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JORNALISMO

Conheça o Curso

O curso de jornalismo com 8 semestres tem o objetivo de qualificar profissionais para o domínio da apuração, produção e distribuição da notícia.

Aprimorar a percepção da informação e entender as múltiplas plataformas para dissiminá-la (áudio, vídeo, foto, texto, etc.), são pilares fundamentais para a boa prática do jornalista. Através das disciplinas teóricas são desenvolvidos conhecimentos para um maior entendimento sobre os meios de comunicação, as tendências e variáveis que caracterizam essa profissão.

As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 50%.

O curso de Jornalismo teve seu Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 208 de 25 de junho 2020, D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 90 de 07 de Julho de 2020.

O perfil comum do egresso corresponde a um objetivo de formação geral que deve ser atendido por todos os Cursos da área e em todas as habilitações de Comunicação, qualquer que seja sua ênfase ou especificidade. Trata-se de base que garanta a identidade do Curso como de Comunicação.

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada – genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
  • exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
  • exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
  • exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o Comunicação Social – Jornalismo faz interface.
O futuro profissional de Comunicação Social – Jornalismo deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:
  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.
O perfil específico resulta das habilitações diferenciadas do campo da Comunicação, que se caracteriza por uma abrangência sobre diferentes meios, linguagens e práticas profissionais e de pesquisa e, na atualidade, por envolver um acelerado dinamismo social e tecnológico.
Para assegurar o desenvolvimento histórico desta área de formação, estudos e exercício profissional, serão desenvolvidas habilitações com uma variedade de perfis específicos. Estas habilitações, definidoras dos perfis específicos, se organizam conforme as seguintes premissas:
a) é mantida a referência básica às habilitações historicamente estabelecidas: jornalismo, relações públicas,publicidade e propaganda, radialismo, editoração, e cinema (assim como à sua denominação alternativa, cinema e vídeo);
b) podem ser criadas ênfases específicas em cada uma destas habilitações, que serão então referidas pela denominação básica, acrescida de denominação complementar que caracterize a ênfase adotada;
c) podem ser criadas novas habilitações pertinentes ao campo da Comunicação.
As habilitações referidas nos itens “b” e “c” acima serão reconhecidas como pertinentes ao campo da Comunicação na medida em que contemplem:
  • a dimensão e a complexidade temática e de objeto de estudo;
  • a existência de vinculações profissionais e conceituais com o campo da Comunicação;
  • a delimitação de uma habilitação específica, que comporte linguagem e práticas profissionais próprias.
O perfil do egresso em Jornalismo se caracteriza:
  • pela produção de informações relacionadas a fatos, circunstâncias e contextos do momento presente;
  • pelo exercício da objetividade na apuração, interpretação, registro e divulgação dos fatos sociais;
  • pelo exercício da tradução e disseminação de informações de modo a qualificar o senso comum;
  • pelo exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais o jornalismo faz interface.
Assim, buscará inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.
No projeto pedagógico serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso,apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 8 semestres letivos e, no máximo em 8 anos.
Os programas das disciplinas têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua, assim os programas de ensino de graduação do curso de Comunicação Social – Jornalismo estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação da Comunicação Social – Jornalismo para o futuro egresso.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

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Coordenação

Coordenador

Prof. Dr. Andres Kalikoske Teixeira
E-mail: jornalismo@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Andréia Castiglia Fernandes

Possui Doutorado em Ciencias de La Educación pela Universidad Nihon Gakko em andamento, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1993.

E-mail: andreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres KaliKoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Cândida Maria Praia Carravetta De Carli
Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), graduação em Faculdade de Formação de Professores – Instituição Educacional São Judas Tadeu (1982). Possui Especialização em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela Faculdade de Comunicação Social , PUCRS ( 2005) , Expressão Gráfica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo PUCRS ( 2008) e em Conhecimento do Conhecimento: um diálogo entre os saberes pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas PUCRS ( 2010) . Possui MBA em Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul. Atualmente é consultora e assessora de marketing na empresa – Solaine Piccoli e docente na UNIFIN com a disciplina de Criatividade em propaganda e Planejamento em Comunicação. Cursa Mestrado Profissional em Reabilitação e Inclusão, no Centro Universitário Metodista IPA. Pesquisa Criatividade.

Celina Nair Xavier Neta
É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

Christine Bahia de Oliveira

Doutorado em Comunicação e Política pela Pontifícia Universidade Católica (2008), mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologia pela Pontifícia Universidade Católica (2001) e graduação em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1999).Possui também graduação em Tecnologia em Processamento de Dados – Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1990). Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Realiza atividades de avaliadora. AD HOC para a CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Permaneceu por 16 anos, até 2017, como professora da Universidade Feevale. Líder da linha de pesquisa em Games e Comunicação, Coordenou a Especialização em Comunicação Digital. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em audiovisual, jornalismo impresso, internet e assessoria em comunicação e política.

E-mail: christine@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8299799824155093


Claiton Borges da Silva

Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012) e especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2018). Tem experiência na área de Comunicação Pública, com ênfase em Assessoria de Imprensa. Atuou como coordenador de projetos, na área de Comunicação Social, no Governo do Estado do Rio Grande do Sul, entre 2011 e 2018. Atualmente, é Diretor de Gestão Integrada na Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

Denise Regina da Cruz Pain

Possui Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010 e Graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999.

