pub-sa-2017

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Conheça o Curso

O publicitário formado pelo curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis terá como base de sua formação as atividades técnicas de criação e produção publicitária aliado aos subsídios da formação analítica e de planejamento de marketing, juntamente com a articulação como gestor de comunicação.

Considerando o mercado publicitário e a velocidade das transformações cotidianas, que impactam nas demandas de comunicação, percebe-se que é necessário formar um profissional dinâmico que reconheça as necessidades de seus clientes, muito além da criação publicitária.

Faça parte do nosso time de Profissionais de Futuro.

O Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda foi Reconhecido pela Portaria nº 187 de 17 de março de 2018 – D.O.U. de 22 de março de 2018.

O profissional egresso do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda terá uma formação geral que garanta a identidade do Curso como de Comunicação, caracterizada por:

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área,  adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo  de  trabalho  possibilitando  o  entendimento  da  dinâmica  das  diversas  modalidades comunicacionais e das suas relações  com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários   para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os  objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e  institucionais;
  • tradução  em  objetivos  e  procedimentos  de  comunicação  apropriados  aos  objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • planejamento,  criação,  produção,  difusão  e  gestão  da  comunicação  publicitária,  de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

O futuro profissional de Publicidade e Propaganda  deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Manual de Atividades Complementares 2017

Coordenação

Coordenadora

Profa. Dra Andreia Castiglia Fernandes
E-mailpp@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Adriano Budo Moritz

Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), pós-graduação lato sensu em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992), pós-graduação lato sensu MBA em Gestão Empresarial, pela Universidade de São Paulo (2004) e Mestrado em Práticas e Manifestações Culturais, pela Universidade Feevale (2015). Foi professor substituto na Comunicação Social da Fabico/UFRGS (duas oportunidades), Lecionou também na Comunicação Social da UNISC (duas oportunidades), UNIVATES, IPA e na FTEC (cursos técnicos e graduação/Mkt). Atualmente trabalha com planejamento e criação na Agência Órbita (Porto Alegre). Com histórico de mercado em agências de propaganda e departamento de marketing de empresa, também colaborou voluntariamente como Adviser de Marketing na Junior Achievement. Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos temas: criação publicitária, planejamento, marketing digital, marketing, branding, narrativa transmidia, gestão, indústria criativa, estratégia e segmentação de mercado e branded content. Seus interesses na área de pesquisa estão voltados para a cultura convergente e a construção de conteúdo transmidia para universos nas mais diferentes plataformas das narrativas na comunicação. (Texto informado pelo autor)
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2190619982211326

Andrea Ferrás Wolwacz

Possui doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Especialista em Ensino Avançado de língua Inglesa e possui Licenciatura em Letras ? Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (1999) e Licenciatura em História (1989) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do curso de Graduação em Letras da Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS, Faculdade Porto-Alegrense – FAPA e do curso de Ciência da Computação da Faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Inglesa e ensino de Língua Inglesa e Produção Textual em Língua Inglesa. É pesquisadora em Literaturas de Língua Inglesa: Literatura, Imaginário e História, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

E-mailandrea@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/3898978537841725


Andréia Castiglia Fernandes

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Evangelica Del Paraguay, com mestrado em Economia pela UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente é COORDENADORA do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade São Francisco de Assis – Unifin e PUBLICITÁRIA na LOOZ Assessoria em Comunicação e Marketing LTDA.

E-mailandreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mailandres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Cândida Maria Praia Carraveta de Carli

 

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Faculdade de Formação de Professores – Instituição Educacional São Judas Tadeu (1982). Possui Especialização em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela Faculdade de Comunicação Social , PUCRS ( 2005) , Expressão Gráfica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUCRS ( 2008) e em Conhecimento do Conhecimento: um diálogo entre os saberes pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas PUCRS ( 2010) . Possui MBA em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul. Atualmente é consultora e assessora de marketing na empresa – Solaine Piccoli e docente na UNIFIN com a disciplina de Criatividade em propaganda e Planejamento em Comunicação. Cursa Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, no Centro Universitário Metodista IPA. Pesquisa Criatividade.
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9651262490194985

Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Claudia Flores Rodrigues

Possui graduação em Letras Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2008) doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), sob a Orientação do Professor Juan Jose Morino Mosquera. Linha de Pesquisa: Pessoa, Saúde e Educação. Participou durante cinco anos como professora pesquisadora do Cnpq (bolsista) no curso de extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE ) pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM. Atualmente é funcionária publica estadual e docente no curso de bacharelado em enfermagem da Faculdade Factum, em Porto Alegre RS. Atua em cursos de Pós- Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Neuropsicopedagogia e ministra palestras sobre desenvolvimento interpessoal em empresas e cursos de especialização.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7752945299104501


Daniela Carvalhal Israel

Daniela Israel é mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e Pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-RS em 2010. Fez graduação em Comunicação Social com ênfase em Realização Audiovisual pela UNISINOS em 2007. Atuou por quatro anos como docente no Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter, na Faculdade de Comunicação Social nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Produção Audiovisual. É produtora executiva na Bactéria Filmes, no qual desenvolve trabalhos para televisão e cinema. Em 2017, dedica-se ao lançamento do longa-metragem Contos do Amanhã, na série documental para televisão Vida Fluxo e na série animada Jogos de Inventar. Foi eleita em 2016 como Presidente do SIAV/RS – Sindicato da Industria do Audiovisual do Rio Grande do Sul. Atuou, também, como membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul nos biênios 2016-2015 e 2014-2011. Entre os anos de 2011 e 2012 foi membro da diretoria da Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos/RS (APTC).

