design

DESIGN

Conheça o Curso

Conheça o Curso

O curso de Desig foi Autoriado pela Portaria nº 292 de 08 de outubro de 2020 – D,O.U. de 09 de outubro de 2020.

O Curso de Design visa a formação teórica e pratica de profissionais altamente qualificados com uma visão social, humanista e conciliadora, além de forte conteúdo técnico em redação e criação de Design, programação visual, produção de áudio e vídeo e comunicação digital e integrada, para o exercício da profissão com excelência, em todas as áreas da Design, para tanto a Faculdade São Francisco de Assis buscará:

a) proporcionar ao aluno domínio dos conteúdos sociais, históricos e filosóficos que lhe permitam compreender as modificações da sociedade;

b) proporcionar ao aluno preparação intelectual, de Design, jurídica, humanista e cultural para que seja capaz de exercer funções em todos os órgãos de possível atuação profissional, sejam públicos ou privados;

c) capacitar o aluno para que possa optar pelas diversas profissões no meio do Design, tais como, planejamento, criação, produção, veiculação e pesquisa de anúncios e campanhas publicitárias e promocionais e outras que necessitem de profissionais com profundo conhecimento de Design;

d) proporcionar aos alunos aulas e atividades práticas desde o primeiro dia de aula, para que este saía dos bancos acadêmicos da faculdade efetivamente preparados para o mercado de trabalho;

e) formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento no campo da Design e em áreas correlatas, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar para sua formação contínua.

Objetivos Específicos

  • Em termos mais restritos, o Curso de Design da Faculdade São Francisco de Assis possui os seguintes objetivos específicos:
  • Proporcionar uma sólida formação geral, humanística e axiológica com o domínio dos fundamentos de compreensão e utilização da Design em suas variadas manifestações e aplicações;
  • Possibilitar ao aluno desenvolver a postura reflexiva e a visão crítica que fomente a capacidade e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica;
  • Desenvolver no aluno, juntamente com o conhecimento teórico, habilidades práticas que permitam a conjugação eficaz e o domínio das teorias e técnicas de Designs com a solução das questões complexas surgidas no cotidiano do exercício da profissão;
  • Incentivar o estudo dos fenômenos de massa, a evolução da sociedade brasileira e seus anseios, de forma a poder aplicar os conhecimentos de Design de forma efetiva e adequada à realidade social;
  • Incentivar o estudo da Design nas diversas formas que se apresenta na realidade em que se revela, com ênfase nas questões que permeiam a questão social regional;
  • Permitir a compreensão, sob o ângulo do Design, do universo dos problemas e questões sociais que atingem a comunidade regional, qualificando o aluno para o exercício da atividade profissional pertinente e, ainda, prepará-lo para adotar uma postura de julgamento crítico;
  • Capacitar os alunos para as demandas da realidade onde a Instituição está inserida;
  • Incentivar a atuação do aluno junto à comunidade regional, como forma de, não apenas prover o atendimento às necessidades da comunidade, mas também de tomar consciência da importância da Design como instrumento de transformação social e de construção da cidadania;
  • Estimular a pesquisa e a extensão, visando à produção e a divulgação do conhecimento de Design adequado à realidade social, assim como a adequação da formação oferecida às demandas da sociedade;
  • Possibilitar a construção de referências teóricas e a vivência de experiências concretas que proporcionem a implementação dos parâmetros que ensejarão a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica, bem como da extensão, visando o exercício competente das atividades profissionais;
  • Preparar os alunos para assumirem suas atribuições e deveres sociais de maneira atuante e aptos e responsáveis a desenvolverem suas atividades em sintonia com a realidade social e fundadas em referenciais humanistas, éticos e solidários;
  • Despertar nos alunos que, como futuros profissionais da área das ciências sociais aplicadas, devem ter consciência da importância que o exercício de suas atividades profissionais tem como condição de possibilidade de realização e exercício da cidadania, em função de poder proporcionar avanços sociais, econômicos e culturais, através da efetivação dos direitos e do Estado democrático;
  • Manter intercâmbio com instituições de ensino e pesquisa nacionais ou estrangeiras;
  • Estimular o conhecimento e o debate da atualidade em uma visão global, dando ênfase a questões nacionais e regionais.

A Faculdade São Francisco de Assis possui um programa próprio de bolsas de estudo, estas bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM mais a ficha socioeconômica, de forma que podem variar de 30% a 50%. Solicite a sua agora mesmo.

Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual em Editais e Manuais | Manuais

Coordenação

Coordenação

Em construção

Corpo Docente

Corpo Docente


Ada Raquel Doederlein Schwartz

Mestre em Design pela UNESP-Bauru (Área de Concentração: DESENHO DE PRODUTO- Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO DE PRODUTO), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Design Gráfico para Comunicação pela UNISINOS-RS. Foi professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e professora e coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Fundação da Serra Gaúcha (FSG), onde elaborou o PPC do curso. Atualmente é arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre e Coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Francisco de Assis-UNIFIN, onde também leciona. Tem experiência na área de Urbanismo e Design, com ênfase nos seguintes temas: planejamento urbano, desenho urbano, mobiliário urbano, acessibilidade universal, design de superfície.

E-mail: arquitetura@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5887516054879258


Alexandre Guella Fernandes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura – UFRGS (05JAN1989). Especialista em Construção – PUCRS (1990). Mestre em Engenharia – NORIE – UFRGS (2005). Tem experiência em projeto de edificações residenciais, comerciais (lojas e escolas), industriais e institucionais. Conhecimento nos seguintes temas específicos: acessibilidade arquitetônica e urbanística, madeira e esquadrias, com produção bibliográfica em revistas, periódicos, anais de congresso, além de palestras em universidades e curso de extensão. Participa de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Participou em diversas reuniões da CB-40 Revisão da Norma de acessibilidade NBR 9050. Participa como voluntário do COEPEDE (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e CONDEPA (Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência de Porto Alegre). Atuou como membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do CREA-RS. Participa com ações de voluntariado na doação bimestral de sangue e no Sábado Solidário e da ONG Via Vida. Participou do Projeto Incluir do Sistema FIERGS que recebeu o prêmio de TOP SER HUMANO 2010 da ABRH. Foi Presidente do Conselho Diretor do Rotary Club de Porto Alegre Independência – Gestão 2010-11. Atua como Consultor de Acessibilidade Arquitetônica e Mobilidade Urbana. Em 2013 iniciou as atividades como docente de curso técnico da SEG, ministrando aulas de desenho técnico, ergonomia e princípios de gestão ambiental. Em 2014 ingressou na Escola de Saúde Pública / RS como 1º bolsista arquiteto da Residência Integrada em saúde – ênfase: Vigilância Multiprofissional em Saúde. Em 2015 assinou contrato de três anos com a FAURGS em processo seletivo para atuar como Arquiteto especialista em Acessibilidade, desenvolvendo projetos de acessibilidade para a UFRGS.

E-mail: alexandre.guella@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6356579316714157


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2014, Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2010 e Graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2004.

E-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Bárbara Schaffer

Possui Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2012 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1999.

E-mail: barbara@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7981896458935668


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


 

Cosme de Assis da Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985). Atualmente é arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Possui pós-graduação em Especialização em Educação Ambiental

E-mail: cosme@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1255485685005963


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Acadêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217

 


Enaira Hoffmann de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atuou como professor na FSG – Faculdade da Serra Gaúcha e UNOCHAPECÓ – UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ com as disciplinas de Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, planejamento regional, paisagismo, sustentabilidade.

E-mail: enaira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1901855160276669


Jean de Brito Belline

Possui Mestrado em Geologia pela Instituto de Geociências da UFRGS, no ano de 2009 e Graduação em Licenciatura em Física pela Instituto de Física da UFRGS, no ano de 2002.

E-mail: jean@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4167207494041263


Macklaine Miletho Silva Miranda

Possui Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, no ano de 2014, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1999, Especialização em Especialização Em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2004 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, no ano de 1995.

E-mail: macklaine@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5354642525859713


Marcela Palhares Miranda

Possui graduação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2010-2015) em Engenharia de Produção Civil, aluna destaque e melhor desempenho acadêmico. Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pela instituição Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2016-2018). Doutorado (desenvolvimento) em Engenharia Civil (Estruturas) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área de Engenharia de Estruturas com análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto armado e lajes mista Steel DecK. Pesquisas nas áreas de engenharia ambiental (2011) e engenharia de estruturas/concreto armado (2012).

E-mail: marcela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5504367986178311


Maria da Graça Sebben

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é sócia da Empresa Vértice Engenharia Arquitetura Ltda. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2001-2013), Coordenadora da Área de Planejamento Urbano e Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2011), Coordenadora da Área de Teoria e História do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2009). Exerce a função de Arquiteta na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, em exercício na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN. Experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Histórico, Parcelamento do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projeto de arquitetura e urbanismo, patrimônio histórico e arquitetônico.

