consultora de Empresas. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Pós graduada em Administração de Marketing pela ULBRA (1998), em Sistemas de Informação para E-business pela UCPel (2003) e Formação Docente pelo IFSul (2005). Mestre em Educação pela UFPel (2007). Estuda Administração na UNINTER. Tem experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, design, publicidade, publicidade digital, administração, serviços, comportamento do consumidor e pesquisa. Em educação, possui experiência com formação docente, educação e comunicação e tecnologias educacionais. Ministra cursos para diversas empresas da região.

E-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Corpo Docente


Andréia Castiglia Fernandes

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Evangelica Del Paraguay, com mestrado em Economia pela UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente é COORDENADORA do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade São Francisco de Assis – Unifin e PUBLICITÁRIA na LOOZ Assessoria em Comunicação e Marketing LTDA.

E-mailandreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mailandres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Cândida Maria Praia Carraveta de Carli

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Faculdade de Formação de Professores – Instituição Educacional São Judas Tadeu (1982). Possui Especialização em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela Faculdade de Comunicação Social , PUCRS ( 2005) , Expressão Gráfica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUCRS ( 2008) e em Conhecimento do Conhecimento: um diálogo entre os saberes pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas PUCRS ( 2010) . Possui MBA em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul. Atualmente é consultora e assessora de marketing na empresa – Solaine Piccoli e docente na UNIFIN com a disciplina de Criatividade em propaganda e Planejamento em Comunicação. Cursa Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, no Centro Universitário Metodista IPA. Pesquisa Criatividade.


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665

 

Christine Bahia de Oliveira

Doutorado em Comunicação e Política pela Pontifícia Universidade Católica (2008), mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica (2001) e graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1999).Possui também graduação em Tecnologia em Processamento de Dados – Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Realiza atividades de avaliadora. AD HOC para a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Permaneceu por 16 anos, até 2017, como professora da Universidade Feevale. Líder da linha de pesquisa em Games e Comunicação, Coordenou a Especialização em Comunicação Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual, jornalismo impresso, internet e assessoria em comunicação e política.

E-mail: christine@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8299799824155093

 


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

E-mail: claudia.pereira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1156059856764265


Cristiane Scheffer Reque

Mestre em Comunicação Social pelo PPGCOM da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017). Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é sócia-gerente da Modus produtora de imagens, onde atua como produtora, roteirista e diretora, trabalhando com filmes e séries para cinema e TV. Realiza Supervisão técnica de montagem em moviola no TECCINE da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul desde 2005. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema.

E-mail: cristiane.reque@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0137731608601605


Denise Regina da Cruz Paim

Possui Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010 e Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999.

E-mail: jornalismo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0400464031056492


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Elisiane Alves Fernandes

Doutoranda em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP. Mestre em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP (2017). Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Experiência em instituições de educação superior. Gestora da Informação e Secretária Geral Acadêmica na Faculdade São Francisco de Assis desde 2004.

E-mail: elisiane@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4796286598372455

 

Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830



Fernando Simões Antunes

Graduado em Jornalismo (2002), mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2009), doutor em Comunicação Social também pela PUCRS (2016) e pós-doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2017). Ligado à linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais da Feevale, também é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC/CNPq) da PUCRS. Tem como principal objeto de estudo os processos midiáticos para eliciação de emoções, bem como os efeitos destes processos na cultura e no comportamento humano. Como professor, já atuou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin). Possui formação complementar como Coach Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Enquanto comunicador, já atuou como editor do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo. 

E-mail: fernandoantunes@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9419422945706200

 

