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Psicologia

Conheça o Curso

Conheça o Curso

O Curso de Psicologia teve seu Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 208 de 25 de junho 2020, D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 90 de 07 de Julho de 2020.

O profissional egresso do Curso de Psicologia terá uma formação abrangente e pluralista, fundamentada em pilares epistemológicos e teóricos visando à consolidação de práticas profissionais comprometidas com a realidade sócio-cultural, com perfil que o capacite a analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos, analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, identificar e analisar situações e necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos, formular questões de investigação científica vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa, com conseqüente seleção e utilização de instrumentos e procedimentos de coletas de dados.

O profissional egresso deve ser capaz de diagnosticar, avaliar e atuar em problemas humanos de ordem psíquica, cognitiva, comportamental e afetiva, coordenar e manejar processos grupais, atuar inter e multiprofissionalmente, realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia, levantando questões teóricas e de pesquisa e gerando conhecimentos a partir de sua prática profissional. O psicólogo deve, outrossim, ser capaz de elaborar relatos científicos, pareceres e laudos técnicos, apresentar trabalhos e discutir ideias em público.

O curso de graduação em Psicologia deverá fornecer condições para que o profissional tenha capacidade de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do psicólogo, seguindo os parâmetros definidos pelas Diretrizes Curriculares do curso.

O futuro profissional de Psicologia deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • Um ponto de vista objetivo e independente.
  • Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias.
  • Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade.
  • Reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um usuário ou paciente de um sistema de saúde, cliente ou empregador específico.

No projeto pedagógico do curso de Psicologia serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 10 (dez) semestres letivos e, no máximo em 8 anos.

Os programas das disciplinas de Psicologia têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação do curso de Psicologia estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação no campo da Psicologia para o futuro egresso.

Competências a serem Desenvolvidas pelo Egresso de Psicologia

Assim, o curso de Psicologia, deverá possibilitar a formação profissional que busque as seguintes competências e habilidades:

Fundamentos epistemológicos e históricos que permitam ao formando o conhecimento das bases epistemológicas presentes na construção do saber psicológico, desenvolvendo a capacidade para avaliar criticamente as linhas de pensamento em Psicologia;

  • Identificar de forma criteriosa a dimensão psicológica dos eventos humanos, individuais e coletivos, evitando reducionismos de qualquer ordem.
  • Compreender o processo histórico de construção da Psicologia enquanto campo de conhecimento e prática profissional, identificando seus marcos principais.
  • Relacionar os diferentes sistemas teóricos em Psicologia aos contextos social, econômico e político em que surgiram.
  • Analisar os principais sistemas teóricos em Psicologia, quanto a critérios intrínsecos de coerência e consistência dos seus argumentos.
  • Definir o fenômeno psicológico nos principais sistemas teóricos e comparar as concepções sobre a identidade da Psicologia que apresentam.

Fundamentos teórico-metodológicos que garantam a apropriação crítica do conhecimento disponível, assegurando uma visão abrangente dos diferentes métodos e estratégias de produção do conhecimento científico em Psicologia:

  • Identificar os diferentes sistemas em Psicologia em seus pressupostos epistemológicos e na concepção de ciência subjacente aos mesmos.
  • Compreender o processo histórico de configuração da prática profissional da Psicologia no Brasil.
  • Analisar as proposições e concepções que integram o campo da Psicologia através do domínio das regras do pensamento lógico.
  • Identificar, escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta e dados (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas) em Psicologia, considerando a pertinência destes instrumentos aos problemas quanto ao uso, construção e validação.
  • Examinar relatos de pesquisa psicológica avaliando a qualidade das suas decisões metodológicas e seus impactos na confiabilidade dos enunciados.
  • Elaborar projetos de investigação científica.

Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional, de forma a garantir tanto o domínio de instrumentos e estratégias de avaliação e de intervenção, quanto a competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos de investigação e ação profissional:

  • Dominar os instrumentos de avaliação disponíveis para os diferentes tipos de fenômenos psicológicos – cognitivos, afetivos, comportamentais.
  • Avaliar a qualidade psicométrica de instrumentos de investigação e intervenção psicológicas, escolhendo-os considerando o contexto específico de seu uso.
  • Escolher e planejar o uso de instrumentos para avaliação de fenômenos psicológicos, tais como: entrevistas, testes e escalas, inventários, questionários e observação entre outros considerando a natureza do problema e os objetivos da ação.
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as especificidades do grupo e o contexto no qual está inserido.
  • Dominar procedimentos para avaliação dos resultados e impactos das intervenções psicológicas realizadas.
  • Saber vincular informações geradas pelo processo de diagnóstico a planos de intervenção frente a problemas psicológicos e psicossociais específicos.

