egn-administrao

ADMINISTRAÇÃO

Conheça o Curso

Conheça o Curso

O curso superior de administração é a principal e mais completa formação que um executivo pode ter. Com duração de 8 semestres o bacharel de administração terá sua formação focada em desempenhar todas as funções inerentes ao funcionamento de uma empresa, especialmente voltado para a gestão de Marketing e de Finanças. O egresso estará apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio e de grande porte e também funções de executivo de instituições públicas.

O Curso de Administração teve seu Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 208 de 25 de junho 2020, D.O.U. nº 128, Seção 1, pág. 90 de 07 de Julho de 2020.

O profissional egresso do Curso de Ciências Administrativas da Faculdade São Francisco de Assis terá uma forte formação em administração Geral, com perfil de executivo de empresas, estando apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio e de grande porte.

O Curso de Ciências Administrativas da Faculdade São Francisco de Assis possibilitará que o futuro egresso desempenhe funções de executivo de instituições públicas e privadas. Além disso, o curso de graduação em Administração deverá fornecer condições para que o profissional tenha capacidade de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador, seguindo os parâmetros definidos pelas Diretrizes Curriculares do curso.

O futuro profissional de Administração formado pela Faculdade São Francisco de Assis deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • Um ponto de vista objetivo e independente.
  • Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias.
  • Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade.
  • Reconhecimento de que existe responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.

Assim, a Faculdade São Francisco de Assis buscará inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais. No projeto pedagógico do curso de Ciências Administrativas serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 8 semestres letivos e, no máximo em 7 anos.

Os programas das disciplinas de Ciências Administrativas da Faculdade São Francisco de Assis têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos administrativos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação do curso de Ciências Administrativas estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação administrativa para o futuro egresso da Faculdade São Francisco de Assis.

O curso de Ciências Administrativas da Faculdade São Francisco de Assis deverá possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais.
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável.

O egresso do curso de Ciências Administrativas da Faculdade São Francisco de Assis estará apto a desempenhar todas as funções inerentes a um executivo de empresas, especialmente voltado para a gestão de Marketing e Finanças.

A Faculdade São Francisco de Assis possui um programa próprio de bolsas de estudo, estas bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM mais a ficha socioeconômica, de forma que podem variar de 30% a 50%. Solicite a sua agora mesmo.

Atividades Complementares

Atividades Complementares

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Administração ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual em Editais e Manuais | Manuais

Coordenação

Coordenadora

Profa. Dra. Rebel Zambrano Machado
rebel@saofranciscodeassis.edu.br

Corpo Docente

Corpo Docente


Alexandre Alberto Werlang dos Santos
Graduação em ciências contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu (1995) e Graduação em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Mestre em Economia pela UFRGS (2013), é Advogado militante e Professor da Faculdade São Francisco de Assis – Unifin.

E-mail: alexandre@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6510735604172443


Alexandre Alves Fernandes
Possui graduação em Administração pela Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Especialização em Governança de TI pela Universidade Leonardo da Vinci (2017). Especialização em Controladoria e Finanças pela Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN, Mestre em Educação pela Universidade Evangélica do Paraguai.Tem experiência na área de Gestão e Consultoria de Informática. Atualmente é professor das Disciplinas de Empreendedorismo e de Gestão de Cooperativas e de Pequenas e Médias Empresas na Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN e consultor de TI na RAGIAL Tecnologia.

E-mail: alexandre.fernandes@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3977122278556271


Andréia Castiglia Fernandes
Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Evangelica Del Paraguay, com mestrado em Economia pela UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente é COORDENADORA do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade São Francisco de Assis – Unifin e PUBLICITÁRIA na LOOZ Assessoria em Comunicação e Marketing LTDA.

E-mailandreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira
Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

E-mailandres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental – Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

E-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Bruno Cecconi Fulginiti

Possui graduação em pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

E-mailbruno@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5903235985731493


Bruno Lima Rocha Beaklini

Cientista político, internacionalista e jornalista. Um dos pioneiros na formulação contemporânea do Estruturalismo de Matriz Libertária e, por consequência, da Teoria da Interdependência das Três Esferas (Ideologia-Economia-Politica). Possui graduação em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), e mestrado e doutorado em Ciência Política, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (respectivamente, em 2004 e 2009). É pesquisador em atividade, desenvolvendo trabalhos a respeito da crise financeira após 2008, com ênfase em economia política internacional. Também é membro do Grupo de Pesquisa Cepos, vinculado à Universidade Federal de Sergipe, e do Grupo de Pesquisa Emerge, do IACS, da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Ciência Política, Relações Internacionais e Comunicação Social, com ênfase em Pensamento Político-Estratégico Latino Americano, Geopolítica, Economia Política Internacional, Comunicação e Cultura, Política Internacional e Teoria da Radicalização Democrática (esta como teoria de médio alcance). Atua principalmente nos seguintes temas: política internacional (ênfase em zonas deflagradas e mundialização financeira) e análise estratégica em sentido pleno (estudos estratégicos), análise política, teoria democrática, formação política para movimentos populares, comunicação comunitária e popular, economia política da comunicação, cultura política e pensamento político latino-americano.

E-mail: brunorocha@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5961075139772118


Carlos Antonio Souza Villela

Pós-graduado em Direito do Tributário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Advogado, Administrador e Consultor Jurídico da Borba, Pause & Perin – Advogados, sociedade profissional especializada em consultoria de direito público aos Municípios do Rio Grande do Sul e outros Estados da Federação. Docente na Faculdade São Francisco de Assis, onde é professor titular das disciplinas de Direito Tributário, Processual Tributário, Empresarial, Societário e Falimentar. De 2013 a 2018 foi Instrutor da Escola Superior da Receita Federal do Brasil ? ESAF RS. Tem experiência nas áreas de Direito Público e Privado, com ênfase em Licitações e Contratos, Empresarial, Tributário, Trabalhista e Fiscal.

E-mail:carlosvillela@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes:http://lattes.cnpq.br/1151546807375571


Celina Nair Xavier Neta

É Bacharel em Letras Língua de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha dos Estudos Culturais em Educação. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob a orientação da Professora Doutora Rachel Sutton-Spence. Atuou como Professora dos Anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual e Municipal de São Leopoldo/RS. Foi professora e coordenadora pedagógica da Escola de Ensino Médio para Surdos Professora Lilia Mazeron. Coordenou o Serviço de Ajudas Técnicas da FADERS. Atualmente é Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisa na área de tradução, cultura e literatura surda.

E-mail: celina@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9011497710866665


Claudia Flores Pereira

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica ( 2001) e graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989). Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos temas: metodologias de ensino de língua adicional, aquisição da linguagem, livros didáticos e língua inglesa.

E-mail: claudia.pereira@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1156059856764265


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências – LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado – en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

E-mailedson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Elisiane Alves Fernandes

Doutoranda em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP. Mestre em Educação pela Universidad Evangélica del Paraguay – UEP (2017). Pós Graduada em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2019), Bacharel em Administração pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA (2011). Experiência em instituições de educação superior. Gestora da Informação e Secretária Geral Acadêmica na Faculdade São Francisco de Assis desde 2004.

E-mail: elisiane@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4796286598372455


Enaira Hoffmann de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atuou como professor na FSG – Faculdade da Serra Gaúcha e UNOCHAPECÓ – UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ com as disciplinas de Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, planejamento regional, paisagismo, sustentabilidade.

E-mail: enaira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1901855160276669


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

E-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Eva Seloi Santos Sarmento

Possui Mestrado Profissional em Gestão e Negócios pela UNISINOS; graduada em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela FEEVALE . Tem experiencia na área estratégica de gestão de pessoas da CAIXA. Foi gestora de diversas unidades da CAIXA. É Instrutora Estratégica da Universidade Corporativa da CAIXA atuando em diversas ações educacionais. Certificada pela Franklin Covey para mediar o Curso os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes para os líderes da CAIXA. Experiência de 3 anos na coordenação do Plano de Saúde CAIXA (Auto-Gestão) no estado do Rio Grande do Sul. Atua como Professora Convidada no MBA em Gestão Estratégica de Negócios módulo Gestão Contemporânea de Pessoas e Gestão da Mudança na UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), também é professora na Universidade São Francisco de Assis – UNIFIN – no Curso de Administração de Empresas nas disciplinas de Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão do Terceiro Setor. Atuou como professora convidada na pós-graduação em Gestão de Pessoas no CNEC Farroupilha em gestão do Clima e Cultura Organizacional. Desenvolve e atua em disciplinas EAD para cursos de pós-graduação. Possui experiência na condução de oficinas de Design Thinking. Gosta de tudo que diz respeito ao desenvolvimento de pessoas.

E-mail: eva@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2595579836697922


Fernando Florentino da Silva

Mestre em Economia com ênfase em Controladoria pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),(2015). Graduado em Ciências Contábeis pela União das Faculdade Integradas de Negócios – UNIFIN, (2010). Especialização em Finanças e Gestão Empresarial pela UNIFIN, (2012) e Especialização em MBE CONTROLADORIA (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis e profissional da área contábil. Atuando também como Supervisor de estágios na área contábil pela Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN.

E-mailfernando@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9470766377155122


Flávio Henriques Fulginiti

Possui graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1987). Atualmente é Diretor-Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul e professor da Falculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre/RS.

E-mailflavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3344391681870146


Frederike Monika Budiner Mette

Pós-Doutoranda pelo PMDGI PELA ESPM/SP, Doutora em Administração pela UNISINOS, com doutorado sanduíche pela University of Oxford (2015), Mestre pela Escola de Administração (PPGA/UFRGS), especialista em Economia e Finanças pelo PPGE/UFRGS e Graduada em Ciências Atuariais pela UFRGS. Professora do núcleo de estudos em marketing da ESPM Sul desde 2009, e coordenadora da área de finanças, leciona nos cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda, Design, Administração, Jornalismo e Relações Internacionais, e na Pós Graduação. Leciona também na Unifin desde 2009 no curso de Administração, para a disciplina de Mercado de capitais. Professora de pós-graduação (MBA) na Uniritter e Senac SC. Atualmente é pesquisadora nas áreas de Psicologia Econômica, Comportamento do Consumidor Endividado, Educação Financeira e Finanças Comportamentais.