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/8566564948266081


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Fernando Simões Antunes Junior

Graduado em Jornalismo (2002), mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2009), doutor em Comunicação Social também pela PUCRS (2016) e pós-doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2017). Ligado à linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais da Feevale, também é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC/CNPq) da PUCRS. Tem como principal objeto de estudo os processos midiáticos para eliciação de emoções, bem como os efeitos destes processos na cultura e no comportamento humano. Como professor, já atuou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin). Possui formação complementar como Coach Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Enquanto comunicador, já atuou como editor do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9419422945706200


Janaína Fiorenzano Araujo


Jociane Marchesan Oling

Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001). Cursou Pós-graduação – MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre (2005). Mestrado em Ciências da Comunicação – PUC/RS cujo objeto de pesquisa é a Comunicação de Papa Francisco no Instagram no contexto multicultural contemporâneo. Professora de Mídia, Marketing e Relações Humanas, Consultora e Palestrante.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9605799683668752

Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).


Rafael Dexheimer Cappelatti

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, Atendimento e Planejamento Publicitário e Fotografia. Atualmente trabalha como Coordenador de Atendimento em agência de propaganda e também como professor universitário em disciplinas de fotografia. Pós-graduando em MBA de Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo – RS.

E-mail: rafaelcapelatti@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0495810016037075


Rebel Zambrano Machado

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutoranda do PPSS e integra o núcleo de pesquisa NETSI/PUCRS. É Especialista em Saúde vinculada a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, professora de pós-graduação convidada de diversas Universidades, entre elas IMED, FSG, Centro Educacional São Camilo – União Camiliana, Sistema Educacional Galileu; professora titular dos cursos de Administração, Contábeis, Psicologia e Direito, orientadora de estágio e de TCC, Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade São Francisco de Assis. Pesquisadora, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, políticas públicas e ações em saúde, gestão de pessoas, cadeia produtiva, interdisciplinaridade e integração escola/comunidade.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renato Oliveira de Oliveira

Publicitária, professora e Consultora de Empresas. Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Pós graduada em Administração de Marketing pela ULBRA (1998), em Sistemas de Informação para E-business pela UCPel (2003) e Formação Docente pelo IFSul (2005). Mestre em Educação pela UFPel (2007). Estuda Administração na UNINTER. Tem experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, design, publicidade, publicidade digital, administração, serviços, comportamento do consumidor e pesquisa. Em educação, possui experiência com formação docente, educação e comunicação e tecnologias educacionais. Ministra cursos para diversas empresas da região.

E-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164

 


Rosângela Sassi Matsumura Gomes


Estágio Curicular

Estágio Curricular

O Estágio Curricular é obrigatório e faz parte da Grade Curricular do Curso Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Segundo a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. O estágio, tanto obrigatório quanto não-obrigatório, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o da Lei 11.788/2008 e por menção de aprovação final. O descumprimento de qualquer dos incisos da Lei ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A realização de estágios, nos termos da Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável. As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Essas considerações fazem com que o estágio seja analisado como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96 (LDB), contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Outro ponto de destaque é a diversidade das oportunidades de estágio, ou seja, são oferecidas, por empresas e entidades afins, nas mais diversas áreas de formação, o que garante uma grande abrangência para a qualificação dos mais diversos profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. Essa inserção do estudante em um ambiente real de trabalho busca adequá-lo às exigências do mercado, familiarizando-o com o contexto empresarial e suas atividades na sua futura profissão. Assim, o estágio funciona como formador de Recursos Humanos para as empresas e outras instituições, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento contínuo. Mais do que formar Recursos Humanos, o estágio busca a formação de Talentos, que serão a base para o desenvolvimento dos futuros líderes do país. Todavia, para que tudo isto seja possível, o estágio deve ocorrer na área de formação do aluno, sendo adequado ao semestre que se está cursando, permitindo uma atuação prática na área de sua futura formação. Outro fator importante neste aspecto é que todas as partes envolvidas devem buscar a promoção de um estágio de qualidade, tendo cada um, desta maneira, responsabilidades específicas.

Há muita confusão sobre a nomenclatura utilizada na área de estágio. Fala-se, erroneamente, de estágio curricular e não-curricular ou de estágio formal e informal. Esses conceitos não condizem com a realidade, uma vez que, sendo o estágio uma forma de completar a educação do estudante, ele deve proporcionar aprendizagem ao aluno na sua área de formação, tendo que ser curricular e formal. Assim, o que existe é o estágio curricular obrigatório, que está previsto na grade de matérias do curso de formação do aluno, e o estágio curricular não obrigatório, que não conta créditos para a formação do aluno, mas que possui uma grande importância para a sua formação. Observação: Não existe Estágio Extra Curricular, pois todo estágio precisa estar condizente com a realidade do curso ao qual o estudante está vinculado.

Grade Curricular
Investimento

Investimento

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03 às 22h40, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2018

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Monitoria

Manual da Monitoria

Acesse o Manual de Monitoria

Projeto Pedagógico
Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares