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Engenharia Civil

Conheça o Curso

Conheça o Curso

O curso de Engenharia Civil autorizado pela Portaria N° 79, de 01 de abril de 2020D.O.U. de 02 de abril de 2020, preza por uma formação onde o seu egresso estará apto a desempenhar todas as funções conforme a Resolução nº. 1.010 de 22/08/2005 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

O curso de Engenharia Civil tem por objetivo geral formar profissionais de nível superior que tenham formação generalista, alicerçada em sólido aprendizado técnico-científico, gerencial e social, aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar criativa e criticamente na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento sustentável da região sul e do país.

Além disso, o curso tem por objetivos específicos:

  • Oportunizar conhecimentos e possibilitar a vivência dos princípios éticos na sua atividade profissional;
  • Formar profissionais qualificados para atuarem no mercado, conscientes da sua responsabilidade profissional e social;
  • Capacitar seus egressos para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar e supervisionar as atividades profissionais referentes à construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes e hidrotecnia;
  • Formar um profissional que tenha conhecimentos e habilidades para trabalhar em equipe cooperando com os profissionais das mais diversas formações em Engenharia;
  • Formar um profissional comprometido com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico;
  • Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
  • Proporcionar formação humanística e ética, fundamental à integração do profissional à sociedade e ao trabalho multidisciplinar;
  • Desenvolver práticas inovadoras no ensino;
  • Responder às expectativas de mercado de maneira eficiente;
  • Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia;
  • Oportunizar o desenvolvimento de habilidades para pesquisa;
  • Proporcionar a formação de profissional criativo e empreendedor condizente com as necessidades do mercado atual;
  • Implementar novas possibilidades práticas para a resolução de problemas tecnológicos regionais, contribuindo para o crescimento econômico da comunidade e fortalecimento das políticas de tecnologia;
  • Implementar e apoiar projetos científicos que prezam pela interdisciplinaridade e que apresentam relevância social, regional e técnico-científica;
  • Orientar e motivar a criação, apoiar o funcionamento e estimular a expansão de núcleos de desenvolvimento tecnológicos;
  • Compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade regional, possibilitando a inserção desta na vida acadêmica;
  • Gerar novos conhecimentos tecnológicos para a mudança da realidade social e industrial da região sul.
Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

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Coordenação

Coordenação

Coordenador

Prof. Ms. Diego Guimarães
E-mail: engenharia.civil@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Alexandre Guella Fernandes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura – UFRGS (05JAN1989). Especialista em Construção – PUCRS (1990). Mestre em Engenharia – NORIE – UFRGS (2005). Tem experiência em projeto de edificações residenciais, comerciais (lojas e escolas), industriais e institucionais. Conhecimento nos seguintes temas específicos: acessibilidade arquitetônica e urbanística, madeira e esquadrias, com produção bibliográfica em revistas, periódicos, anais de congresso, além de palestras em universidades e curso de extensão. Participa de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Participou em diversas reuniões da CB-40 Revisão da Norma de acessibilidade NBR 9050. Participa como voluntário do COEPEDE (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e CONDEPA (Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência de Porto Alegre). Atuou como membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do CREA-RS. Participa com ações de voluntariado na doação bimestral de sangue e no Sábado Solidário e da ONG Via Vida. Participou do Projeto Incluir do Sistema FIERGS que recebeu o prêmio de TOP SER HUMANO 2010 da ABRH. Foi Presidente do Conselho Diretor do Rotary Club de Porto Alegre Independência – Gestão 2010-11. Atua como Consultor de Acessibilidade Arquitetônica e Mobilidade Urbana. Em 2013 iniciou as atividades como docente de curso técnico da SEG, ministrando aulas de desenho técnico, ergonomia e princípios de gestão ambiental. Em 2014 ingressou na Escola de Saúde Pública / RS como 1º bolsista arquiteto da Residência Integrada em saúde – ênfase: Vigilância Multiprofissional em Saúde. Em 2015 assinou contrato de três anos com a FAURGS em processo seletivo para atuar como Arquiteto especialista em Acessibilidade, desenvolvendo projetos de acessibilidade para a UFRGS.

E-mail: alexandre.guella@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6356579316714157


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Cosme de Assis da Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985). Atualmente é arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Possui pós-graduação em Especialização em Educação Ambiental

E-mail: cosme@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1255485685005963


Diego Guimarães

Possui Mestrado em Engenharia Civil na Área de Estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS (2015), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis, docente na disciplina de Instalações Hidráulicas, também atua como docente do Centro Universitário e Faculdades, UNIFTEC docente das seguintes disciplinas: Concreto Armado I, Concreto Armado II, Estruturas de Madeira, Patologia das Construções. Ministra aulas também no Centro Tecnológico Estadual Parobé, nos cursos de Técnico em Estradas, e Técnico em Edificações, nas disciplinas: Fundamentos das Estruturas, Resistência dos Materiais, Instalações Elétricas, Hidrologia. Pesquisador do LEME, Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais UFRGS, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, concreto reforçado com fibras, corrosão em estruturas, concreto auto-adensável, materiais recicláveis – substituição de areia por PP. Trabalha com projetos estruturais. 