E-mail: frederike@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0047650124992883


Gilberto de Oliveira Kloeckener

É Ph.D. em Finanças pela The London School Of Economics And Political Science (1992). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976), graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986). Tem experiência na área de Mercado de Capitais, Investimentos e Finanças Corporativas, lecionando nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. Atua principalmente em gestão de riscos para instituições financeiras, análise e gestão de investimentos e métodos quantitativos aplicados a finanças.

E-mailgilberto@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2401656673887128

 


Jonny Werlang Berger

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Economia pela UFRGS. Assessor Jurídico no Ministério Público do Rio Grande do Sul, com atuação na Procuradoria Cível, atualmente na área de Direito Público. Professor da Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) nos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, nas disciplinas de Legislação Social, Direito do Trabalho I e II.

E-mail: jonny@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3440665286304782


José Luiz dos Santos

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1990.

E-mail: joseluiz@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/6963651508281563


José Mário Matsumura Gomes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é sócio consultor – Integral Consultoria Empresatial Ltda., coordenador de curso e professor da Faculdade São Francisco de Assis. É autor de livros de graduação publicados pela Editora Atlas.

E-mail: josemario@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5372843988268074


Luciana Bernadete de Oliveira

Possui Graduação em Ciências Políticas e Econômicas, Especialista em Administração Financeira e Mestre em desenvolvimento Econômico Regional. Atua nas modalidades presencial e à distância tanto na graduação quanto na pós graduação. Experiência nas áreas de Economia e Administração Atualmente está ligada como docente às Faculdades Integradas São Judas Tadeu – FISJT, aos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis e pós graduação em Marketing e Gestão de Negócios, na mesma instituição. Orienta trabalhos de conclusão de cursos nas áreas citadas na graduação e pós-graduação e iniciação científica. As disciplinas foco são: Economia, Macroeconomia, Conjuntura Econômica,Jogos de Empresas (Simulador Bernard), Gestão Pública,Gestão de Parcerias, Estatística, Métodos Quantitativos, Políticas Empresariais,Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Elaboração de Planos de Negócios. Revisora dos materiais produzidos pelos Professores da SAGAH – Soluções Educacionais, nas áreas de Gestão Pública , Administração e Economia. UNISINOS ministra a disciplina de Gestão de Financeira de Projetos no curso de Educação Corporativa. Premio CORECON/BRDE – primeiro lugar pela escolha do tema e pela pesquisa elaborada na Dissertação de Mestrado: Produção de Tabaco e Policultura:um estudo comparativo nos três estados do Sul do Brasil. Professora com Menção Honrosa em orientações de trabalhos de conclusão de curso nas Faculdades Integradas São judas Tadeu (2018).

E-mail: luciana@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2354742515352596


Lydianne Cristina Klein da Silva

Possui graduação em Ciências Contábeis pelo União das Faculdades Integradas de Negócios(2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis.

E-mail: lydiane@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3350702957900015


Marcelo Santos Nunes

Possui Mestrado Em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização Em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997 e Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1990.

E-mail: nunes@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4085915047597842


Marta Regina Oaigen Trindade

Possui graduação em LICENCIATURA EM CIENCIAS – HABILITAÇAO: MATEMÁTICA pela Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação LATO SENSU, Especialização em NOVAS TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Atualmente é professor titular – SECRETARIA DE EDUCAÇAO atuando na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MEDIO PROFESSOR SARMENTO LEITE. Atuou como professora do Ensino Fundamental na escola Normal Imaculada Conceição, Cachoeira do Sul, no período de 1973 até 1977. Em São Paulo, capital, no período de 1986 até 19991, no Instituto de Ensino Tabajara, atual Faculdade Ítalobrasileira. Atuou como Professora de Matemática e Técnica em educação na FEBEM no período de 1980 até 1986. Aprovada em Concurso Público para o Magistério estadual do RS em 1978. Aposentada na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Atualmente lecionando na UNIFIN – Faculdade São Francisco de Assis como professora titular da disciplina de Matemática Avançada I.

E-mail: marta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9680130578490736


Nereu Batista Viegas

Mestre em Administração, Unisinos. Especialização em Engenharia de Produção, UFRGS. Especialização em Marketing, ESPM, e graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é Professor do curso de Administração da Faculdade São Francisco-Unifin.

E-mail: nereu@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0032452198448123


Nilson Perinazzo Machado

Doutor em Educação, pela Universidad Evangelica del Paraguay. Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS, RS, pós-graduado em Finanças pela PUC, RS e graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre, onde também é pesquisador de contabilidade nas áreas de Controladoria e Teoria da Contabilidade. É professor visitante em cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Diretor da Integral Consultoria Empresarial Ltda, onde atua como consultor de empresas na área de planejamento estratégico, orçamento e finanças corporativas.

E-mail: nperinazzo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2711281840591733


Oly Azevedo Neto

Mestre em Administração pela UNISINOS, graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2003) e pós-graduação em formação pedagógica de docentes. Atualmente é CFO da empresa CM.Brasil, professor de matemática financeira aplicada, administração financeira I e II na Faculdade São Francisco de Assis, na Faculdade Brasileira de Tributação e na FADERGS para a pós graduação. Tem experiência na área de Administração financeira, análise e gestão de custos, matemática financeira, contabilidade e empreendedorismo.

E-mail: oly@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9701531340409666


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis – UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi – ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

E-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Patrícia Ullmann Palermo

Patrícia Ullmann Palermo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis – Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista-chefe da Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.