Fenômenos e processos psicológicos, que constituem classicamente objeto de investigação e atuação no domínio da Psicologia, de forma a propiciar amplo conhecimento de suas características, questões conceituais e modelos explicativos construídos no campo, assim como seu desenvolvimento recente:

Interfaces com campos afins do conhecimento para demarcar a natureza e a especificidade do fenômeno psicológico e percebê-lo em sua interação com fenômenos biológicos, humanos e sociais, assegurando uma compreensão integral e contextualizada dos fenômenos e processos psicológicos;

  • Compreender os fenômenos psicológicos considerando as interfaces com os processos reguladores da vida biológica e com os mecanismos sócio-culturalmente construídos que estruturam a vida humana em coletividade.
  • Explorar como diferentes matrizes da psicologia vêem a relação desta ciência com outros campos disciplinares afins.
  • Analisar as diferentes concepções acerca da estrutura, desenvolvimento e organização da sociedade, problematizando as inter-relações entre os processos macro-sociais e os processos psicológicos e psicossociais.
  • Identificar as diferentes perspectivas de entendimento da cultura e sua relação com os fenômenos psicológicos e psicossociais.
  • Analisar a realidade social e cultural brasileira identificando elementos úteis para a compreensão de fenômenos psicológicos e psicossociais assim como as bases para os processos de intervenção.
  • Compreender a estrutura, o desenvolvimento e o funcionamento bio-fisioneurológico do organismo humano, identificando as inter-relações com os processos psicológicos.
  • Compreender os fenômenos os psicológicos, considerando as características da evolução filogenética que configurou a espécie humana e a sua capacidade adaptativa e transformadora do ambiente.
  • Identificar as bases genéticas do comportamento humano, analisando a possível determinação de características apresentadas pelos processos psicológicos – cognitivos, afetivos e comportamentais.
  • Identificar os efeitos de neurotransmissores e de drogas diversas sobre o funcionamento do sistema nervoso e seus impactos sobre os processos psicológicos de ordem cognitiva, afetiva e comportamental.
  • Relacionar os processos psicológicos – cognitivos emocionais e comportamentais – com as suas bases neurofisiológicas e neuroendócrinas.
  • Compreender a estrutura e funcionamento do cérebro humano e suas relações com processos psicológicos e comportamentais.

Práticas profissionais voltadas para assegurar um núcleo básico de competências que permitam a atuação profissional e a inserção do graduado em diferentes contextos institucionais e sociais, de forma articulada com profissionais de áreas afins.

  • Analisar o campo de atuação profissional, identificando seus desafios contemporâneos e tendências futuras.
  • Demonstrar atitude de acolhimento e respeito à diversidade, considerando os diversos segmentos populacionais inseridos em instituições educacionais (gênero, etnia, cultura, religiões, etc.).
  • Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.
  • Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
  • Construir uma visão ampla do conceito de saúde e de saúde psicológica, identificando os determinantes psicossociaisda saúde e dos comportamentos humanos ligados à saúde.
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros.
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.
  • Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na atuação profissional.
  • Elaborar laudos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais.
  • Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os agentes sociais.
  • Atuar profissionalmente em diferentes níveis de intervenção de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.
  • Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, grupos e organizações.
  • Realizar orientação e aconselhamento psicológico.
  • Dominar os princípios, técnicas e lógica interna que configuram os processos de psicoterapia nas abordagens psicanalítica e comportamental.
  • Intervir em processos grupais em diferentes contextos.
  • Apresentar trabalhos e discutir ideias em público.
  • Atuar dentro das normas éticas que pautam o exercício profissional da psicologia.