E-mail: engenharia.civil@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9667333378773736


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Enaira Hoffmann de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atuou como professor na FSG – Faculdade da Serra Gaúcha e UNOCHAPECÓ – UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ com as disciplinas de Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, planejamento regional, paisagismo, sustentabilidade.

E-mail: enaira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1901855160276669


Everaldo Luis Daronco

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, em andamento, Mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2003 e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, no ano de 1999.

E-mail: computacao@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8754345546742015


Jean de Brito Belline

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociências pelo Instituto de Geociências da UFRGS, em andamento, Mestrado em Geologia pelo Instituto de Geociências da UFRGS, no ano de 2009 e Graduação em Licenciatura em Física pela Instituto de Física da UFRGS, no ano de 2002.

E-mail: jean@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4167207494041263


Macklaine Miletho Silva Miranda

Possui Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, no ano de 2014, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1999, Especialização em Especialização Em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2004 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, no ano de 1995.

E-mail: macklaine@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5354642525859713


Marcela Palhares Miranda

Possui graduação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2010-2015) em Engenharia de Produção Civil, aluna destaque e melhor desempenho acadêmico. Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pela instituição Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2016-2018). Doutorado (desenvolvimento) em Engenharia Civil (Estruturas) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área de Engenharia de Estruturas com análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto armado e lajes mista Steel DecK. Pesquisas nas áreas de engenharia ambiental (2011) e engenharia de estruturas/concreto armado (2012).

E-mail: marcela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5504367986178311


Melissa dos Santos Schlüter

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestre em Economia com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Graduada em Engenharia Eletrônica pelo Centro Universitário Feevale (2006). Possui mais de dez anos de experiência de docente.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3890298496726252


Michele Oliveira Vieira

Possui curso Técnico em Química pela Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha (2008). Graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (2013). Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade de Coimbra – Portugal (2013) na primeira turma do programa Licenciaturas Internacionais financiado pela Capes. Mestre (2015) e Doutora (2018) em Engenharia e Tecnologia de Materiais pela PUCRS). Possui experiencia em síntese de líquidos iônicos, catálise homogênea e heterogênea e captura de gases de efeito estufa. Atualmente faz pós-doutorado na PUCRS onde é pesquisadora de um projeto Petrobras intitulado “Avaliação de líquidos iônicos miscíveis em água para captura de CO2 em gás natural”.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0829367198024049


Pablo Leonardelli

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é pesquisa e desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor substituto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

E-mail: pablo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes:http://lattes.cnpq.br/9825333756366682


Patrícia Ullmann Palermo

Patrícia Ullmann Palermo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis – Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista-chefe da Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.

E-mail: patipalermo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Rafael Crespo Izquierdo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica com ênfase em Sistemas de Fabricação, Robótica e Automação Industrial.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6632171988832435


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Simone Echevest

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN é Coordenadora de Educação Continuada – Pós-graduação EAD da ULBRA. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. 

E-mail: simone@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071


Silvana Baú Cavalli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), especialização em Paisagismo e Meio Ambiente pela Ulbra (1999), mestre em Engenharia pela UFRGS (2003). Atua como arquiteta autônoma no escritório Cavalli Arquitetura e Design em projetos de paisagismo, arquitetura comercial, residencial e interiores. É coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista- IPA onde atua também como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Atua como docente na UNIFIN, no curso de Arquitetura e Urbanismo na disciplina de Projeto de Paisagismo desde 2017.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4788316125481020


Estágio Curicular

Estágio Curricular

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO – INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

O estágio supervisionado complementa um processo de aplicação do conhecimento já iniciado nas disciplinas de Engenharia Civil, seguindo as diretrizes da Comissão de Especialistas, tem os seguintes objetivos: 

– Proporcionar ao estudante oportunidades de desenvolver suas habilidades, analisar situações e propor mudanças no ambiente organizacional; 

– Complementar o processo ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; 

– Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade; 

– Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações tecnológicas, políticas, sociais e econômicas a que estão sujeitas; 

– Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais de Engenharia Civil; e 

– Promover a integração da Faculdade com a Comunidade. 

Grade Horária das Disciplinas
Investimento

Investimento

O Curso de Engenharia Civil tem carga-horária de 4.176 horas/relógio realizado em 10 semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço), facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Projeto Pedagógico
Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

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