E-mail: patipalermo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Paulo Roberto Pinheiro

Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização em Contabilidade – Custos e Orçamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1989 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1983.

E-mail: p.pinheiro@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3188286546713996


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

E-mailrebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo latteshttp://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Rosângela Sassi Matsumura Gomes

Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Especialização – Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (2002). Especialização em andamento no curso de Filosofia e ética politica. Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia.

E-mail: rosangela@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2566988001342860


Simone Echevest

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Mestrado em Administração- ênfase Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professora das instituições de ensino superior ULBRA e UNIFIN é Coordenadora de Educação Continuada – Pós-graduação EAD da ULBRA. Tem experiência na área de pesquisa mercadológica e assessoria Estatística, sua atual linha de pesquisa e publicações é na área de Educação Estatística e Educação a Distância. 

E-mail: simone@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9500539054666071


Estágio Curicular

Estágio Curricular

O Estágio Curricular é obrigatório e faz parte da Grade Curricular do Curso de Administração e do Curso de Ciências Contábeis.

No curso de Administração o Estágio é dividido em Estágio I, Estágio II, Estágio III e Estágio IV cada um com 80 horas-relógio, os estágios são na áreas de Produção, Finanças, Marketing e Recursos Humanos.

No Curso de Ciências Contábeis o Estágio é dividido em Estágio em Contabilidade I, Estágio em Contabilidade II, Estágio em Contabilidade III e Estágio em Contabilidade IV cada um com 80 horas-relógio.

Segundo a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.
As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. O estágio, tanto obrigatório quanto não-obrigatório, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o da Lei 11.788/2008 e por menção de aprovação final. O descumprimento de qualquer dos incisos da Lei ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A realização de estágios, nos termos da Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável. As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Essas considerações fazem com que o estágio seja analisado como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96 (LDB), contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Outro ponto de destaque é a diversidade das oportunidades de estágio, ou seja, são oferecidas, por empresas e entidades afins, nas mais diversas áreas de formação, o que garante uma grande abrangência para a qualificação dos mais diversos profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. Essa inserção do estudante em um ambiente real de trabalho busca adequá-lo às exigências do mercado, familiarizando-o com o contexto empresarial e suas atividades na sua futura profissão. Assim, o estágio funciona como formador de Recursos Humanos para as empresas e outras instituições, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento contínuo. Mais do que formar Recursos Humanos, o estágio busca a formação de Talentos, que serão a base para o desenvolvimento dos futuros líderes do país. Todavia, para que tudo isto seja possível, o estágio deve ocorrer na área de formação do aluno, sendo adequado ao semestre que se está cursando, permitindo uma atuação prática na área de sua futura formação. Outro fator importante neste aspecto é que todas as partes envolvidas devem buscar a promoção de um estágio de qualidade, tendo cada um, desta maneira, responsabilidades específicas.

Há muita confusão sobre a nomenclatura utilizada na área de estágio. Fala-se, erroneamente, de estágio curricular e não-curricular ou de estágio formal e informal. Esses conceitos não condizem com a realidade, uma vez que, sendo o estágio uma forma de completar a educação do estudante, ele deve proporcionar aprendizagem ao aluno na sua área de formação, tendo que ser curricular e formal. Assim, o que existe é o estágio curricular obrigatório, que está previsto na grade de matérias do curso de formação do aluno, e o estágio curricular não obrigatório, que não conta créditos para a formação do aluno, mas que possui uma grande importância para a sua formação. Observação: Não existe Estágio Extra Curricular, pois todo estágio precisa estar condizente com a realidade do curso ao qual o estudante está vinculado.

Formaturas

Formatura

Manual de Colação de Grau 2017


VIGÉSIMA TERCEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2018

FORMANDOS: Camila Barcelos Bitencourt, Carolyne Santos De Carvalho, Diego Antunes Fagundes, Eduardo Fernandes Dornelles, Jordana Portilho, Julia Da Rocha, Kelly Patricia Da Silva Ferrao, Luana Oliveira Lopes, Marcia Bez Cardoso, Marcio Rebollo Ribas, Marcos Roberto De Campos, Mariane Da Silva Rocha, Mateus Luis De Bem Paulo, Priscila Rodrigues De Souza, Rodrigo Mattos Oliveira, Ruan Vitello Dos Santos, Thayna Aparecida Pires Da Silva, Vanessa Nobre Maciel, Vinicius Da Silva Rodrigues.


VIGÉSIMA SEGUNDA FORMATURA – 1º semestre de 2018

FORMANDOS: Adriane Denise Junges, Ana Lucia Szortyka Oses, Andreia Lacerda Dos Santos, Dyhonattam Poersch De Oliveira Granja, Fabiola Florence Ermel, Francely Andrades Waszak, Jean Paulo Flores Cunha, Kassiano Araujo Souza, Matheus Luz Ribas, Valéria Antochevis Simões.


VIGÉSIMA PRIMEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2017

A Cerimônia foi realizada dia 23/03/2018 às 20h no Salão de Atos da PUCRS.

FORMANDOS: Alessandra Freitas Machado, Aline Flores De Carli, Amanda Severo Avila, Franciele Boeira Terres, Guilherme Silva Dos Santos, Josiane Duarte Claros, Leonel Do Canto Muhl, Patricia Caldas Da Silva, Silvio Campani Donazar, Thiago Ferrari De Avila.


