eea-arquitetura-e-urbanismo

ARQUITETURA E URBANISMO

Conheça o Curso

Conheça o Curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo oferece uma formação bem abrangente, apresentando disciplinas de ciências exatas e humanas, teóricas e práticas possuindo uma grade curricular variada e proporcionando um melhor aproveitamento ao aluno.

O curso de Arquitetura e Urbanismo foi Reconhecido pela Portaria nº 646 de 20 de setembro de 2018 – D,O.U. de 24 de setembro de 2018.

O profissional egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo terá uma forte formação como profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

A Faculdade São Francisco de Assis busca inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.

Os programas das disciplinas têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos de arquitetura e urbanismo para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação do curso de Arquitetura estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação arquitetônica para o futuro egresso.

O curso de Arquitetura e Urbanismo deverá possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

  • O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído.
  • A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável.
  • As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, e de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários.
  • O conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
  • Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa.
  • O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional.
  • Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana.
  • A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações.
  • O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas.
  • As práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades.
  • As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais.
  • O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional.
  • A habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aero-fotogrametria, foto-interpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Francisco de Assis preza por uma formação onde o seu egresso estará apto a desempenhar todas as funções na abrangência de suas competências legais, de forma responsável com a sociedade em que esta inserido.

A Faculdade São Francisco de Assis possui um programa próprio de bolsas de estudo, estas bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM mais a ficha socioeconômica, de forma que podem variar de 30% a 50%. Solicite a sua agora mesmo.

Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual em Editais e Manuais | Manuais

Coordenação

Coordenação

Macklaine Miletho da Silva Miranda
arquitetura@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Ada Raquel Doederlein Schwartz

Mestre em Design pela UNESP-Bauru (Área de Concentração: DESENHO DE PRODUTO- Linha de Pesquisa: PLANEJAMENTO DE PRODUTO), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Design Gráfico para Comunicação pela UNISINOS-RS. Foi professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e professora e coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Fundação da Serra Gaúcha (FSG), onde elaborou o PPC do curso. Atualmente é arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre e Coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Francisco de Assis-UNIFIN, onde também leciona. Tem experiência na área de Urbanismo e Design, com ênfase nos seguintes temas: planejamento urbano, desenho urbano, mobiliário urbano, acessibilidade universal, design de superfície.

E-mail: arquitetura@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5887516054879258


Alexandre Guella Fernandes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura – UFRGS (05JAN1989). Especialista em Construção – PUCRS (1990). Mestre em Engenharia – NORIE – UFRGS (2005). Tem experiência em projeto de edificações residenciais, comerciais (lojas e escolas), industriais e institucionais. Conhecimento nos seguintes temas específicos: acessibilidade arquitetônica e urbanística, madeira e esquadrias, com produção bibliográfica em revistas, periódicos, anais de congresso, além de palestras em universidades e curso de extensão. Participa de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Participou em diversas reuniões da CB-40 Revisão da Norma de acessibilidade NBR 9050. Participa como voluntário do COEPEDE (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e CONDEPA (Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência de Porto Alegre). Atuou como membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do CREA-RS. Participa com ações de voluntariado na doação bimestral de sangue e no Sábado Solidário e da ONG Via Vida. Participou do Projeto Incluir do Sistema FIERGS que recebeu o prêmio de TOP SER HUMANO 2010 da ABRH. Foi Presidente do Conselho Diretor do Rotary Club de Porto Alegre Independência – Gestão 2010-11. Atua como Consultor de Acessibilidade Arquitetônica e Mobilidade Urbana. Em 2013 iniciou as atividades como docente de curso técnico da SEG, ministrando aulas de desenho técnico, ergonomia e princípios de gestão ambiental. Em 2014 ingressou na Escola de Saúde Pública / RS como 1º bolsista arquiteto da Residência Integrada em saúde – ênfase: Vigilância Multiprofissional em Saúde. Em 2015 assinou contrato de três anos com a FAURGS em processo seletivo para atuar como Arquiteto especialista em Acessibilidade, desenvolvendo projetos de acessibilidade para a UFRGS.

E-mail: alexandre.guella@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6356579316714157


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2014, Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2010 e Graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2004.

E-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Bárbara Schaffer

Possui Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2012 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1999.