Jociane  Machesan Oling
Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIJUÍ (2001). Cursou Pós-graduação – MBA em Marketing pela ESPM/RS (2006). Mestrado em Ciências da Comunicação pela PUC/RS (2018). Professora universitária e de pós-graduação nas faculdades São Francisco de Assis, Faculdades Senac, Faculdades QI e Instituto do Corretor/Escola República. Consultora e Palestrante. Áreas de atuação: Mídia, Marketing, Comunicação, Tecnologia, Cultura, Gestão de Ideias e Design Thinking.
Maikio Barreto Guimarães
Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS (2012). Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (2006). Professor de radiojornalismo e redação no curso de Jornalismo da Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre. Atuou como assessor de imprensa na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Trabalhou por quase dez anos na Gaúcha (Porto Alegre) e CBN (Rio de Janeiro), duas das principais emissoras de rádio do país. Organizou o livro Olha, gente! (As histórias de Lauro Quadros), lançado em 2015. É autor dos livros Caso Última Hora: A crise que mudou o curso da história (sobre o conflito, em 1953, entre os jornalistas Carlos Lacerda e Samuel Wainer) e Paixão pelo Rio Grande (sobre a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul em 2002). Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso e análise de carreiras/trajetórias, história da imprensa, rádio, comunicação e política.

Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renata Oliveira de Oliveira

Publicitária, professora e Consultora de Empresas. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Pós graduada em Administração de Marketing pela ULBRA (1998), em Sistemas de Informação para E-business pela UCPel (2003) e Formação Docente pelo IFSul (2005). Mestre em Educação pela UFPel (2007). Estuda Administração na UNINTER. Tem experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, design, publicidade, publicidade digital, administração, serviços, comportamento do consumidor e pesquisa. Em educação, possui experiência com formação docente, educação e comunicação e tecnologias educacionais. Ministra cursos para diversas empresas da região.

E-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Estágio Curricular

Estágio Curricular

O Estágio Curricular é obrigatório e faz parte da Grade Curricular do Curso Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Segundo a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. O estágio, tanto obrigatório quanto não-obrigatório, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o da Lei 11.788/2008 e por menção de aprovação final. O descumprimento de qualquer dos incisos da Lei ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A realização de estágios, nos termos da Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável. As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Essas considerações fazem com que o estágio seja analisado como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96 (LDB), contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Outro ponto de destaque é a diversidade das oportunidades de estágio, ou seja, são oferecidas, por empresas e entidades afins, nas mais diversas áreas de formação, o que garante uma grande abrangência para a qualificação dos mais diversos profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. Essa inserção do estudante em um ambiente real de trabalho busca adequá-lo às exigências do mercado, familiarizando-o com o contexto empresarial e suas atividades na sua futura profissão. Assim, o estágio funciona como formador de Recursos Humanos para as empresas e outras instituições, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento contínuo. Mais do que formar Recursos Humanos, o estágio busca a formação de Talentos, que serão a base para o desenvolvimento dos futuros líderes do país. Todavia, para que tudo isto seja possível, o estágio deve ocorrer na área de formação do aluno, sendo adequado ao semestre que se está cursando, permitindo uma atuação prática na área de sua futura formação. Outro fator importante neste aspecto é que todas as partes envolvidas devem buscar a promoção de um estágio de qualidade, tendo cada um, desta maneira, responsabilidades específicas.

Há muita confusão sobre a nomenclatura utilizada na área de estágio. Fala-se, erroneamente, de estágio curricular e não-curricular ou de estágio formal e informal. Esses conceitos não condizem com a realidade, uma vez que, sendo o estágio uma forma de completar a educação do estudante, ele deve proporcionar aprendizagem ao aluno na sua área de formação, tendo que ser curricular e formal. Assim, o que existe é o estágio curricular obrigatório, que está previsto na grade de matérias do curso de formação do aluno, e o estágio curricular não obrigatório, que não conta créditos para a formação do aluno, mas que possui uma grande importância para a sua formação. Observação: Não existe Estágio Extra Curricular, pois todo estágio precisa estar condizente com a realidade do curso ao qual o estudante está vinculado.

Formaturas

Formaturas

Manual da Colação de Grau


PRIMEIRA FORMATURA – 2° Semestre de 2018

Formandos: Bianca De Andrades Marques, Cibele Santos, Diego Dornelles Da Costa, Elen Amanda Da Conceicao Kiszewski, Isin Mello Guardiola, Jessica Machado Lazuta, Mariana Valcarenghi Lentino.

Grade Curricular
Investimento

Investimento

Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda tem carga-horária de 2.976 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço) facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Monitoria

Manual da Monitoria

Acesse o Manual de Monitoria

Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

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