VIGÉSIMA FORMATURA – 1º semestre de 2017

A Cerimônia foi realizada dia 10/11/2017 às 20h no Salão de Atos da PUCRS

FORMANDOS: Elizama Olga Gallivar, Felipe Farias de Campos, Ketlen da Silva Machado, Lucas Wanderley Bittencourt, Mare Lubia Alves Carvalho, Matheus Lummertz, Patricia Conceição Garcia de Lima, Priscila de Vargas Brum, Ricardo Brandão Campelo, Ronaldo dos Santos Cruz, Viviane Pires Martins.


DÉCIMA NONA FORMATURA – 2º semestre de 2016

A Cerimônia foi realizada dia 11/03/2017 às 19h no Salão de Atos da PUCRS

FORMANDOS: Aline Vogt, Altemar Luiz Nunes, Anderson Luiz Garnize, Bruna Zanatta de Oliveira, Celso Dias Pantoja, Cintia Roseli Cardoso Erdmann, Daiane Ferraz, Daniela Ziani Scherer, Diego De Andrade Xavier, Douglas Eberhardt Cardoso, Edmilson Oliveira Prestes, Elizete Cleci Spelier, Gisele Felix da Fontoura, Jaqueline de Campos Barbosa, Juliana dos Santos Kohl, Juliana Rosa da Silva, Lucas Campos de Vargas, Luciano Lisboa, Luis Henrique Garcia da Costa Junior, Mariana Caurio da Silva, Marla Varlene dos Reis Ledvinka, Paula Ourique, Robson Silva da Silveira, Rogerio Pacheco da Costa, Ruan Rosado Noms, Valdano Antônio Pruinelli, Vinicius de Almeida, Vinnicius Machado Moreira, Waldomiro Inacio de Souza Junior.


DÉCIMA OITAVA FORMATURA – 1º semestre de 2016

A Cerimônia foi realizada dia 05/11/2016 às 19h no Salão de Atos da PUCRS

FORMANDOS: Alberto Lottermann Junior, Bibiane Pinto da Silva, Bruno Nunes Pereira, Carolina Bagatini de Azevedo, Cássia Oliveira da Silva, Christiane Vezzaro, Daiana da Costa Fagundes, Daniele Ferrari Pedroso, Fernanda Martins Pereira Viegas, Jeiza Barros Pohlmann, João Antônio Santos da Rosa, Jonathan Lopes Gonçalves, Lisiane Maria Canez Drower Miranda, Michel da Rosa Alves, Tamara Oliveira, Vanessa Oliveira dos Santos.


DÉCIMA SÉTIMA FORMATURA – 2º semestre de 2015

A Cerimônia foi realizada dia 02/04/2016 às 19h o Salão de Atos da PUCRS.

FORMANDOS: Alessandra da Cruz Silva, Alexandre Alves Fernandes, Anderson Aparecido de Farias, Annahy Pacheco Pedroso, Ana Rosária Fallavena, Eduardo Mezetti Vieira, Luis Fernando da Silva Lopes, Marcelo Antunes dos Santos, Matheus dos Santos Corrêa e Roberta Silva da Silva.


DÉCIMA SEXTA FORMATURA – 1º semestre de 2015

A Cerimônia foi realizada em 29/08/2015 às 19h na FIERGS

FORMANDOS: Alex de Campos Rodrigues; Alexandre Silva Flores; Ana Paula de Souza e Silva, André Augusto Antunes da Silva, Bruna Mesquita de Aguiar, Bruna Oliveira Fussiger, Caroline Portel Fiorenza, Cristina Janet Puhl Machado, Débora Muniz de Oliveira, Diane Aparecida de Souza, Élcuris Rangrab, Emilia da Costa Oliveira, Everton Muzykant Pereira, Fabiano Amaro de Freitas Tamborindeguy, Felipe Evangelista Rocha, Filipe Argenta Sodré, Guilherme Francisco Correia, Ivolmar Moura de Moraes, Janes Escouto dos Passos, João Batista Vargas de Araujo, Junior da Silva Gusmão, Lisandro Luis Reinheimer Silva, Luana Braga Homem, Maria Angelica Tavares Muler, Maristela Papke, Mark Jonatham Cordova Pinheiro, Nutiele Cardoso Freitas, Priscila Labatut Lague, Rafael da Silva, Rodrigo Azevedo Joaquim, Rodrigo da Silva Bock, Wagner Aires da Costa, William Conceição Neuberger e Yuri Frydrych.


DÉCIMA QUINTA FORMATURA – 2º semestre de 2014

A Cerimônia foi realizada em 14/03/2015 no salão de Atos da PUCRS.

FORMANDOS: Alexandre De Oliveira Ziero, Andressa Hardt Saccol, Andreza Bandeira Dos Santos, Caroline Dall Ago, Clovis Mello Lopes Junior, Diego De Castro Dias, Elvis Alessandro Gaier, Fabiane De Souza Drumm, Fernanda Inácio Da Silva Nunes, Gabriel Antunes Dias, Jeferson Luiz Costa Da Costa, Jessica Grace Tonetto, José Luíz Ribeiro, Juliano Schuck Neis, Leticia Zago Lima, Luciano Da Silva, Maiara Santos Schallenberger, Márcio Da Silva Schneider, Marcio Emer Braga, Matheus Grassotti Scouto, Priscila Reks, Raquel Dos Santos Grando, Scheila Monteiro Cardoso, Sergio Roberto Avila Da Silva, Sidnei Barbosa Dos Santos Junior, Suzi Batista Castilhos, Tainah Signoretti, Thiago Meira Seniw, Tiago Pozzebon, Ulpiano Henrique Valle Gottlieb e Vagner Nascimento Robaski.