E-mail: barbara@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7981896458935668


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

E-mail: claudia.pereira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1156059856764265


Cosme de Assis da Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985). Atualmente é arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Possui pós-graduação em Especialização em Educação Ambiental

E-mail: cosme@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1255485685005963


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Elisiane Alves Fernandes

Doutoranda em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP. Mestre em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP (2017). Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Experiência em instituições de educação superior. Gestora da Informação e Secretária Geral Acadêmica na Faculdade São Francisco de Assis desde 2004.

E-mail: elisiane@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4796286598372455


Enaira Hoffmann de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atuou como professor na FSG – Faculdade da Serra Gaúcha e UNOCHAPECÓ – UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ com as disciplinas de Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, planejamento regional, paisagismo, sustentabilidade.

E-mail: enaira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1901855160276669


Ernani Ott

Possui Doutorado em C Econ y Empresariales Convalid Usp C Contábeis pela Universidad de Deusto no ano de 1997, Especialização Em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1982, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1980 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1967.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Jean de Brito Belline

Possui Mestrado em Geologia pela Instituto de Geociências da UFRGS, no ano de 2009 e Graduação em Licenciatura em Física pela Instituto de Física da UFRGS, no ano de 2002.

E-mail: jean@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4167207494041263


Macklaine Miletho Silva Miranda

Possui Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, no ano de 2014, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1999, Especialização em Especialização Em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2004 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, no ano de 1995.

E-mail: macklaine@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5354642525859713


Marcela Palhares Miranda

Possui graduação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2010-2015) em Engenharia de Produção Civil, aluna destaque e melhor desempenho acadêmico. Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pela instituição Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2016-2018). Doutorado (desenvolvimento) em Engenharia Civil (Estruturas) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Experiência na área de Engenharia de Estruturas com análise, dimensionamento e detalhamento de estruturas de concreto armado e lajes mista Steel DecK. Pesquisas nas áreas de engenharia ambiental (2011) e engenharia de estruturas/concreto armado (2012).

E-mail: marcela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5504367986178311


Maria da Graça Sebben

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é sócia da Empresa Vértice Engenharia Arquitetura Ltda. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC (2001-2013), Coordenadora da Área de Planejamento Urbano e Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2011), Coordenadora da Área de Teoria e História do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2009). Exerce a função de Arquiteta na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, em exercício na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – METROPLAN. Experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Histórico, Parcelamento do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projeto de arquitetura e urbanismo, patrimônio histórico e arquitetônico.

E-mail: mariadagraca@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4607302555924547


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Paulo Roberto Abbud

Possui Mestrado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006 e Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1983.

E-mail: pauloabbud@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0770373439331413


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Roberta Bertoletti

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atuou como colaboradora do PET/ARQ-UFSC, em pesquisas de Acessibilidade e Ambiente Construído, no período de 2009 a 2011. Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), na cidade de Caxias do Sul.

E-mail: roberta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9382660429954717


Rosana Prado Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Mestrado em Engenharia Civil, pela mesma instituição, na área de Construção Civil e Preservação Ambiental (2015). No período de graduação recebeu bolsa de intercâmbio acadêmico e estudou na Universidade de Santiago de Chile (2010). Atuou como arquiteta e urbanista, de abril de 2011 a novembro de 2015 na sede da Construtora Oliveira, Prado & Cia Ltda, (Ello Construtora) onde é sócia, exercendo atividades nas áreas de projetos arquitetônicos, projetos de interiores, inclusive na compatibilização de projetos complementares, bem como no acompanhamento e gerenciamento de obras. Possui curso de avaliações de imóveis e experiência em avaliações de imóveis e vistorias de obras financiadas. Atualmente atua como Arquiteta e Urbanista da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (METROPLAN) – RS, na Divisão de Gestão Territorial, no Setor de Parcelamento do Solo. Trabalha na análise de projetos de parcelamento do solo para emissão de Termo de Anuência Prévia e participa do grupo responsável pelo estudo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Porto Alegre. No campo da docência, atua como professora no curso de Arquitetura da Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN) em Porto Alegre, RS.

E-mail:rosana@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4278513593738832


Rosângela Sassi Matsume Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Silvana Baú Cavalli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), especialização em Paisagismo e Meio Ambiente pela Ulbra (1999), mestre em Engenharia pela UFRGS (2003). Atualmente é arquiteta autônoma e docente no Centro Universitário Metodista-IPA em Porto Alegre nos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Foi professora adjunta com mestrado na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores com ênfase em paisagismo. Atua principalmente nos seguintes temas: projetos de paisagismo,arquitetônicos comerciais e residenciais e gestão de serviços.

