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Fisioterapia

Conheça o Curso

Conheça o Curso

O curso de Fisioterapia autorizado pela Portaria n° 172, de 09 de abril de 2019 D.O.U. de 10 de abril de 2019, preza por uma formação na qual o seu egresso estará apto a desempenhar todas as funções conforme as Resoluções do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO.

Deste modo, o fisioterapeuta egresso da Faculdade São Francisco de Assis está apto a desenvolver ações em todos os níveis de atenção à saúde, nos quais estão integrados os programas de manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde.

Suas habilidades são norteadas pela capacidade técnico-científica e humanística, com o compromisso e a responsabilidade de exercer ações em equipe, interagindo para a construção de um trabalho integrado com a qualidade e o ato de cuidar em suas missões. Pode, ainda, atuar na elaboração de diagnósticos, interpretação de laudos e exames, prescrição de tratamento fisioterapêutico, integração qualificada em equipes de saúde, atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde.

Ao mesmo tempo em que o curso apresenta um caráter generalista, há importante destaque em áreas específicas da Fisioterapia, tais como a Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, a Fisioterapia Neurológica, a Fisioterapia em Uroginecologia e Obstetrícia, a Fisioterapia Dermatofuncional, a Fisioterapia Cardiorrespiratória. De acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), o curso de Fisioterapia da Faculdade São Francisco de Assis também busca, no seu processo de formação, fornecer ao profissional egresso uma ampla vivência teórico-prática das diferentes ferramentas terapêuticas utilizadas na medicina integrativa, satisfazendo a crescente demanda por profissionais diferenciados e que se destacam pela utilização das práticas naturais em saúde, baseadas em evidências. Assegura-se, portanto, que o profissional egresso estará preparado para atuar com questões relacionadas às políticas de saúde e com a busca de inovações técnicas em Fisioterapia, objetivando a globalidade funcional e biopsicossocial do ser. Assim, também é ressaltada a atuação inter, multi e transdisciplinar, buscando plena eficiência na promoção da saúde em empresas públicas e privadas, em instituições de ensino e pesquisa, bem como no trabalho autônomo.

No curso de Fisioterapia, destaca-se também a ênfase no empreendedorismo, na gestão em serviços de saúde e no planejamento de carreira. A Faculdade São Francisco de Assis possui ampla experiência e tradição nas áreas de Finanças, de Marketing e de Administração. Através do conhecimento nestas respectivas áreas, objetivamos oferecer ao profissional egresso uma formação diferenciada para adequar-se com maior segurança às necessidades do mercado de trabalho e do cenário econômico mundiais, sempre em transformação.

A Faculdade São Francisco de Assis, através do seu compromisso com a Educação e com a comunidade, busca a formação de profissionais que reconheçam, respeitem e valorizem todas as diferenças presentes em nossa sociedade. Assim, os profissionais egressos do curso de Fisioterapia firmam seu compromisso com o exercício profissional de excelência, ética, responsabilidade e cidadania.

Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

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Coordenação

Coordenação

Coordenadora

Profa. Dra. Silvana Jacobs
E-mail: fisioterapia@saofranciscodeassis.edu.br


Corpo Docente

Corpo Docente


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2014, Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2010 e Graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2004.

E-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Estágio Curicular

Estágio Curricular

O Curso de Fisioterapia busca na sua essência um processo de integração entre as representações da realidade da Fisioterapia apresentada para os discentes nas disciplinas propostas pelo currículo do curso e as ações concretas que são disponibilizadas em seus laboratórios e, em especial, no estágio profissional supervisionado, no qual os alunos têm a oportunidade de vivenciar as práticas de Fisioterapia nos seus mais variados aspectos. Essas oportunidades representam à materialização dos conhecimentos teóricos em atividades práticas, que possibilitam um complemento na formação plena dos discentes do curso de Fisioterapia.

O estágio é uma atividade supervisionada, relacionada com a área de estudos da Fisioterapia, que integra a formação acadêmica. Seu objetivo é proporcionar experiência profissional ao aluno, visando “ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho” (Art. 1º, § 2º, da Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008).

No estágio curricular supervisionado, desenvolvido na oitava, nona e décima etapas do curso, o aluno tem a oportunidade de vivenciar problemas reais da práxis da profissão, estabelecer relações entre a teoria e a prática, aperfeiçoar habilidades técnico-científicas necessárias ao exercício profissional, sistematizar e colocar em prática conhecimentos, propiciando reflexões sobre o trabalho cotidiano do fisioterapeuta nos serviços de saúde e reforçando os aspectos bioéticos inerentes ao exercício profissional.  O estágio curricular é distribuído em:

Estágio em Fisioterapia Hospitalar

Nesta etapa serão enfatizadas a atuação fisioterapêutica em diversos segmentos, como Fisioterapia em Hospital Geral, Fisioterapia em Unidade Intensiva (UTI) e prática de rounds. Os estagiários realizam atendimentos nas diversas áreas: Ortopedia e Traumatologia, Neurologia, Cardiologia, Pneumologia, Oncologia, Uroginecologia e Obstetrícia, tanto pré como pós-operatórios.

Estágio em Fisioterapia Ambulatorial

No Estágio Supervisionado em Fisioterapia Ambulatorial os alunos realizam práticas envolvendo atendimento nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Cardiologia, Pneumologia, Neurologia, Oncologia, Dermatologia e Uroginecologia. Os alunos atuam em clínicas conveniadas com a Instituição, e supervisionados por docentes e profissionais locais. Tais clínicas devem atender as áreas de ênfase citadas acima.

Estágio em Saúde Coletiva

Nesta fase do estágio são contempladas atividades nas áreas de epidemiologia, planos de ação em saúde, atendimento domiciliar, planejamentos com equipes de saúde.  Para tal, são conveniados Unidades Básicas de Saúde (UBS) que tenham implementado o Plano de Saúde da Família (PSF), casas geriátricas e escolas. Os alunos realizam levantamentos epidemiológicos de determinada região com o objetivo de futuras intervenções, atendimentos em domicílio de pacientes dependentes e participam de reuniões com as equipes interdisciplinares das Unidades Básicas de Saúde. A periodicidade das atividades será determinada pelo professor responsável pela supervisão desta área de estágio, conforme carga horária prevista.

Grade Horária das Disciplinas
Investimento

Investimento

O Curso de Fisioterapia tem carga-horária de 4.096 horas/relógio realizado em 10 semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço), facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico

Página em Construção

Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

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