DÉCIMA QUARTA FORMATURA – 1º semestre de 2014

A Cerimônia foi realizada em 25/10/2014 no salão de Atos da PUCRS.

FORMANDOS: Ana Maria Kissler, Anderson Alves, Atricia Bez Cardoso, Bruna Felix Schimitt, Bruno Pereira Rosa, Clarisse Schossler Dos Santos Gomes, Cristiane Julie Byk, Daniel Preissler De Almeida, Daniel Segala, Denise Cattani Grendene, Derek, Datria Dornelles, Diego Padilha Franco, Edison Tentardini, Edson Manica, Edson Oliveira Dos Santos, Eduardo Jari Gonçalves Almeida, Everson Pereira Da Silva, Fabiano Soares, Fabiano Vargas Muller, Fabio Mattoso Padilha, Fernanda Fagundes Tavares, Franco Viana Cuadrado, Henry Luis Dos Santos Ribeiro, João Avelino Marson Padoan, João Cezar Marques Pereira Jnunior, José Newton Coelho Junior, Josiane Da Silva Maria, Josiane Michele Bueno, Julcilea Colombo Bersagui, Karen Cristina Fritzen, Karine Andrade Martha, Kenia Dos Santos, Leandro Moraes Soares, Leonardo Lague Bachernitsan, Luize Pereira, Marina Zambonin Teixeira, Michele De Lima Almeida, Olavo Luiz Pinheiro Lima, Pâmela Oliveira Da Silva, Patricia Fraga Barreto, Paulo Bianchini, Priscila Cardoso Bastos, Rafael Oliveira Devos, Rodrigo Pellegrin, Rudinei Vieira, Suelen Machado Dos Santos, Tatiana Fraporti De Almeida Pereira, Tatiane Dos Reis Souza, Tiago Palaver Lopes, Wagner Rosales Pinto e Waleska Widomski.


DÉCIMA TERCEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2013

A Cerimônia foi realizada em 15/03/2014 às 19h na FIERGS

FORMANDOS: Alexandre Francisco Bitencourt Marques, André Brasil Gomes, André Luis Antunes Do Canto, Anna Carolina Biacchi Castiglia, Camila Kubiaki Pereira, Candida Deloss Barbieri, Carine Zanini Da Rosa, Celso Hepper Ferreira, Claudia Passos Waszak, Clédison Feil Dos Santos, Dagner Da Silva Lopes, Dalvana Matos Do Prado Dias, Daniel Freitas Viegas, Daniela Dos Santos Morais, Édison Machado Lyra, Fabio Luciano Silveira Dos Santos, Fabrícia Chagas De Oliveira, Fernanda Ribeiro Polanczik, Jairo Luis De Lima Da Silva, Jaqueline Morais Trescatro, Jefferson Luis Corrêa Da Silva, Jose Luiz Colling Duarte, Juliana Zechin Da Silva, Juliano Oliveira Da Silva, Karine Gustafson Lopes, Kelen Alves Jaques, Letiane Klein, Lisandra Morales Da Cunha, Luana Da Rocha Corrêa, Lucas Jacinto, Marcelo Matias Goulart, Marilia Lima Belo, Mauricio Da Silva Dias, Otávio Da Costa Pinto, Rafael Da Silva, Rafael Mazon Pires, Renata Pires Monteiro, Ricardo Reis, Rodrigo Mezari Chesini, Rodrigo Nachtigall Moreira, Silvana Fraga Da Silva, Silvia Leticia Ivo Rodrigues Carabotta, Teane Gonçalves Machado, Thiago Rivelino Hochnadel Machado, Thielle Hillig, Tiago Deport Xavier e Zelia Oliveira Bunilha.


DÉCIMA SEGUNDA FORMATURA – 1º semestre de 2013

A Cerimônia foi realizada em 05/10/2013 às 19h no Teatro da UFRGS

FORMANDOS: Adilson Cemin, Alex Nunes Anele, Aline Salete Ramos Scheibler, Andre Luiz Schunke, Carlos Cristiano Porfirio, Cleber Müller Thomazi Costa, Dirlene Teresinha De Souza Nascimento, Elianderson Luis Gaspar Silva, Elisete Ribeiro Gonzales, Fernanda Molina Da Silva, Gabriela Veronese Pereira, Jane Comunelo, João Paulo Kussler, Joceane Leticia Kehl, Joice Do Carmo Morossimo, Juarez Costa Da Luz, Kelen Da Silva Machado, Marcelly Rossato Guedes, Marcelo Monteiro Claro, Maria Beatriz Rodrigues De Abreu, Marlei Eckert, Mayara Mota Pivatto Jurkfitz, Michele Bilhalva Da Silva, Muriel Vianna Nunes, Patrícia Paim Rocha, Paulo Roberto Zanini Rodrigues, Priscila Pereira Michelon, Rafael Da Silva, Raquel Marques Nunes, Regis Cristiano Silva De Figueirôa, Sérgio Lopes Peres, Sérgio Renato De Bastos Lima, Simone Masson, Simone Palma Machado, Thiago De Assis Godoi, Vinícius De Alexandria Bonilha e Wagner Justo Lorenzão.