Processos Psicológicos Básicos

  • Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais.
  • Descrever, analisar e interpretar o significado das interações sociais no interior dos diversos agrupamentos dos quais os indivíduos, ao longo do seu ciclo de vida, participam, a exemplo de família, escola, grupos de trabalho etc., avaliando os seus impactos sobre os indivíduos e as instâncias coletivas.
  • Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
  • Utilizar criticamente as dimensões de ajustamento/desajustamento, equilíbrio /desequilíbrio e normalidade/anormalidade, saúde/doença para analisar processos psicológicos e psicossociais.
  • Identificar e compreender problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva em diversos contextos: individual, grupal, social e institucional.
  • Compreender, a partir de diferentes referenciais teóricos, os fenômenos e processos psicológicos e psicossociais em sua dimensão evolutiva ou desenvolvimental.
  • Dominar os processos psicológicos básicos (cognição, motivação, emoção e aprendizagem) que estruturam as relações do sujeito humano com seu ambiente físico e social, considerando os contextos culturais em que eles ocorrem.
  • Compreender como os processos de aprendizagem atuam na configuração da plasticidade com que o sujeito humano adapta-se ao seu contexto ou o transforma.
  • Compreender como os processos individuais influenciam e são influenciados pelas interações sociais no âmbito das as relações interpessoais, grupais, organizacionais e societais.
  • Analisar a dinâmica das relações humanas em diferentes contextos institucionais, tais como: família, escola, organizações, comunidade entre outros.
  • Atualizar-se constantemente com os avanços da pesquisa sobre os processos psicológicos básicos.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

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Coordenação

Coordenadora

Profa. Dra. Ana Paula Melchiors Stahlschmidt
E-mail: psicologia@saofranciscodeassis.edu.br


Corpo Docente

Corpo Docente


Ana Paula Melchiors Stahlschmidt

Possui graduação em Psicologia pela PUC-RS, especialização na área de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP, especialização em Psicologia Clínica pelo CFP, mestrado em Psicologia Social pela PUC-RS, doutorado e pós doutorado em Educação pela UFRGS. Atualmente, é coordenadora e docente do curso de graduação em Psicologia da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN e membro da equipe e direção do espaço Enlace – Clínica e Projetos Interdisciplinares. Tem experiência nas áreas de Psicologia, Psicanálise, Educação e Música, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica, formação de profissionais das áreas de educação, ciências da saúde e assistência social, psicanálise e bebês, música e bebês, psicanálise e música, crianças institucionalizadas, clínica com crianças e saúde pública. 

E-mail: psicologia@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3733585201999930


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Carla de Oliveira

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Especialização em Biologia Celular, Histologia e Anatomia Microscópica pela Universidade Luterana do Brasil (2008). Mestre em Ciências Médicas, título obtido em 2013 pelo Programa de Pós Graduação em Medicina: Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências Médicas, título obtido em 01/2017 pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina: Ciências Médicas- UFRGS. Pós-Doutorado na UFRGS/Departamento de Farmacologia de 2017-2018 no Laboratório de Farmacologia da Dor e Neuromodulação: Investigações Pré-Clínicas. Docente no MBA em Neurobusiness – Infinity Neurobusiness e na Faculdade São Francisco de Assis.

E-mail: carla.oliveira@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5832611962072224


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Cláudia Maria C. do Nascimento Bernardi

Psicóloga com Doutorado em Educação. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1989), especialização em Educação UFPel (1998) mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professora da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN) -Porto Alegre. Possui experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: psicologia escolar/educacional, ética, formação do psicólogo e prevenção e promoção de saúde. Psicóloga em consultório particular. 

E-mail: claudianb@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0782663741086244


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

E-mail: claudia.pereira@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1156059856764265


Cristina Py de Pinto Gomes Mairesse

Cristina Py de Pinto Gomes Mairesse é formada em Psicologia (PUCRS-1993), Especialista em Educação Inclusiva (PUCRS-2007) e em Psicopedagogia e TIC´s (UFRGS-2015), Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS-1999) e Doutora em Educação (UFRGS-2003). É professora da Faculdade São Francisco de Assis – RS, no Curso de Psicologia, ministrando as disciplinas de Psicologia Geral, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Escolar, Psicologia do Desenvolvimento 2, Temas Contemporâneos em Psicanálise, Teorias e Técnicas Psicoterápicas 1, Teorias e Técnicas Psicoterápicas 2; orientação de Estágio Básico III e Estágio Específico 2; Supervisora Clínica do Serviço Escola. Integrante do Colegiado e NDE da instituição. Realiza atendimentos clínicos em consultório particular. Temáticas de interesse e pesquisa: psicologia, psicopedagogia, psicanálise, formação de professores, mal-estar e bem-estar docente, inclusão, formação do psicólogo e pedagogia universitária.

