Prouni

O que é esta forma de ingresso?

É um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Quem pode usar essa forma de ingresso?

Podem se inscrever no processo seletivo do Prouni, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação). O candidato deve ainda ter obtido nota superior a zero na redação.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%) a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição.
  • Ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos não é exigida a comprovação de renda.
De que forma posso fazer minha inscrição?

Acessando o site http://siteprouni.mec.gov.br/cronograma.html e verificando o cronograma do Prouni. O processo seletivo tem uma única etapa de inscrição, que é amplamente divulgada pela imprensa.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando o sistema do Prouni neste portal. Para efetuá-la, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem do ano anterior e seu número no Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico.

Encerrado o prazo de inscrição, o Sistema do Prouni classifica os estudantes, de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem do ano anterior. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. Consulte aqui a lista de documentos.

Se eu precisar de mais alguma informação?

Nós temos um departamento que está a sua disposição para qualquer esclarecimento. Ligue diretamente para nossa equipe pelo fone (51) 3014-1800 de segunda a sexta-feira das 8h às 22h. Se preferir, escreva para ingresso@saofranciscodeassis.edu.br que teremos o maior prazer em responder suas solicitações.

Comissão Local de Acompanhamento e Controle Social - COLAPS

Representante do Corpo Discente: Suelen Machado Chaves
Suplente Representante do Corpo Discente: Diogo Krawcyk da Cruz

Representante do Corpo Docente: Fernando Florentino da Silva
Suplente do Representante do Corpo Docente: Andréia Castiglia Fernandes

Representante da Direção: José Mário Matsumura Gomes
Suplente do Representante da Direção: Elisiane Alves Fernandes

Representante da Sociedade Civil: Luciano Kellermann Livi Biehl
Suplente do Representante da Sociedade Civil: João Marcos Leão da Rocha

Faculdade São Francisco de Assis
Formando profissionais de futuro.