Avaliação Institucional

Comissão Própria de Avaliação - CPA

Membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA:

Prof. Dr. Edson Roberto Oaigen – Presidente
Profa. Dra. Andréia Castiglia Fernandes – Representante Docente
Dr. Mauricio Aristóteles Freitas – Representante dos Egressos
Mestre Janaína Fiorenzano de Araújo – Representante do Corpo Discente
Mestre Elisiane Alves Fernandes – Representante do Corpo Técnico-Administrativo
Prof. Dr. Marco Antonio dos Santos Martins – Representante da Sociedade Civil Organizada

A Faculdade São Francisco de Assis, através de sua Comissão Própria de Avaliação, desenvolveu seu projeto de avaliação institucional buscando conhecer seu estágio de desenvolvimento acadêmico e o nível de atingimento de suas metas institucionais.

O processo de avaliação deverá contar com a participação de todos os segmentos internos e externos envolvidos com a instituição, bem como com a participação dos membros da Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A operacionalização deverá buscar um diagnóstico da realidade da instituição, considerando os vários players envolvidos na atividade educacional. Assim, serão buscadas, através da implementação de ferramentas de avaliação, formas de traçar um diagnóstico institucional, identificando as atuais necessidades específicas de cada segmento da instituição e de sua comunidade em geral, buscando formas para, a partir desse diagnóstico, implementar soluções para a adequação aos anseios da sociedade.

Para análise dos resultados obtidos através dos instrumentos de coleta de dados, serão utilizados instrumentos de análise fundamentados em técnicas qualitativas e quantitativas para dar consistência ao diagnóstico.

Percebe-se que a latente necessidade de se criar sistemas educacionais com uma acessibilidade maior da população importa uma reeducação no que concerne as concepções de qualidade das instituições de ensino, através de projetos de avaliação interna e externa onde se busque a excelência do conhecimento.

Nesse diapasão foi constituído, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior- SINAES, instituído pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação superior. Tal sistema é formatado na relação de 5 (cinco) princípios basilares:

  • Responsabilidade social com a qualidade da educação superior.
  • Reconhecimento da diversidade do sistema.
  • Respeito à identidade, à missão e à história das instituições.
  • Globalidade, isto é, compreensão de que a instituição deve ser avaliada a partir de um conjunto significativo de indicadores de qualidade, vistos em sua relação orgânica e não de forma isolada.
  • Continuidade do processo avaliativo.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, dimensiona o processo de avaliação em 3 (três) grandes etapas:

  • Preparação.
  • Desenvolvimento.
  • Consolidação.

O processo de Autoavaliação da Faculdade São Francisco de Assis, nasce simultaneamente com a Instituição. Esse processo de avaliação permitirá aos membros da direção, mantenedora, corpo discente e sociedade civil, visualizar os pontos fortes e fracos da IES e a partir dessas constatações, objetivar ações concretas de melhorias.

Missão da Instituição

Oferecer ensino de nível superior com qualidade, com um modelo de gestão democrático e compartilhado com todos os segmentos da comunidade acadêmica, buscando a continuidade da IES e o aprimoramento constante do processo de formação científica.

Missão da Comissão Permanente de Avaliação – CPA

Assegurar e desenvolver um mecanismo de avaliação que integre a comunidade acadêmica, de modo que se instale na Faculdade São Francisco de Assis uma cultura de avaliação, capaz de converter-se em um processo de auto-conhecimento.

Breve Histórico da Faculdade São Francisco de Assis com base no Plano de Desenvolvimento Institucional

A Faculdade São Francisco de Assis é uma instituição de ensino superior, pesquisa, extensão e divulgação científica, técnica e cultural. Foi constituída a partir da criação de sua mantenedora, União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda.
A Faculdade São Francisco de Assis tem por meta implantar e manter programas de ensino superior de elevada qualidade na área de administração, contabilidade, controladoria e educação com ênfase empresarial e gestão de negócios.
Visto que o principal produto da Instituição é o conhecimento, na sua criação e desenvolvimento, a participação de seus professores será fundamento do programa institucional da Faculdade São Francisco de Assis, na busca da promoção dos componentes necessários à formação superior, ou seja, um projeto pedagógico apropriado e uma ampla interação na relação professor-aluno tanto no ambiente

Objetivos da Comissão Permanente de Avaliação – CPA

Objetivos Gerais

Confrontar o comportamento da alta direção e o Projeto Político Pedagógico da IES;
Acompanhar a integração da Instituição com a sociedade civil;
Verificar o desenvolvimento, aperfeiçoamento do corpo docente;
Elaborar relatórios de análise de desempenho conforme formulários de avaliação.

Objetivos Estratégicos

Minimizar falhas no processo de avaliação;
Assegurar treinamento contínuo de professores, funcionários e colaboradores; Manter um processo contínuo de avaliação.

Objetivo Executivo

Ser modelo de avaliação perante as Instituições de Ensino Superior.

Avaliação Externa

MISSÃO
“Oferecer ensino de nível superior com qualidade, com um modelo de gestão democrático e compartilhado com todos os segmentos da comunidade acadêmica, buscando a continuidade da IES e o aprimoramento constante do processo de formação acadêmica.”

VALORES
As principais crenças e valores dos idealizadores da Faculdade São Francisco de Assis podem ser resumidos nas seguintes:

  • Gestão compartilhada na construção competente do projeto pedagógico
  • Processo de gestão centrado em valores e princípios democráticos
  • A Faculdade São Francisco de Assis terá como lócus à formação de um aluno/cidadão como um ser social histórico e sujeito de relações
  • A Faculdade São Francisco de Assis deverá ser democrática na sua essência pedagógica, buscando a colaboração, co-responsabilidade e solidariedade de sua comunidade acadêmica
  • A gestão compartilhada deverá buscar a formação de uma cultura ética e responsável na sua essência, que deverá nortear o processo pedagógico de formação dos egressos
  • Busca de excelência acadêmica da área de gestão de negócios
Objetivos

Os objetivos gerais da FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS podem ser descritos como sendo os seguintes:

  • Criar e manter cursos de educação superior em nível de graduação com formação geral ou especializada, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, buscando a formação de diplomados, profissionais e especialistas, nas áreas de Contabilidade e Administração, aptos para a inserção em seus setores profissionais, buscando uma efetiva participação no contínuo desenvolvimento da sociedade brasileira
  • Criar e desenvolver projetos e programas de ensino profissional, de capacitação e qualificação profissional, por meio de trabalhos de pesquisas e investigações científicas, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento dos partícipes da comunidade São Francisco de Assis no meio em que vive
  • Desenvolver programas e projetos culturais, artísticos, de esporte, de desporto e de lazer para incentivo à participação docente e discente na comunidade da Faculdade São Francisco de Assis
  • Estimular, a partir da criação dos eventos, o desenvolvimento cultural e o espírito científico e do pensamento reflexivo, suscitando o desejo permanente de aperfeiçoamento e estimulando o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade
  • Comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação, promovendo a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos culturais e profissionais, possibilitando a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração
  • Promover a extensão, aberta à participação da comunidade, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição
  • Promover o treinamento profissional, os serviços educacionais e para-educacionais, a tecnologia educacional e outras formas de consecução da Educação, diretamente à comunidade ou através de instituições às quais se associe
  • Articular-se com instituições congêneres e desenvolver estudos permanentes para o aprimoramento de suas atividades
Relatório Autoavaliação

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