E-mail: cristina@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0538088603198766


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Evelyn Soledad Reyes Vigueras

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (2000) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), é Doutora (2012) em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da PUC RS. É Psicóloga Clínica em consultório Particular. Docente da Faculdade UNIFIN – Faculdade São Francisco de Assis na Graduação em Psicologia, docente da Faculdade Faccat na Graduação em Fisioterapia. É professora de de cursos de Pós-Graduação e Cursos de Extensão em Psicologia Hospitalar. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica-Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Hospitalar, Psicologia da Saúde, Avaliação Psicológica, Psicologia Clínica, Psicologia do Desenvolvimento, Família e Hospitalização, atua com crianças, adolescentes e adultos. Tem experiência também na área de Tabagismo e Obesidade. Desenvolveu sua tese de Doutorado sobre Avaliação de Doadores Vivos de Rim após a doação, atua também com avaliação de pacientes transplantados, avaliação de doação intervivos e acompanhamento à pacientes em Hemodiálise. 

E-mail: evelyn@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5370226024978670


Jaqueline da Rosa Monteiro

Graduada em Psicologia (URCAMP 1995), Mestre em Serviço Social (PUCRS 2009) e Doutora em Psicologia Social (UFRGS 2013).Técnica Especialista em Saúde – SECRETARIA DA SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, reforma psiquiátrica, desinstitucionalização, saúde mental em hospital geral, regulação assistencial. Docente na Faculdade São Francisco de Assis na Faculdade de Psicologia. 

E-mail: jaqueline@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1234392574223681


Julio César Rodrigues Carneiro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Mestre em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atualmente é professor e supervisor clínico nos cursos de especialização e aperfeiçoamento na clínica escola da Wainer psicologia Cognitiva. Tem experiência docente na área de Psicologia, com ênfase em Clinica, atuando principalmente nos seguintes temas: esquemas mentais, cognição, psicoterapia, psicopatologia e processos básicos em psicologia. Desenvolve trabalhos em Criatividade, Cognição e psicoterapia. Atuou como professor da Universidade Luterana do Brasil- ULBRA unidade São Jerônimo de 2007 a 2019 no curso de Psicologia. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis na área clínica. 

E-mail: juliocarneiro@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9580324675119893


Leticia Horn Oliveira

Doutora em Psicologia na área de Cognição Humana (PUCRS).Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS (2007). Especialização em Terapias Cognitivas pelo NEAPC (2010).Especialização em Psicologia Organizacional pelo Instituto de Desenvolvimento Global (2006) e Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Sua atuação profissional é direcionada à docência, área social e organizacional. É docente nas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), na Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN) e nos cursos de Especialização em Psicologia Escolar (CAPE) e Psicologia Organizacional (IDG). Possui experiência como consultora de recursos humanos e responsabilidade social junto à organizações diversas e em atendimento clínico individual , clínica ampliada e orientação profissional e de carreira. Pesquisadora associada do GEDC ( Grupo de Estudos em Desenvolvimento de Carreira) – PUCRS.

E-mail: leticiah@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2247293999032012


Márcia Aparecida Vitorello

Doutora em Educação pela PPGEDU/ UFRGS, na linha de pesquisa Psicanálise e Educação, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS, Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente, Supervisora de Estágios e Supervisora do Núcleo de Práticas em Psicologia Organizacional e do Trabalho do Curso de Graduação em Psicologia da Faculdade São Francisco de Assis. Professora em diversos cursos do Ensino Superior, Pós-Graduação e Extensão. Atuação na área de Avaliação Psicológica. Ênfase em Psicanálise, Educação, Avaliação Psicológica e Saúde do Trabalhador. 

E-mail: marciavitorello@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5435575334794071


Marisa Batista Warpechowski

Mestre em Psicanálise: Clínica e Cultura – Instituto de Psicologia – UFRGS (2017); Especialista em Transtornos Globais do Desenvolvimento Infância e Adolescência uma abordagem interdisciplinar- Faculdade Dom Alberto- Santa Cruz do Sul – RS e Centro Lydia Coriat Porto Alegre – RS ( 2011) Especialista em Psicologia Clínica – título concedido pelo Conselho Regional de Psicologia – 7º Região ( 2002); Graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (1992). São Leopoldo – RS. Atua como psicóloga na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, na Fundação de Assistência Social e Cidadania na coordenação da Proteção Social Especial, com experiência em políticas públicas e populações vulneráveis. Integrou a equipe do Centro de Reparação Psíquica do Rio Grande do Sul – CRPRS vinculado ao Instituto APPOA. ( 2016-2018); Formação Psicanalítica com prática clínica em consultório atendendo crianças, adolescentes e adultos.( 2013/2018). Membro da Associação Psicanalítica de Porto Alegre; Docente na Universidade São Francisco de Assis – Porto Alegre. 

