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RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Conheça o Curso

O Curso de Relações Internacionais foi Autorizado pela Portaria nº 16 de 24 de janeiro de 2013 – D.O.U. de 25 de janeiro de 2013

O profissional egresso do Curso terá forte formação em Gestão de Negócios Internacionais, Gestão de Marketing Internacional e Gestão de Informações Internacionais, estando apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio e de grande porte públicas e privadas, bem como poderá tornar-se empresário do mercado das relações de negócios internacionais.

O profissional de Relações Internacionais, semelhante a qualquer outro profissional de atuação no mercado internacional, com tipicidades e funções bem definidas, é caracterizado por certos elementos e princípios fundamentais. Alguns desses elementos e princípios que o profissional deverá seguir e possuir são:
– Um ponto de vista objetivo e independente;
– Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
– Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito à confidencialidade;
– Reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com o cliente ou empregador específico.
Tomando corpo e forma de acordo com as mudanças que ocorrem no sistema internacional, a profissão segue as modificações recentes, proporcionadas por estas mudanças, tais como, a expansão e a proliferação de fatores estatais e não estatais, a institucionalização, democratização e humanização crescentes das relações internacionais, a transferência gradual de funções, inerentes ao funcionamento estatal e governamental, para organismos internacionais, para o setor privado e para a sociedade civil organizada, em nível nacional e internacional, a integração das ciências, a introdução da cultura de paz e de convivência pacífica em relações internacionais. Por conta disso, o Bacharel em Relações Internacionais também deverá, ainda:
– ser capaz de exercer funções representativas, executivas e negociais em organizações, instituições e empresas, governamentais e não governamentais, nacionais e internacionais, voltadas para relações internacionais,
– intercâmbios e projetos políticos, econômicos, ambientais, humanitários, financeiros, tecnológicos, científicos, acadêmicos, culturais, esportivos, turísticos, profissionais e humanos, programas de desenvolvimento e de cooperação na área internacional;
– estar preparado para analisar, elaborar e implementar políticas, formuladas com o fim de enfrentar desafios, resultantes da globalização econômica, financeira e tecnológica, de impactos, oriundos da integração regional e continental, de influências, geradas por problemas bilaterais, regionais e globais, sobre as atividades de instituições, organizações e empresas;
– utilizar conhecimentos na área de política, economia, direito internacional, para os fins da abertura das instituições e empresas em que atuam às oportunidades que surgem no contexto de economia regional e global;
– dominar conceitos teóricos da economia internacional, das finanças internacionais e de comércio internacional, sabendo aplicá-los nas práticas institucionais e empresariais;
– ter noções do fundamento e do funcionamento jurídico das organizações e dos regimes internacionais governamentais, não governamentais, universais e regionais e saber aplicá-los na prática profissional cotidiana;
– ter conhecimento de operações básicas de comércio exterior e de negócios internacionais e saber utilizá-lo na prática cotidiana de instituições e empresas;
saber aplicar os conhecimentos referentes à cooperação internacional, negociação e intercâmbios internacionais para a elaboração, implantação e execução de projetos de natureza internacional;
– dominar conhecimentos básicos de negociação e de intermediação na solução de conflitos, controvérsias e na manutenção de contatos internacionais;
ter noções básicas do cerimonial e etiqueta nos tratos com representantes do exterior e nos eventos internacionais;
– ser capaz de comunicar-se de maneira eficaz e profissionalmente adequada na língua materna e em línguas estrangeiras (inglês e segunda língua estrangeira moderna).
O principal objetivo da atividade ligada as Relações Internacionais, foco do curso, é o de formar profissional voltado para analisar, interpretar e gerenciar as tendências e conflitos relacionados às relações internacionais, buscando o  entendimento dos cenários e os possíveis impactos das alterações políticas, econômicas, sociais e negociais nas
organizações.
No projeto pedagógico do curso são apresentadas todas as disciplinas e seus respectivos códigos. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 8 semestres letivos e, no máximo em 8 anos.
Os programas das disciplinas de Relações Internacionais têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial internacional em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer processo de aprendizagem contínua.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

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Coordenação

Coordenador

Prof. Mestre Nilson Perinazzo Machado
E-mail: ri@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente

Andréia Castiglia Fernandes

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Evangelica Del Paraguay, com mestrado em Economia pela UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente é COORDENADORA do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade São Francisco de Assis – Unifin e PUBLICITÁRIA na LOOZ Assessoria em Comunicação e Marketing LTDA.