DÉCIMA PRIMEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2012
A Cerimônia foi realizada em 09/03/2013 às 19h no Teatro do Sesi – FIERGS

FORMANDOS: Adriano Silveira dos Santos, Alex Sandro Cunha dos Santos, Ana Cristina de Souza Nascimento, Andrieli Cardoso Pereira, Angelo Silva dos Santos, Batista Silvino Rodrigues Filho, Bianca Fernandes Pereira, Bruna Pedroso Leopoldo, Camila Barbosa Oliveira, Cintia da Silva Miranda, Claudia Helena Berta dos Santos, Daiane Nascimento da Silva, Daniel Santos Ribeiro, Diandra Marques Santoni, Elisandra Silva da Silva, Emerson Silva dos Santos, Everton da Silva Ibaldo Júnior, Gustavo Teixeira Velho, Ivanir Ribeiro Machado, Ivone Bitencourt Lopes, Janaina Tamara Leandro, Janilce de Matos Farias, Joyce Costa, Juliana Prati Astiazara Natorf, Katiane de Freitas Moraes Amaral, Katiúscia Rodrigues de Freitas, Kelen Cristina Mattos dos Santos, Lucas Balbão da Silva, Marcelo Silva dos Santos, Maria Claudia Contino, Maycon Klein, Micheli Maysa Höhn, Mirlayne Regina Borba Cunha, Priscila Brunetto Tedesco, Priscila Fernandes, Quélen Cristina Araújo Barcellar, Roberto Oleques Padilha e Sabrina da Silva Bock.


DÉCIMA FORMATURA – 1º semestre de 2012
A Cerimônia foi realizada em 25/08/2012 às 19h na Sogipa

FORMANDOS: Adriele Schtscherbyna, Amanda Flores Barros, Andre Dittge Mendes, Caoma da Rosa Rodrigues, Carlos Alberto da Mota Nery Júnior, Carlos Roberto Teixeira de Freitas, Claudio Batista Rodrigues de Souza, Christian Luis Balbino de Oliveira, Cristiana Londero Ribeiro, Diandra Marques Santoni, Elizange Cristina Brandini Possan, Everton Correa, Israel Umann de Brum, Ivana Fátima Mantovani, Jessica Teixeira de Moraes, Luis Marcelo Asp Donati, Mara Lise Terres Santana, Marcia Couto Pereira, Marcio Santos de Oliveira, Maria Luisa Doebber Simões, Priscila Vitoria, Roger Luís Eibel Ames, Suzana Maciel da Silva e Valdoir Laguna Martins.


NONA FORMATURA – 2º semestre de 2011

A Cerimônia foi realizada em 07/01/2012 às 19h no Teatro do Bourbon Country

FORMANDOS: Aldair Nunes Pires, Alexandre Martins de Oliveira, Amanda Andrieux de Souza, Carina Leal, Carlo Alexsandro Ribeiro Soares, Clemir Fedele Lumi Júnior, Daiane Costa Alcante, Daiane Regina Pinzon, Daniel Augusto Natorf, Débora Ferrari Ribeiro, Diego Fernando Müller, Eliane Beatriz Weide da Silva, Felipe Weizenmann, Fernanda de Andrade, Fernanda Felini, Fernanda Werlang, Fernando Knevitz Weber, Gabriel Corrêa Diniz, Gabriela Brito, Giovana Cosme Pereira, Juliana dos Santos Menezes, Junior da Conceição Santiago, Kádhija Mello de Abreu, Kelen Lago, Letícia Vargas dos Santos, Marcio Azevedo Pereira, Marcos José Steffens, Michele Regina D´Ávila Marques, Michelle Vargas Borges, Patrick Severo, Paulo Fernando Moreira Juchtechchen, Roberto Stein Ferreira, Ronaldo Celestre Mandelli Junior, Viviane Gomes de Borba e Zelandia Salete Matana.


OITAVA FORMATURA – 1º semestre de 2011
A Cerimônia foi realizada em 03/09/2011 às 19h no Salão de Atos da PUCRS

FORMANDOS: Adriana dos Santos de Paula, Aldo Sandro Stropper Dias, Alex Sandro Pereira, Anelize Ril de Oliveira da Silva, Bruno Baccin da Silva, Carlos André Bastos Rodrigues, Clodomiro Henrique da Silva Júnior, Cristian da Silva Cardones, Daniela Sberse Gomes, Eduardo Henrique de Franceschi, Grace Oliveira da Rosa, Heider Rodrigues de Lima, Jordana Pedruzzi, Karen Camila Mattos dos Santos, Kátia Abdala Lorenz, Leandro Pacheco Serafina, Luana da Costa Quadros Silveira, Marcelle de Oliveira Ribeiro, Fagner Romeu Oliveira de Abreu, Mauricio Marcelo Marciel Costa, Maitê da Silva Medeiros, Márcio Colombo Coelho, Nanci Eveline Lagemann Mattoso, Ocleidi Paz da Silva, Rafael Fabião da SilvaRafael Teles Rocha, Roberta Lucene Censi Lopes, Sabrina Leal, Simoni Caseres Gowert, Soeli de Fátima Monteiro, Tatiane Nascimento Cerra e Tiago Silva Pinto.