E-mail: silvana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4788316125481020


Thiago dos Santos Henriques

Possui Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2010.

E-mail: thiagohenriques@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3409668998938231


Estágio Curicular

No estágio profissional supervisionado os alunos do curso de arquitetura e urbanismo têm a oportunidade de se defrontarem com as práticas nos seus mais variados aspectos. Essas oportunidades representam à materialização dos conhecimentos teóricos em atividades empíricas, que possibilitam um complemento na formação plena dos discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, com o advento da Resolução CNE/CES no 02/2010, o Estágio Supervisionado é componente curricular obrigatório indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando.

No curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Francisco de Assis o estágio está dividido em três etapas:

  • Estagio supervisionado I – Obras;
  • Estágio supervisionado II – Projetos;
  • Estágio supervisionado III – Urbanismo.

No Estágio Supervisionado I – Obras o aluno irá fazer o acompanhamento de obras na primeira etapa dos serviços, desde a implantação no canteiro até a sua cobertura, incluindo acabamentos. Com orientação de professor orientador ele irá elaborar relatórios periódicos, sobre os conceitos e técnicas construtivas.

Terá a duração de um semestre letivo, possui uma carga horária de 32 horas-relógio, 02 créditos e está localizado no 8° semestre na matriz curricular. Para que o aluno possa observar as várias etapas da obra durante um semestre, será necessário que o mesmo visite obras distintas. Para cada obra o aluno deverá observar o processo necessário para visitação conforme a rotina de processo de Estágio Supervisionado.

No Estágio Supervisionado I – Obras o aluno também irá construir o conceito do tema a ser observado, com base no conhecimento adquirido nas disciplinas de Tecnologia e Materiais de Construção I e II, hidráulica, elétrica e das disciplinas de Projeto Arquitetônico. O aluno irá visitar obras e fazer um relatório seguindo a norma preestabelecida. Os encontros com o professor responsável pela supervisão servirão para orientações dos relatórios, tirar dúvidas e acrescentar informações referentes às atividades que estão sendo desenvolvidas conforme cronograma. A troca de informações e experiências ocorrerá em seminários que ocorrerão no meio e no final do semestre junto com a entrega dos relatórios.

No Estágio Supervisionado II – Projetos – O aluno irá vivenciar situações práticas no contexto diário do profissional arquiteto urbanista, dentro de uma instituição, empresa ou escritório de arquitetura, visando a consolidação de habilidades e competências adquiridas nas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Terá a duração de um semestre letivo, possui uma carga horária de 32 horas-relógio, 02 créditos e está localizado no 9° semestre na matriz curricular. O aluno deverá observar a rotina de processo de Estágio Supervisionado.

No Estágio Supervisionado II – Projetos o aluno irá construir a vivência profissional observada e realizada com base no conhecimento adquirido nas disciplinas de projeto a Arquitetônico, projeto de arquitetura de interiores, projeto executivo, projeto legal, orçamento e gerenciamento de obras, entre outras. O aluno irá acompanhar trabalhos de natureza prática relacionados à técnica e/ou à burocracia do cotidiano da profissão, e fazer um relatório seguindo a norma pré-estabelecida. Os encontros com o professor responsável pela supervisão servirão para orientações dos relatórios, tirar dúvidas e acrescentar informações referentes as atividades que estão sendo desenvolvidas conforme cronograma.

No Estágio Supervisionado III – Urbanismo – O aluno irá vivenciar situações práticas no contexto diário do profissional arquiteto urbanista, dentro de uma instituição, empresa ou escritório de Urbanismo e/ou Paisagismo, visando a consolidação de habilidades e competências adquiridas nas disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Terá a duração de um semestre letivo, possui uma carga horária de 32 horas-relógio, 02 créditos e está localizado no 10° semestre na matriz curricular. O aluno deverá observar a rotina de processo de Estágio Supervisionado.

No Estágio Supervisionado III – Urbanismo o aluno irá construir a vivência profissional observada e realizada com base no conhecimento adquirido nas disciplinas de Projeto Urbano e/ou de Projeto de Paisagismo. O aluno irá acompanhar trabalhos de natureza prática relacionados à técnica e/ou à burocracia do cotidiano da profissão, e fazer um relatório seguindo a norma preestabelecida. Os encontros com o professor responsável pela supervisão servirão para orientações dos relatórios, tirar dúvidas e acrescentar informações referentes as atividades que estão sendo desenvolvidas conforme cronograma.