E-mail: marisa@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8610103752372412


Monica Daniela Pacheco de Paula

Psicóloga pelo Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC, especialista em Psicopedagogia e em Problemas do desenvolvimento na infância e adolescência pelo Centro Lydia Coriat de POA. É professora, atua no setor do apoio Psicopedagógico, é responsável técnica do serviço de Psicologia da Faculdade São Francisco de Assis, POA/RS. Tem publicações científicas e é psicóloga clínica, tem experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos. 

E-mail: psicologa@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2579289114874328


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mailrebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Simone Echevest

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN é Coordenadora de Educação Continuada – Pós-graduação EAD da ULBRA. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. 

E-mail: simone@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071

Estágio Curicular

Estágio Curricular

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
O Curso de Psicologia busca no seu âmago um processo de integração entre as representações da realidade da Psicologia apresentada para os discentes nas disciplinas propostas pelo currículo do curso e as ações concretas que são disponibilizadas em seus laboratórios e, em especial, no estágio profissional supervisionado onde os alunos têm a oportunidade de se defrontarem com as práticas de Psicologia nos seus mais variados aspectos. Essas oportunidades representam à materialização dos conhecimentos teóricos em atividades empíricas, que possibilitam um complemento na formação plena dos discentes do curso de Psicologia.
Essa integração tem como um dos focos prioritários a preparação dos alunos do curso para enfrentarem as rápidas mudanças que ocorrem na aplicabilidade dos conhecimentos teóricos de Psicologia, especialmente em razão da rápida evolução da sociedade proporcionado pelo avanço da tecnologia da informação e das telecomunicações.
Observando as recomendações das novas diretrizes curriculares, o presente projeto de curso desenvolveu a proposta de estágios contemplando estágios básicos e estágio específicos vinculados à ênfase escolhida pelo aluno.

Objetivos:
O estágio Supervisionado Específico em Psicologia é um conjunto de atividades executadas pelo aluno regularmente matriculado na Faculdade São Francisco de Assis, sob supervisão de professores da instituição, em situações reais de vida e de trabalho, junto à comunidade em geral. Visa preparar o aluno para o exercício profissional, oportunizando a integração dos conhecimentos teóricos com a prática da profissão, além de possibilitar a abertura de novos campos de promoção humana, social e profissional. Caracteriza-se por expor o aluno estagiário a contextos que demandem práticas mais complexas, nas quais poderá exercer o papel ocupacional previsto para o psicólogo.
Os estágios no final do curso – específicos das ênfases – mantém-se dentro da mesma lógica que orienta toda a sequência de oficinas. No entanto, por ser a atividade integradora por excelência, ele se diferencia pela exigência de maior autonomia e capacidade de diagnosticar e planejar a intervenção pertinente. O estágio, como prática formadora, virá sempre acompanhado de reflexão e discussão, de modo a propiciar padrões elevados de qualidade nos serviços que o aluno presta.
O aluno deverá participar ou elaborar projetos de pesquisa e/ou intervenção, sendo necessariamente, um projeto formal de estágio. Esse projeto demandará que o aluno assuma a posição de psicólogo, respondendo com a autonomia necessária para viabilizá-lo. Desde a construção do seu projeto específico, contudo, o aluno contará com a orientação de um professor responsável pelo projeto maior em que ele se insere.
O estágio objetiva proporcionar experiências práticas específicas na formação e atuação dos psicólogos, como complementação de ensino, problematizando a realidade e constituindo-se num espaço privilegiado de aprendizagem sendo planejado, executado, acompanhado e avaliado em conformidade com o currículo, programa e calendário escolar da Faculdade São Francisco de Assis.

Grade Horária das Disciplinas
Investimento

Investimento

O Curso de Psicologia tem carga-horária de 4.288 horas/relógio realizado em 10 semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço), facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Projeto Pedagógico
Trabalho de Conclusão

Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

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