SÉTIMA FORMATURA – 2º semestre de 2010

A Cerimônia foi realizada em 26/03/2011 às 19h e 30min no Salão de Atos da PUCRS

FORMANDOS: Alessandra de Lima Danielli, Carlos Roberto da Silva Xavier, Clovis Renato Oliveira Junior, Eliane Rodrigues Krüger, Evandro Rosa de Jesus, Isabel Cristina Medrado Oliveira, Leiticia de Assis Bierhals, Luciano Maciel Lunardi, Luis Eduardo Ferreira Lemos, Patricia Regina Silveira Dutra, Priscila Magda Vitorarri Rühle, Priscila Ferreira da Silva de Souza, Rodrigo Cordeiro Marques, Roseli da Silva Vieira, Rosimary Antunes da Silva, Tatiana Miranda Soares, Tiago de Oliveira Tonin, Tiago Machado Rodrigues e Vanessa Daniela Fontoura Morais.


SEXTA FORMATURA – 1º semestre de 2010
A Cerimônia foi realizada em 04/09/2010 às 19h no Salão de Atos da PUCRS

FORMANDOS: Alexandre Ferreira Rodrigues, Alice Kensy, Andréa Martins Jardim, Cinara Pecker Fraga, Elaine Cristina Bezerra Alves, Fernanda de Oliveira Landeira, Fernando Silveira Ferreira, Israel Schaidhauer Dias, Jussara Silva de Almeida, Lauro Lopes de Abreu Junior, Maria do Carmo dos Santos Dambroz, Renan Paz de Assis, Rodrigo Santos da Silva, Samuel Barreto Sautier, Sergio Elisandro Dorneles de Souza e Simone Matos de Oliveira.


QUINTA FORMATURA – 2º semestre de 2009
A Cerimônia foi realizada em 08/01/2010 às 20h30min no Teatro da AMRIGS

FORMANDOS: Alan Rafael Pinheiro, Alessandro Carvalho Greczka, Biliene Vidal Heydt, César Felipe Brodt Perrenoud, Cleber Passos da Silva, Cristiane Raquel Kist, Fátima Leonora da Siqueira Monteiro, Giliane de Souza Seixas Schinoff, Ivanize Cristina Martins de Ramos, Jacqueline Martins da Costa, Juliana da Silva Bitencourt, Karina Cristina Freitas, Luis Fernando Pereira Peres, Marcelo da Silva Rodrigues, Marconi de Souza Cambraia, Marta Helena Negreiros, Tânia Isabel Silva e Tatiane Nunes Mello Cambraia.


QUARTA FORMATURA – 1º semestre de 2009
A Cerimônia foi realizada em 05/09/2009 às 20h no Teatro da AMRIGS

FORMANDOS: Adriano Machado Rodrigues, Amália Cibele de Oliveira Teixeira, Andrisa Ferrugem de Fraga, Cássio Lopes Hainzenreder, Cássia Maciel de Souza, Cláudia Maria Barboza Lacerda, Fábio Batista Kulczynski, Gilvânia Lütkemeyer, Israel Mensor da Veiga,  Joelma Schaidhauer Dias,  Kellen da Silveira França e Marciano Carniel.


TERCEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2008
A Cerimônia foi realizada em 09/01/2009 às 20h no Clube Farrapos

FORMANDOS: Carina Galves Crivella, Carla Beatriz Teixeira Carvalho, Carlos Henrique Martini, Cheila Munitor Amador, Cristiano Carpes, Fernanda Segabinazzi Medeiros, Jaqueline Prusch Züge Lutz, Jeisa Machado Rocha, Jenifer de Oliveira Santos, Juliane Machado Louzada, Maria Cristina Teixeira da Silva, Regina de Souza Neto e Vanessa dos Santos Gonçalves.


PRIMEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2007

A Cerimônia foi realizada em 12/01/2008 às 20h no Auditório da Faculdade São Francisco de Assis

FORMANDOS: Cíntia Teixeira Cavalcanti, Claunir Luiz Germiniani, Luciano Steffens Bay, Marco Antonio Lummertz, Marcos Vinicius Pisoni Barcellos, Marcos Vinicius Silva da Silveira e Margareth Treichel Gluger.


Grade Horária das Disciplinas
Investimento

Investimento

Curso de Administração tem carga-horária de 3.104 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 18h58min às 22h42min, com oficinas de estudo (aulas de reforço) facultativas aos sábados.

Encargos Educacionais Graduação 2020

O número mínimo de créditos a cursar é 8 (2 disciplinas) desde o 1º semestre do curso.

* Tabela de valores líquidos já considerando a bolsa FSFA de 32,40% para alunos novos, rematrícula consultar valores pelo portal do aluno.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

  

Monitoria

Manual da Monitoria

Acesse o Manual de Monitoria

Projeto Pedagógico
Selo Guia do Estudante
selo-adm-2017
Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I –    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II –   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse o Template para Digitação do Trabalho de Conclusão

INTERESSADO NESTE CURSO?

Deixe seu nome e e-mail e receba um material que preparamos especialmente para você sanar suas dúvidas e decidir sua profissão de futuro!

Fale Conosco