E-mail: mariadagraca@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4607302555924547


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Paulo Roberto Abbud

Possui Mestrado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006 e Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1983.

E-mail: pauloabbud@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0770373439331413


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Roberta Bertoletti

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atuou como colaboradora do PET/ARQ-UFSC, em pesquisas de Acessibilidade e Ambiente Construído, no período de 2009 a 2011. Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), na cidade de Caxias do Sul.

E-mail: roberta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9382660429954717


Rosana Prado Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Mestrado em Engenharia Civil, pela mesma instituição, na área de Construção Civil e Preservação Ambiental (2015). No período de graduação recebeu bolsa de intercâmbio acadêmico e estudou na Universidade de Santiago de Chile (2010). Atuou como arquiteta e urbanista, de abril de 2011 a novembro de 2015 na sede da Construtora Oliveira, Prado & Cia Ltda, (Ello Construtora) onde é sócia, exercendo atividades nas áreas de projetos arquitetônicos, projetos de interiores, inclusive na compatibilização de projetos complementares, bem como no acompanhamento e gerenciamento de obras. Possui curso de avaliações de imóveis e experiência em avaliações de imóveis e vistorias de obras financiadas. Atualmente atua como Arquiteta e Urbanista da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN) – RS, na Divisão de Gestão Territorial, no Setor de Parcelamento do Solo. Trabalha na análise de projetos de parcelamento do solo para emissão de Termo de Anuência Prévia e participa do grupo responsável pelo estudo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Porto Alegre. No campo da docência, atua como professora no curso de Arquitetura da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN) em Porto Alegre, RS.

E-mail:rosana@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4278513593738832


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Silvana Baú Cavalli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), especialização em Paisagismo e Meio Ambiente pela Ulbra (1999), mestre em Engenharia pela UFRGS (2003). Atualmente é arquiteta autônoma e docente no Centro Universitário Metodista-IPA em Porto Alegre nos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Foi professora adjunta com mestrado na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores com ênfase em paisagismo. Atua principalmente nos seguintes temas: projetos de paisagismo,arquitetônicos comerciais e residenciais e gestão de serviços.

E-mail: silvana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4788316125481020


Thiago dos Santos Henriques

Possui Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2010.

E-mail: thiagohenriques@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3409668998938231


Estágio Curicular

O Curso de Design busca no seu âmago um processo de integração entre as representações da realidade da Design apresentada para os discentes nas disciplinas propostas pelo currículo do curso e as ações concretas que são disponibilizadas em seus laboratórios e, em especial, no estágio curricular supervisionado onde os alunos têm a oportunidade de se defrontarem com as práticas da área da Design nos seus mais variados aspectos. Essas oportunidades representam à materialização dos conhecimentos teóricos em atividades empíricas, que possibilitam um complemento na formação plena dos discentes do curso de Design.

Essa integração tem como um dos focos prioritários a preparação dos alunos do curso para enfrentarem as rápidas mudanças que ocorrem na aplicabilidade dos conhecimentos teóricos e tecnológicos de Design, especialmente em razão da rápida evolução da sociedade proporcionado pelo avanço da tecnologia da informação e das telecomunicações.

Além disso, entendemos que nossos egressos necessitam de uma vivencia prática das principais tecnologias de informação e comunicação utilizadas no segmento para que possamos consolidar as competências e habilidades propostas neste projeto pedagógico, permitindo aos acadêmicos um contato com situações, contextos, problemas reais da sociedade.

Grade Horária de Disciplinas
Investimento

Investimento

O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem carga-horária de 3.623 horas/relógio realizado em 10 (dez) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço), facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2021

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

  

Monitoria

Manual da Monitoria

Acesse o Manual de Monitoria

Trabalho de Conclusão

Trabalho de Conclusão

Aspectos Introdutórios
O Trabalho de Conclusão de Curso de Design no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo, em qualquer área de conhecimento do Curso.
Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso de Design são os de propiciar aos alunos do Curso de Graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.
Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

Clique em VER PERFIL e descubra se você se encaixa nesta profissão.

INTERESSADO NESTE CURSO?

Deixe seu nome e e-mail e receba um material que preparamos especialmente para você sanar suas dúvidas e decidir sua profissão de futuro!

Fale Conosco