E-mail: andreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mailandres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Bruno Cecconi Fulginiti

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

E-mail: bruno@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5903235985731493


Bruno Lima Rocha Beaklini

Cientista político, internacionalista e jornalista. Um dos pioneiros na formulação contemporânea do Estruturalismo de Matriz Libertária e, por consequência, da Teoria da Interdependência das Três Esferas (Ideologia-Economia-Politica). Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), e mestrado e doutorado em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (respectivamente, em 2004 e 2009). É pesquisador em atividade, desenvolvendo trabalhos a respeito da crise financeira após 2008, com ênfase em economia política internacional. Também é membro do Grupo de Pesquisa Cepos, vinculado à Universidade Federal de Sergipe, e do Grupo de Pesquisa Emerge, do IACS, da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Comunicação Social, com ênfase em Pensamento Político-Estratégico Latino Americano, Geopolítica, Economia Política Internacional, Comunicação e Cultura, Política Internacional e Teoria da Radicalização Democrática (esta como teoria de médio alcance). Atua principalmente nos seguintes temas: política internacional (ênfase em zonas deflagradas e mundialização financeira) e análise estratégica em sentido pleno (estudos estratégicos), análise política, teoria democrática, formação política para movimentos populares, comunicação comunitária e popular, economia política da comunicação, cultura política e pensamento político latino-americano.

E-mail:brunorocha@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5961075139772118


Carlos Antonio Souza Villela

Pós-graduado em Direito do Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Advogado, Administrador e Consultor Jurídico da Borba, Pause & Perin – Advogados, sociedade profissional especializada em consultoria de direito público aos Municípios do Rio Grande do Sul e outros Estados da Federação. Docente na Faculdade São Francisco de Assis, onde é professor titular das disciplinas de Direito Tributário, Processual Tributário, Empresarial, Societário e Falimentar. De 2013 a 2018 foi Instrutor da Escola Superior da Receita Federal do Brasil ? ESAF RS. Tem experiência nas áreas de Direito Público e Privado, com ênfase em Licitações e Contratos, Empresarial, Tributário, Trabalhista e Fiscal.

E-mail: carlosvillela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1151546807375571


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERGS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

E-mail: claudia.pereira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1156059856764265


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mailedson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Elisiane Alves Fernandes

Doutoranda em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP. Mestre em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP (2017). Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Experiência em instituições de educação superior. Gestora da Informação e Secretária Geral Acadêmica na Faculdade São Francisco de Assis desde 2004.

E-mail: elisiane@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4796286598372455


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Fernando Florentino da Silva

Mestre em Economia com ênfase em Controladoria pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),(2015). Graduado em Ciências Contábeis pela União das Faculdade Integradas de Negócios – UNIFIN, (2010). Especialização em Finanças e Gestão Empresarial pela UNIFIN, (2012) e Especialização em MBE CONTROLADORIA (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis e profissional da área contábil. Atuando também como Supervisor de estágios na área contábil pela Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN.

E-mailfernando@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9470766377155122


Flávio Henriques Fulginiti

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é Diretor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e professor da Falculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre/RS.

E-mailflavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3344391681870146


Frederike Monika Budiner Mette

Pós-Doutoranda pelo PMDGI PELA ESPM/SP, Doutora em Administração pela UNISINOS, com doutorado sanduíche pela University of Oxford (2015), Mestre pela Escola de Administração (PPGA/UFRGS), especialista em Economia e Finanças pelo PPGE/UFRGS e Graduada em Ciências Atuariais pela UFRGS. Professora do núcleo de estudos em marketing da ESPM Sul desde 2009, e coordenadora da área de finanças, leciona nos cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda, Design, Administração, Jornalismo e Relações Internacionais, e na Pós Graduação. Leciona também na Unifin desde 2009 no curso de Administração, para a disciplina de Mercado de capitais. Professora de pós-graduação (MBA) na Uniritter e Senac SC. Atualmente é pesquisadora nas áreas de Psicologia Econômica, Comportamento do Consumidor Endividado, Educação Financeira e Finanças Comportamentais.

E-mail: frederike@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0047650124992883


Gilberto de Oliveira Kloeckener

É Ph.D. em Finanças pela The London School Of Economics And Political Science (1992). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986). Tem experiência na área de Mercado de Capitais, Investimentos e Finanças Corporativas, lecionando nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Atua principalmente em gestão de riscos para instituições financeiras, análise e gestão de investimentos e métodos quantitativos aplicados a finanças.

E-mailgilberto@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2401656673887128


Jonny Werlang Berger

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Economia pela UFRGS. Assessor Jurídico no Ministério Público do Rio Grande do Sul, com atuação na Procuradoria Cível, atualmente na área de Direito Público. Professor da Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) nos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, nas disciplinas de Legislação Social, Direito do Trabalho I e II.

E-mail: jonny@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3440665286304782


José Luiz dos Santos

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1990.

E-mail: joseluiz@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/6963651508281563


José Mário Matsumura Gomes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é sócio consultor – Integral Consultoria Empresatial Ltda., coordenador de curso e professor da Faculdade São Francisco de Assis. É autor de livros de graduação publicados pela Editora Atlas.