Investimento

Investimento

O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem carga-horária de 3.623 horas/relógio realizado em 10 (dez) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço), facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

  

Monitoria

Manual da Monitoria

Acesse o Manual de Monitoria

Trabalho de Conclusão

Trabalho de Conclusão

Segundo o Art. 9º da Resolução no 2 de 2010, o Trabalho de Conclusão de Curso em Arquitetura e Urbanismo, é componente curricular obrigatório a ser realizado ao longo do último ano de estudos, com temática teórico-prática centrada em determinada área de formação profissional, desenvolvendo-se enquanto atividade de síntese que integre conhecimentos adquiridos e consolide técnicas de pesquisa.

Perfaz-se através de trabalho individual com tema de livre escolha pelo aluno, obrigatoriamente relacionado com as atribuições profissionais (conforme Resolução do CONFEA no 218) e desenvolvimento sob supervisão de professor orientador escolhido pelo estudante entre os docentes arquitetos e urbanistas do curso.

O Trabalho de Conclusão do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Francisco de Assis deverá envolver todos os procedimentos de uma investigação técnico-científica e de desenvolvimento projetual ao longo da realização do último ano do curso, sendo conduzido pelo plano das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso I, que será o período de realização de uma pesquisa teórico-prática com a finalidade de fundamentar o processo projetual a ser desenvolvido na próxima disciplina, Trabalho de Conclusão de Curso II, que, através de trabalhos gráficos, demonstrará todo o conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do curso.

As disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II fazem parte do processo de finalização da formação do discente do curso de Arquitetura e Urbanismo com a finalidade de reunir o conhecimento adquirido, através do desenvolvimento de um projeto de arquitetura e/ou urbanístico, paisagístico, de restauração, etc., sendo o tema, de livre escolha do aluno. As atividades exigidas no Trabalho de Conclusão I referem-se à parte teórica do processo, quais sejam: coleta de dados bibliográficos, documentais, compilação destes dados, interpretação, análise e síntese. O aluno aprovado na disciplina de TCC I dará continuidade ao trabalho referente à parte prática da disciplina em sequência denominada TCC II.

Através do trabalho de conclusão de curso o aluno irá demonstrar o domínio sobre os conhecimentos e habilidades adquiridos – atividades e atribuições – para o exercício profissional e para a consequente responsabilidade técnica e social dele decorrente.

O trabalho de conclusão de curso é o momento em que o aluno vai pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos, até então, nas disciplinas cursadas. Objetiva-se, com isto, verificar a destreza do aluno na reunião destes conhecimentos, num projeto de relativa complexidade e porte, entre os conceitos de inserção urbana, composição, caráter, linguagem, funcionalidade e tecnologia, bem como exercitar as possibilidades de formulação e solução arquitetônica através de seus aspectos gerais e amplos de conceituação, metodologia e materialidade.

Em síntese, ao longo de um ano, o aluno exercitará basicamente a simulação de uma problematização e de uma realidade de projeto enfocando todos os elementos, etapas e procedimentos que fazem parte da atividade projetual, levando em consideração a fase em que o aluno se encontra, ou seja, em vias de finalizar a sua formação acadêmica. Para cumprir com este propósito é de fundamental importância, para o sucesso das experiências a serem desenvolvidas, o domínio dos conteúdos apreendidos que servirão de base e repertório para o desenvolvimento do projeto.

Além disso, a verificação do pleno domínio dos meios de expressão será avaliada ao longo do processo de projeto, do desenho a mão livre ao desenho arquitetônico, passando pelas técnicas mais avançadas do uso da computação gráfica. Parte-se do princípio que o desenho está diretamente relacionado com a sua utilização, ou seja, a cada necessidade de expressão e comunicação, um tipo de desenho. O aluno deverá apresentar um trabalho gráfico específico para a representação das etapas do seu projeto e que seja compatível com o grau de exigência de expressão relacionada à complexidade do tema.

Os melhores trabalhos terão como sugestão encaminhamento ao Ópera Prima, Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

Clique em VER PERFIL e descubra se você se encaixa nesta profissão.

INTERESSADO NESTE CURSO?

Deixe seu nome e e-mail e receba um material que preparamos especialmente para você sanar suas dúvidas e decidir sua profissão de futuro!

Fale Conosco