E-mail: denisec@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0400464031056492


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Elisiane Alves Fernandes

Doutoranda em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP. Mestre em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP (2017). Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Experiência em instituições de educação superior. Gestora da Informação e Secretária Geral Acadêmica na Faculdade São Francisco de Assis desde 2004.

E-mail: elisiane@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4796286598372455


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Greetchen Ferreira Ihitz

Possui graduação em Comunicação Social – Relações Públicas pela UFRGS (1992) e graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela UFRGS (1995). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016).Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em videodifusão, atuando por mais de 20 anos em telejornalismo nas editorias de esporte, agronegócio, geral e cultura. Integrante do Grupo de Pesquisa Televisão e Audiência (GPTV).

E-mail: greetchen@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2418221489897861


Jociane  Machesan Oling
Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIJUÍ (2001). Cursou Pós-graduação – MBA em Marketing pela ESPM/RS (2006). Mestrado em Ciências da Comunicação pela PUC/RS (2018). Professora universitária e de pós-graduação nas faculdades São Francisco de Assis, Faculdades Senac, Faculdades QI e Instituto do Corretor/Escola República. Consultora e Palestrante. Áreas de atuação: Mídia, Marketing, Comunicação, Tecnologia, Cultura, Gestão de Ideias e Design Thinking.

Maikio Barreto Guimarães

Doutorando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Ciências Sociais pela PUCRS (2012). Graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (2006). Professor de radiojornalismo e redação no curso de Jornalismo da Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre. Atuou como assessor de imprensa na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Trabalhou por quase dez anos na Gaúcha (Porto Alegre) e CBN (Rio de Janeiro), duas das principais emissoras de rádio do país. Organizou o livro Olha, gente! (As histórias de Lauro Quadros), lançado em 2015. É autor dos livros Caso Última Hora: A crise que mudou o curso da história (sobre o conflito, em 1953, entre os jornalistas Carlos Lacerda e Samuel Wainer) e Paixão pelo Rio Grande (sobre a disputa pelo governo do Rio Grande do Sul em 2002). Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso e análise de carreiras/trajetórias, história da imprensa, rádio, comunicação e política.

E-mail: maikio@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2516550115408029


Fernando Simões Antunes

Graduado em Jornalismo (2002), mestre em Comunicação Social pela PUCRS (2009), doutor em Comunicação Social também pela PUCRS (2016) e pós-doutorando em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale (2017). Ligado à linha de pesquisa Linguagens e Processos Comunicacionais da Feevale, também é membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Emoção e Conflito (GPCEC/CNPq) da PUCRS. Tem como principal objeto de estudo os processos midiáticos para eliciação de emoções, bem como os efeitos destes processos na cultura e no comportamento humano. Como professor, já atuou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin). Possui formação complementar como Coach Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Enquanto comunicador, já atuou como editor do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo. 

E-mail: fernandoantunes@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9419422945706200


Gabriel Antunes Dias

E-mail: gabriel@saofranciscodeassis.edu.br


Graziela Hansen

Possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale, Especialização em Comunicação Estratégica pelo SENAC, Formação Pedagógica de Docentes pelo ISEI e é mestre em Administração com Ênfase em Estratégias de Marketing pela UNISC. Atualmente é docente em cursos de graduação em Comunicação Social e Fotografia. Apresenta experiência como Gerente de Comunicação em instituição de ensino. É fotógrafa publicitária com experiência em estúdio e laboratório químico. 

E-mail: graziela@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5540772336277415


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Rebel Zambrando Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renata Oliveira de Oliveira

Publicitária, administradora, professora e Consultora de Empresas. Graduação em Administração pela UNINTER (2018) e graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Pós graduada em Administração de Marketing pela ULBRA (1998), em Sistemas de Informação para E-business pela UCPel (2003) e Formação Docente pelo IFSul (2005). Mestre em Educação pela UFPel (2007). Tem experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, design, publicidade, publicidade digital, administração, serviços, comportamento do consumidor e pesquisa. Em educação, possui experiência com formação docente, educação e comunicação e tecnologias educacionais. Ministra cursos para diversas empresas da região.

E-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Sarah Moralejo da Costa

Doutora em Comunicação pela UFRGS, mestra em Comunicação pela UNESP. Pesquisa sobre cultura de fãs e audiências, voltada para o contexto de Convergência Midiática, focado nos processos de produção participativa e desenvolvimento de conteúdo audiovisual para a web, sob viés dos Estudos Culturais e da Cibercultura. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Convergência midiática, Produção participativa, Produção transmídia, Jornalismo e Editoração.

E-mail: sarah@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9119751289656432


Formaturas

Formaturas

Manual de Colação de Grau 2017


PRIMEIRA FORMATURA – 1° Semestre de 2018

Formandos: Alexia De Souza Coelho, Daniela De Oliveira Battú, Giordanna Baptista Flores, Karine Pedroso Faleiro, Lucas Da Silva Garske, Nelson Lopes Goulart, Pedro Paulo Guimarães Molnar, Rafaela Silveira Feck, Yuri Silveira Veleda.

Grade Horária das Disciplinas
Investimento

Investimento

Curso de Jornalismo tem carga-horária de 3.008 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço) facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40%, para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Monitoria

Manual da Monitoria

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Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

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