E-mail: josemario@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5372843988268074


Luciana Bernadete de Oliveira

Possui Graduação em Ciências Políticas e Econômicas, Especialista em Administração Financeira e Mestre em desenvolvimento Econômico Regional. Atua nas modalidades presencial e à distância tanto na graduação quanto na pós graduação. Experiência nas áreas de Economia e Administração Atualmente está ligada como docente às Faculdades Integradas São Judas Tadeu – FISJT, aos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e pós graduação em Marketing e Gestão de Negócios, na mesma instituição. Orienta trabalhos de conclusão de cursos nas áreas citadas na graduação e pós-graduação e iniciação científica. As disciplinas foco são: Economia, Macroeconomia, Conjuntura Econômica,Jogos de Empresas (Simulador Bernard), Gestão Pública,Gestão de Parcerias, Estatística, Métodos Quantitativos, Políticas Empresariais,Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Elaboração de Planos de Negócios. Revisora dos materiais produzidos pelos Professores da SAGAH – Soluções Educacionais, nas áreas de Gestão Pública , Administração e Economia. UNISINOS ministra a disciplina de Gestão de Financeira de Projetos no curso de Educação Corporativa. Premio CORECON/BRDE – primeiro lugar pela escolha do tema e pela pesquisa elaborada na Dissertação de Mestrado: Produção de Tabaco e Policultura:um estudo comparativo nos três estados do Sul do Brasil. Professora com Menção Honrosa em orientações de trabalhos de conclusão de curso nas Faculdades Integradas São judas Tadeu (2018).

E-mail: luciana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2354742515352596


Lydianne Cristina Klein da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo União das Faculdades Integradas de Negócios(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

E-mail: lydiane@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3350702957900015


Nereu Batista Viegas

Mestre em Administração, Unisinos. Especialização em Engenharia de Produção, UFRGS. Especialização em Marketing, ESPM, e graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professor do curso de Administração da Faculdade São Francisco-Unifin.

E-mail: nereu@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0032452198448123


Nilson Perinazzo Machado

Doutor em Educação, pela Universidad Evangelica del Paraguay. Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS, RS, pós-graduado em Finanças pela PUC, RS e graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre, onde também é pesquisador de contabilidade nas áreas de Controladoria e Teoria da Contabilidade. É professor visitante em cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Diretor da Integral Consultoria Empresarial Ltda, onde atua como consultor de empresas na área de planejamento estratégico, orçamento e finanças corporativas.

E-mail: nperinazzo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2711281840591733


Oly Azevedo Neto

Mestre em Administração pela UNISINOS, graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2003) e pós-graduação em formação pedagógica de docentes. Atualmente é CFO da empresa CM.Brasil, professor de matemática financeira aplicada, administração financeira I e II na Faculdade São Francisco de Assis, na Faculdade Brasileira de Tributação e na FADERGS para a pós graduação. Tem experiência na área de Administração financeira, análise e gestão de custos, matemática financeira, contabilidade e empreendedorismo.

E-mail: oly@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9701531340409666


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Patrícia Ullmann Palermo

Patrícia Ullmann Palermo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis – Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista-chefe da Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.

E-mail: patipalermo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Paulo Roberto Pinheiro

Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização em Contabilidade – Custos e Orçamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1989 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1983.

E-mail: p.pinheiro@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3188286546713996


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mailrebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Roberto Rodolfo Georg Uebel

Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na linha de pesquisa de Política Internacional. Mestre em Geografia (UFRGS), Especialista em Gestão Pública (UFSM), Economista e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (realizou mobilidade acadêmica durante 18 meses na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) aprovado com excelência pela banca examinadora e recebeu menção honrosa pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul. Também é Especialista em “Uso efetivo de recursos energéticos” pelo International Sustainable Energy Development Center under the auspices of UNESCO e pela Universidade Russa da Amizade dos Povos. Possui formação técnica em Administração (Gestão em Informática) pelo Colégio Marista Pio XII. Na área técnica específica em Administração possui linhas de formação em Comércio Exterior, Economia de Mercado e Gestão de Recursos Humanos. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: migrações internacionais e fronteiras, integração regional, relações Brasil e Estados Unidos e política norte-americana, geopolítica, energia e recursos naturais e política externa brasileira com ênfase em imigração. É pesquisador dos seguintes grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Laboratório de Estudos Internacionais (LEIn/UFSM), Núcleo de Estudos Jurídicos sobre Gestão de Bens Naturais de Domínio Público (NEJURP/UFSM), Grupo de Pesquisa em Cultura Política, Estado e Relações Internacionais (CESPRI/UFRGS) e Laboratório Estado e Território (LABETER/UFRGS). Possui produção científica nas áreas de Formação Econômica do Brasil, imigração espanhola, políticas imigratórias comparadas, relações Brasil e Estados Unidos da América, geopolítica e energia, e migrações internacionais para o Brasil e América Latina. Membro da Academia Nacional de Estudos Transnacionais (ANET), Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Association for Borderlands Studies (ABS), Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB), International Union for the Scientific Study of Population (IUSSP) e International Studies Association (ISA) e registrado no Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (CORECON/RS).

E-mail: robertouebel@salfranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4172809477736641


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Simone Echevest

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN é Coordenadora de Educação Continuada – Pós-graduação EAD da ULBRA. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. 

E-mail: simone@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071

Estágio Curricular

Estágio Curricular

Em breve mais informações

Investimento

Investimento

O curso de Relações Internacionais tem carga de 3.104 horas/relógio em 08 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço), facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Projeto Pedagógico
Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

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